sábado, 12 de janeiro de 2013

Raviolis de Abóbora e Queijo Manchego com Salva, Sementes de Abóbora e Pinhões

Neste Natal finalmente chegou à minha cozinha uma máquina de massas!! Andava desertinha para lhe dar uso desde que lhe pus as mãos em cima, mas com as festividades essa alegria andava a tardar realizar-se.
No fim de semana passado lá consegui experimentá-la, com o pretexto de utilizar ingredientes que precisavam urgentemente de um fim e estou rendida!!
Na festa de Fim de Ano, uma das entradas que fiz foi uma salada de abóbora assada (assei a abóbora exatamente como explico aqui e servi-a sobre folhas de rúcula) e como me sobrou uma enorme metade dessa beleza, resolvi repetir a proeza para rechear uns belos raviolis! Inicialmente pensei em combinar este recheio com queijo ricotta, mas como tinha montanhas de queijos a gritar por mim no frigorífico, entre os quais o Manchego, lá resolvi dar-lhe também utilidade.
A ideia era fotografar os passinhos todos, com a máquina e as folhas e o recheio... Mas como euzinha me consigo cobrir de farinha dos pés à cabeça nestas andanças, acabando por cobrir também uma grande parte da superfície da minha cozinha, achei por bem não colocar em perigo de vida a minha adorada máquina fotográfica... Com ajuda teria sido mais seguro, mas o marido tinha desmaiado no sofá e eu, que sou uma santa de esposa (eheheh), resolvi não o ir melgar. :)) Mas como estou a contar fazer raviolis muitas mais vezes, fica aqui a promessa de que da próxima coloco aqui o passo a passo.
Esta foi a minha primeira experiência com massas frescas e a receita da massa que usei é do Jamie Oliver, aparece em quase todos os livros dele. Segui à risca todas as instruções e conselhos que dá e não é que correu bem?? Como é que eu demorei tanto tempo a descobrir o mundo maravilhoso das massas frescas caseiras, não sei, mas acho que encontrei uma paixão para a vida!:)

Ingredientes (2 a 4 pessoas, conforme o apetite):

Massa:
300g de farinha fina sem fermento tipo T55
3 ovos
farinha para polvilhar (eu usei de milho)

Recheio:
1/2 abóbora manteiga (se for muito pequena, pode ser uma inteira)
sal q.b.
pimenta preta acabada de moer q.b. (usei a nova da espiga com limão)
vinagre balsâmico q.b. (usei em spray)
sementes de abóbora a gosto*
folhas de salva fresca a gosto
azeite q.b.
1 raminho de orégãos frescos
fatias de queijo Manchego q.b.

Molho:
2 colheres de sopa de azeite (ou a gosto)
1 colher de sopa bem cheia de sementes de abóbora (ou a gosto)*
1 colher de sopa bem cheia de pinhões (ou a gosto)
folhas de salva fresca
queijo Parmesão  ralado na hora para finalizar

Massa:
Método tradicional - Coloque a massa numa tigela, abra uma cavidade no centro e parta para lá os ovos. Com a ajuda de uma colher de pau comece a envolver, sempre pela extremidade da tigela, até que se comece a formar a massa. Acabe de envolver à mão até formar uma bola, envolva-a com papel aderente e leve ao frigorífico uma hora.
No processador de alimentos - Coloque a farinha na taça, junte os ovos e ligue o processador. Em cerca de 30 segundos deve começar a formar-se uma bola. Retire e envolva a bola em papel aderente e coloque no frigorífico uma hora.

Recheio:
Ligue o forno a 200ºC.
Corte a abóbora em fatias finas, sem a descascar mas limpa de sementes, e disponha-as num tabuleiro de forno. Tempere com sal, a pimenta acabada de moer e borrife com o vinagre balsâmico. Espalhe algumas sementes de abóbora por cima, algumas folhas de salva fresca e regue tudo com um pouco de azeite.
Leve ao forno até a abóbora estar macia.

