quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Risotto de Abóbora e Alheira



Nos últimos dias tenho dado voltas e mais voltas à cabeça para conseguir aplicar a minha rica abóbora (que continua sem vaga no congelador!) numa infinidade de receitas. Na minha mente pairam estufados, guisados, assados, confitados, flambejados, empastelados e sei lá que mais cozinhados, todos com a estrela da ocasião. Imagino-a com tudo, com todos, em tudo e em todos, com casca, sem casca, às tiras, aos cubos, às riscas e aos folhos... Abóbora, Abóbora, Abóbora, Abóbora!!!
Eis que numa das minhas viagens ao mundo encantado dos meus congelados encontrei por lá esquecida uma bela alheira que trouxe de um passeio a Mirandela. Escusado será dizer que se deu a santa aparição da bendita abóbora imediatamente no mesmo contexto!
E assim foi, casadas as duas num surpreendente risotto que nos maravilhou com a sua riqueza de cores e sabores!

Ingredientes (2 pessoas e sobra):
1 cebola pequena
2 dentes de alho
1 talo de aipo
1 raminho de tomilho
1 ramo de salsa
1 colher de chá de salva seca
1 medida de arroz para risotto (arbóreo ou carnaroli)
1 alheira
cerca de 200g de abóbora-menina descascada e limpa de pevides
azeite q.b.
sal q.b.
1 copo de vinho branco
sumo de 1/2 limão (só algumas gotas)
1 colher de sopa de queijo ricotta
queijo parmesão q.b.(parmigiano reggiano)
2 colheres de sopa de amêndoas palitadas

Coza a abóbora em água temperada de sal e quando estiver macia, retire, reserve a água e reduza-a a puré com um esmagador de batatas ou com um garfo. Não utilizei a varinha mágica neste caso porque pretendia que a textura da abóbora fosse aparente.
Descasque a cebola e o alho e coloque-os aos bocados numa picadora, juntamente com o talo de aipo, o tomilho, os talos da salsa e a salva seca. Pique tudo e leve este preparado ao lume num tacho ou caçarola larga com um fio de azeite. Quando a cebola se apresentar translúcida adicione o arroz e envolva tudo muito bem. Regue com o vinho e quando este se tiver evaporado quase na totalidade incorpore a alheira sem pele e desfeita. Envolva bem, junte a abóbora esmagada e tempere de sal, sem nunca parar de mexer com uma colher de pau. Vá juntando aos poucos o caldo da cozedura da abóbora, com a ajuda de uma concha da sopa, na proporção de uma de cada vez, e deixando absorver cada adição antes de juntar mais.
Entretanto, aqueça uma frigideira anti-aderente, torre as amêndoas em lume brando e reserve.
Quando o arroz estiver praticamente cozido, rectifique o sal, incorpore o ricotta, esprema umas gotinhas de limão, rale directamente o parmesão a gosto e envolva tudo muito bem.
Sirva polvilhado com as folhas da salsa picadas, as amêndoas torradas e, se gostar, umas lascas de queijo parmesão.

Acompanhei com uma variação da minha receita de abóbora assada, desta vez com sal, pimenta preta acabada de moer, um raminho de tomilho, umas folhinhas de salva seca e 3 dentes de alho esmagados com a casca, tudo regado com um fio de azeite.

Bom Apetite!

15 comentários:

  1. Alice, este risotto deve ter ficado uma delicia!

    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Alice acho que usaste a abóbora muito bem, de certeza que ela gostou de estar neste risotto que tem um aspecto delicioso :)

    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Alice, ficou com uma cor linda que prato gostoso!!Delícia!Tomara que essa abóbora demore mais um pouco pra acabar assim vc vai nos presenteando com essas receitas deliciosas...beijkas

    ResponderEliminar
  4. Alice ficou fantástico teu risotto...um beijinho.

    ResponderEliminar
  5. A maravilha: abóbora, alheira, risotto. Eu digo sempre que qualquer risotto é bom, desde que não leve nabos ou fígado eu sei que vou gostar. E esse ficou com uma linda cor e está com um boa textura. Aí por casa a palavra de ordem continua a ser "abóborar" :D

    ResponderEliminar
  6. ADORO ALHEIRA, RISOTTO NUNCA COMI, MAS ESSE SERIA O IDEAL PARA EU PROVAR, ESTA UMA MARAVILHA.
    BJS

    ResponderEliminar
  7. Esse risoto não deve ter ficado nada mau, não senhor!
    Bjocas

    ResponderEliminar
  8. Alice, que bela refeição!!! Adoro risotto de abóbora e a combinação com a alheira deve resultar na perfeição. Gostei imenso da apresentação, com a amêndoa e a abóbora assada. Lindo prato que já me está a piscar o olho. E eu com tanta abóbora congelada como já sabes e uma manteiga que me deram noutro dia. Gosto das tuas sugestões :)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  9. Olá Alice! :)
    É no que dá ser hospitaleira com abóboras, depois não nos saem das ideias :)
    Eu nunca fiz risotto...fiquei verdadeiramente conquistada por este, acho que esse casamento foi perfeito, os sabores devem combinar mesmo bem! A receita enche-me mesmo as medidas e já está anotada para fazer quando me estrear, ainda para mais tão bem explicadinha!! O acompanhamento já me tinha ficado debaixo de olho, agora ainda mais :)
    Um grande beijinho querida e assim como tu, também fico a sonhar com o que sobra da refeição que gostei muito...assim já não me sinto tão sozinhita ;)) lol

    ResponderEliminar
  10. Que cremoso... fiquei com apetite ;)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  11. Muito obrigada a todas:) Este risotto resultou muito bem, nós por cá adorámos!
    Um grande beijinho para todas:)

    ResponderEliminar
  12. Que belo risotto e que belo blogue adorei conhecer....bjokitas

    ResponderEliminar
  13. Ora aqui está algo que fazia as delícias da minha filhota.

    Bom fim de semana
    Beijinho

    ResponderEliminar
  14. Que risotto fabuloso!!! Fiz com farinheira já e amei o resultado, agora falta fazer com alheira...
    beijodq

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...