segunda-feira, 8 de outubro de 2012

O Regresso à Adolescência com um Convidado Especial

Era um final de tarde como outro qualquer. Estava a chover.
Estendida em cima da cama, tentava estudar rodeada de livros abertos e dossiers com inúmeras folhas soltas sublinhadas.
Na aparelhagem, baixinho, tocavam eles. Os tais. E como eu os adorava, com os seus cabelos desgrenhados, as suas jeans rasgadas e atitude insolente.
A primeira banda que me fez realmente ser fã. Os meus primeiros ídolos. Sim, tudo o que lhes dizia respeito me fazia vibrar. Todas as pequeninas notícias, fotos, pósters e postais eram cuidadosamente armazenados dentro de pastas, revistas alemãs, cujo teor eu não decifrava, cuidadosamente guardadas dentro de capas...
E os álbuns ardentemente pedinchados a cada aniversário e Natal, com o fervor que só uma adolescente no auge dos seus 14 anos consegue imprimir, acabando sempre por convencer uns muito reticentes e reprovadores pais, cuja voz esganiçada de Axl Rose escandalizava. A voz que eu idolatrava.
E enquanto tentava concentrar-me em toda aquela barafunda de matérias e tpc's, na minha mente fluía a imaginação...
 - Ai ai Axl... Se algum dia viesses jantar comigo... Eu fazia-te um bife com batatas fritas... Bebíamos uma coca-cola (se calhar tu bebias uma cerveja)... E no fim levavas-me a um concerto da tua banda, apresentavas-me o Slash, o Duff, o Gilby, o Matt e o Dizzy... Ai o que eu gostava!!

Foram ainda alguns anos de pura devoção, mas com a idade fui abandonando a recolha de recortes e pósters, acabando por me esquecer completamente da minha coleção, algures guardada em parte incerta.
Até que surge um dia. E um desafio.
Mais uma maravilhosa edição da fantástica iniciativa "Convidei para Jantar", que a Ana, do blogue Anasbageri, tão brilhantemente criou e que desta vez é recebido pela musical Vera do blogue "Hoje para Jantar...", com o tema Ídolos Musicais.

Quando soube o tema, soube que teria que descobrir a minha pasta de recortes. A minha outrora pasta das relíquias, pois o meu convidado só poderia ser o meu primeiro ídolo:)
E que belas recordações me trouxe este desafio, que alegria voltar a ouvir todas as músicas que noutra altura tanto me fizeram delirar e que satisfação ir encontrar a tal pasta no sótão da casa dos meus pais, sob um enorme manto de pó, com todos aqueles pedaços de papel tão imaculadamente protegidos no seu interior!

Bifes com Molho de Alho, Tomilho e Mostarda

Ingredientes (2 pessoas):
2 bifes de vaca, do lombo
azeite q.b.
1 colher de sopa de margarina
1 folha de louro
sal q.b.
pimenta preta acabada de moer (usei uma mistura de pimenta para bifes) q.b.
4 dentes de alho
1 colher de chá de tomilho seco
2 colheres de chá de mostarda de Dijon
1/2 pacote de natas (usei de soja light)
1 copo de vinho branco

Bata os bifes numa tábua própria e tempere-os com sal, pimenta e tomilho seco a gosto. Coloque um fio de azeite numa frigideira anti-aderente, acrescente a margarina, a folha de louro e deixe aquecer. Descasque os alhos, lamine 3 sobre os bifes e corte o 4º no sentido longitudinal diretamente para a frigideira.
Leve os bifes a fritar em lume brando, com cuidado para não os passar demasiado, apenas o suficiente para que se mantenham tenros. Assim que tenham ganho alguma cor de ambos os lados retire e reserve-os.
Deite a mostarda sobre a gordura de fritar os bifes, bem como o vinho branco e deixe reduzir um pouco, só para evaporar o álcool. Acrescente por fim as natas, sempre com o lume baixo e mexendo com uma colher de pau para incorporar bem. Coloque novamente os bifes na frigideira para envolver bem o molho e sirva de imediato, acompanhados de umas simples batatas fritas e uma saladinha verde.

Bom Apetite!





42 comentários:

  1. LOL, Alice, a tua ultima foto fez-me rir imenso pois parece que o bife tem pernas :p

    Também eu passei pela fase dos Guns, se bem que foi pequenina, pois o meu estilo de música preferido sempre foi mais pesadote. Mas o Axl era lindo (sempre gostei de homens ruivos) e isso era o suficiente!

    ResponderEliminar
  2. Que delícia de prato eu adorei as fotos,boa semana
    beijos

    ResponderEliminar
  3. Olá Alice!
    Guns N'Roses que delicia, também gosto imenso...sem recortes, ahahah!
    Bife e batatas fritas, muito bem e com esse molho ninguém resiste.
    Deixaste-me com vontade de um bife assim tão bem acompanhado!
    Adorei o teu texto e essa partilha da tua adolescência.
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Querida Alice,
    também passei por essa fase, já tive muitos recorte de revistas,
    colecionava em algumas pastas e até colava os posters nas paredes
    do meu quarto eu e a minha irmã, rsrs, fase gostosa, hehehe.
    E gostoso mesmo está esse bifinho com molho de mostarda, uma
    delícia de prato!

    Tenha uma semana repleta de bençãos!
    bjs ♥

    ResponderEliminar
  5. Bom gosto ,também gosto dos gun`s e a escolha de comida tambe´m me agradou.
    Esses recortes fizeram-me lembrar que tenho montes deles no sotão,da Madonna e do James Dean.
    Boa semana
    bjs

    ResponderEliminar
  6. Ficou com um aspecto fantástico, uma delícia!
    Bjs.

    ResponderEliminar
  7. Oh vizinha, que participação fantabulástica!!!!! Adorei :))) E revi-me totalmente nessas andanças de colecionar tudo o que era merchandising!!!
    É por isso que este desafio é mesmo um Desafio com D grande! Porque nos faz sonhar, voar no tempo e regressar a momentos que nos foram tão queridos!! Também eu passei uma pequena fase de Guns, mas quem não passou?! ;)
    Muito obrigada, beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vera, obrigada, eu adorei mesmo este tema, então quando me lembrei de ir à procura e finalmente encontrei a pasta dos recortes, foi a loucura! É mesmo um desafio MARAVILHOSO!!! :D

      Eliminar
  8. É tão bom sentirmo-nos assim, como adolescentes outra vez :) Toda a esta recordação de memórias de outros tempos fazem-nos muito bem à alma!
    É por isso que CPJ é espectacular, ajuda-nos a lembrar de coisas que andam perdidas nos confins das nossas vidas :)

    ResponderEliminar
  9. Gostei muito do molho dos bifes. E o Axel certamente tambem. È tão bom voltar atrás no tempo e recordar aquela altura em que eramos capazes de cometer loucuras pelos nosso ídolos. Bjs

    ResponderEliminar
  10. Ai os Guns!! Que tempos tão doidos!
    Eu só podia ter posters no inerior das portas do guarda-fatos, nas paredes nem pensar!!
    O jantar é bem apropriado!

    ResponderEliminar
  11. LINDO LINDO LINDO.. Adorei este teu post! é por isso que eu adoro este desafio faz-nos dar tanto de nós, adorei a tua partilha e o teu bife! adorei, adorei adoreeeeeei.. não consigo dizer mais nada, só espero que este deseafio nunca acabe porque é tão giro. beijos

    ResponderEliminar
  12. Adorei!!!
    Lindo!!! Continua Alice, pois está demais!
    Boa semana e bj.

    ResponderEliminar
  13. Um bife com pernas!!! A Ondina está com a imaginação da bandeira de Portugal ih ih ih

    ...

    Quanto ao teu post consegui ver-te a voar enquanto ouvias a "tua" banda. Gostei, sim senhora, de te ver sonhar., Parabéns pelo post.
    Qto ao bifinho, não tem pernas mas marcha
    beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eheheh e marchou, querida Mané, marchou que foi um instantinho:))

      Eliminar
  14. olá querida Alice:) ja fui ao facebook eeheh tanto com o meu perfil cmo com a pagina:) devo dizer que esses bifinhos...ai...vou a salivar para a cama...quem me manda actualizar-me a estas horas?:D gostei dos recortes...deu-me vontade de ir remexer no meu sótão:D beijinhos

    ResponderEliminar
  15. excelente proposta.vou levar a receita.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Obrigada a todos!
    Já me ri aqui muito por saber que todas passámos por fases assim loucas de paixões assolapadas pelos ídolos musicais da altura!! Belos tempos!! :D

    ResponderEliminar
  17. Eu também gostava e tinha um álbum deles, embora nunca tenham sido a minha banda preferida (que são os Led Zeppelin ;)). O molho está apetitosíssimo! Belíssimo post!!!
    Beijinhos,
    Madalena

    ResponderEliminar
  18. Que escolha tao certeira, querida Alice. Porque eu acho que o objectivo deste desafio e convidarmos e convivermos com os nossos idolos. Apesar de ser bem mais velhota que tu, gosto imenso desta banda. Tem musicas lindissimas, nomeadamente' a que estou agora a ouvir enquanto escrevo este comentario: "November Rain" que e das minhas favoritas.
    Escreveste este poste com paixao, nostalgia e dedicacao. Bravo, bravo, bravo!.
    Um beijinho grande
    Maria

    ResponderEliminar
  19. Adorei, adorei o teu post Alice!!!
    MInha linda, está brilhante, o teu primeiro ídolo foi aqui muito bem recebido.
    E quem não teve essa fase dos recortes, do guardar todas as notícias da nossa banda favorita. Eu dou comigo a lembrar-me dos Bon Jovi, era louca por eles e pela sua música e albums, e posters :) Juventude, alegria, música e boa onda.
    Depois até tive uma fase mais pesadota de metal, hehehe.
    A energia, irreverência e vozinha do Axl são inesquecíveis. E achei imensa piada ainda teres os recortes, que giro.
    Quanto ao bifinho é um belo dum bifinho! Até parece ter perninhas na última foto :) Molho bom! Boa companhia e excelente participação amiga. Adoro etse desafio!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada amiga:))
      O Bon Jovi também foi uma paixão e muito suspirei eu com ele, eheheh!! Ainda tenho muitos posters e recortes dele também, tudo muito bem guardadinho e milagrosamente não deitado fora pela minha mãe!! :))
      Que maravilha de recordações!!
      Beijinhos:)

      Eliminar
  20. Alicia, guapa, da gusto de vez en cuando volver a la adolescencia y más si es con sabores tan ricos como el del plato que has preparado hoy. Besicos.

    ResponderEliminar
  21. Alice querida até eu adoraria ter o Axl Rose em minha casa. Adoro ele pra todo o sempre, lindo de viver, com uma voz esganiçada que eu sempre amei. Sempre fui super fã de Guns N'Roses, tinha vários álbuns deles e essa música é lindaaaaaaaa. Amei, e com certeza Axl ia amar essa refeição, uma deliciosa escolha. O prato ficou lindo Alice. Beijinhos. Excelente post

    ResponderEliminar
  22. POis se o Axl Rose tivesse sido convidado para esta refeição, certamente teceria os mais rasgados elogios a estes sucolentos e saborosos bifes.
    Pela minha parte digo que gostaria também de ter sido convidada.
    Mas como estes bifes desapareceram num instante, nada mais me resta senão esperar por uma próxima oportunidade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E mais oportunidades virão de certeza e outros bifinhos assim prontos a marchar:D

      Eliminar
  23. Adorei a tua introdução, trouxe-me boas recordações... bem também comia esse bifinho, hi... hi...
    Beijinho

    ResponderEliminar
  24. Ai oh pá...que saudadeeess!
    De vir aqui, de te ler e desses tempos d'adolescência, tão irreverentes e tão inesquecíveis :)))
    Consegui mesmo imaginar-te, a mastigar chiquelete, enquanto fazias os tpc's lol a dialogares mentalmente com o Axl Rose...mas amiga, o que me ri com " - Ai ai Axl... Se algum dia viesses jantar comigo... Eu fazia-te um bife com batatas fritas..." ihihihihh
    Acho que não havia teenager que não pensasse em oferecer uma refeição a esse sr. de cabelos compridos e lenço com cornucópias na cabeça!! heheheh
    Olha também eu gostava muito de os ouvir, desde o "Patience" (que sei tocar na biola hehe), a primeira música que aprendi a tocar foi mesmo o "I used to love her..." conheces?? Lol(e) Esta que sugeres também era das minhas preferidas! :)A tua escolha fez-me viajar no tempo...excelente, amiga!!

    Já o teu bife com esse molhinho está que é uma marabilha, eu imagino o sabor delicioso a mostarda, tão cremosinho e com umas belas batatinhas fritas a acompanhar! Tenho a certeza que o Axl iria gostar e não ia partilhar com mais nenhum lá do grupe hehe...até te pedia pão para molhar a sopinha :D

    Um enorme beijinho amiga, vou daqui com fome de com um sorriso de orelha a orelha!! :D
    Boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh amiga, eu é que já tinha saudades de te ter por cá:))
      Lol, o lencinho das cornucópias é que era de partir!!
      Também tocava umas coisas na biola, ihihih:D
      Um grande beijinho para ti:))

      Eliminar
  25. Olá Alice:)

    Adorei tudo! Gostava muito de ouvir os Guns N'Roses mas por quem eu tinha "paixão" era o Brian Adams. Aquela voz rouca levava-me à loucura. Passei muitos bons momentos com as músicas dele. Que saudades desses tempos:)
    Esse teu pratinho está de saborear até à ultima gotinha do molho. Que delícia!
    Adoro bife com batata frita. Aliás, na minha infância/adolescência o meu prato preferido era batatas fritas com ovos estrelados (caseirinhos). Comia tantas vezes e nunca me fartava, tal e qual a música:)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  26. Que maravilha, Alice !

    A publicação fez-me viajar no tempo, pois também eu os adoro !
    Excelente escolha, magnifica participação neste bonito desafio ! :)
    Adorei o prato escolhido, ficou fantástico e decerto que o Axl gostou ! ;-)

    Parabéns e um grande beijinho

    Isabel

    ResponderEliminar
  27. Obrigada a todos, fico mesmo feliz com os vossos comentários!! :D
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  28. Olá Alice !
    Bela recordação, eu também os adoro !...
    Quanto ao prato excelente sugestão/escolha ! Adorei.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  29. Querida Alice,
    O teu post é uma verdadeira delícia de lindo e de se ler e o teu bifinho, até me deu vontade de ir já almoçar :)))!!
    Beijinhos grandes e bom fim de semana,
    Lia.

    ResponderEliminar
  30. Olá Alice...apesar de já ter espreitado o teu blog inúmeras vezes,não me lembro de alguma vez ter deixado um comentário...como foi possível?
    Mas como mais vale tarde que nunca...primeiro quero te dar os parabéns pelo teu acolhedor espaço :)... e depois pela participação castiça...Gun's eheheh, a mim é um regresso à pré adolescência, em relação ao prato obrigada pela sugestão, pode ser que com esse molhinho eu consiga comer bife...que bem preciso (anemia :P bah)!
    Beijocas

    ResponderEliminar
  31. Olá Alice!
    Obrigada pela visita. Poder recordar, é viver duas vezes esse momento. É assim com as nossas alegrias recordar vezes sem conta. Foi uma boa participação e excelentes escolhas.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  32. Ora, que saudades de estudar em cima da cama com o rádio ligado. Doces tempos. Escolheste um menu perfeito para os teus convidados.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  33. Uma voz inconfundível, embora não seja das minhas favoritas :) Um bife fortaleceria ainda mais a voz do homem ha ha

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...