Divida a bola de massa em duas partes, espalme uma delas um pouco sobre um superfície bem enfarinhada e comece a passá-la na máquina de massas na espessura mais grossa. Repita o procedimento, tendo o cuidado de ir polvilhando as folhas de massa com farinha à medida que as passa, até chegar à espessura mais fina. Se não tiver máquina, também pode fazê-lo manualmente com o rolo da massa, mas não deverá conseguir uma espessura tão fina.
Disponha uma das folhas sobre a bancada e comece a rechear:

Quando a abóbora estiver assada, retire do forno e deixe arrefecer um pouco.
Comece então a picar, com a faca, os pedaços de abóbora assada com as sementes e juntamente com o raminho de orégãos e mais algumas folhas de salva fresca.
Disponha pequenas porções deste preparado sobre a massa, deixando algum espaço entre cada porção. O ideal será fazer em conjuntos de 4 de cada vez. Corte o queijo Manchego em pedaços e coloque um pouco sobre cada porção de abóbora.
Pincele a massa com água à volta de cada preparado e disponha outra folha de massa sobre a base com o recheio. Com a mão em concha molde-a a cada porção por forma a evitar a formação de bolhas de ar.
Com um cortador de massas, recorte as almofadas de massa recheada.
Repita o processo até acabar o recheio. Como me sobrou massa, congelei-a para utilizar noutro dia.

Leve os raviolis a cozer num tacho com bastante água a ferver e temperada de sal, por cerca de 4 minutos.
Reserve.

Molho:
Numa frigideira anti-aderente, aqueça o azeite e junte as sementes de abóbora, os pinhões e as folhas de salva fresca. Deixe ferver cerca de 2 minutos e reserve.

Sirva os Raviolis regados com este molho e com queijo Parmesão ralado na hora.
Bom apetite!!!

*As sementes de abóbora que usei são de compra.

36 comentários:

  1. Olá
    Ficaram tão bonitos os teus raviolis :) Por dentro e por fora!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Olá!
    Ai que aspeto!!
    que maravilha!
    jinho

    ResponderEliminar
  3. Ficaram lindos!! De facto, não há nada como fazer a massa em casa, mas ainda não foi uma coisa a que me tenha dedicado :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  4. que belos raviolis :) imagino a emoção de fazer a própria massa :) à algum tempo que ando a pensar em comprar mas fico sempre nos se, se...
    mas acredito que compense só pela experiencia :) beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Não conheço a máquina de massas, mas deve ser muito bom fazer as próprias massas.
    Também sou como tu e sujo-me a mim e a toda a cozinha sempre que tenho que fazer alguma receita mais elaborada.

    ResponderEliminar
  6. E que belo resultado Alice, a massinha devia estar uma delícia! E feita em casa deve ter outro sabor :) beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Adoro massas Alice,e se caseiras, melhor ainda. Nada como fazer massa em casa, se sujar de farinha, e obter um resultado delicioso e lindo assim como ficaram os seus. Adorei a massa, o recheio, a receita é perfeita. Gostei demais. Beijinhos ótimo final de semana

    ResponderEliminar
  8. eles ficarao mt bonitos tem um aspceto mt bom adorei bjs bfs

    ResponderEliminar
  9. Que aventura na cozinha hein Alice?Das boas e com um resultado super delicioso...adorei!beijão

    ResponderEliminar
  10. Parabéns Alice, pela máquina e pelos raviolis, que ficaram lindos, lindos!!!! E sim, a massa fresca é mesmo um amor que fica para a vida, eu e o Vel andamos a ressacar por ultimamente não temos tido grande tempo para a fazer :(

    ResponderEliminar
  11. Mi querida amiga, que plato mas rico, has preparado, la pasta con esa maquinita tiene que salir perfecta, como son todas tus ricas recetas, Te deseo un año nuevo lleno de cosas buenas y bonitas junto a tus seres queridos. Un abrazo muy grande

    ResponderEliminar
  12. Há uns tempos atrás andei tentada a experimentar fazer massa caseira, mas sempre que vejo reportagens noto uma desarrumação tão grande na cozinha que confesso que perco logo a vontade!
    Mas acredito que o resultado final seja compensador!

    ResponderEliminar
  13. Ficaram lindos, o interior tem uma cor excelente e devem claro estar deliciosos :)

    ResponderEliminar
  14. Sem duvida quem experimenta fazer massa fica rendido. So tenho pena de no stress do dia a dia nao ser tão pratico quanto abrir um pacote :-). A receita que partilha tem uma mistura de sabores que me agrada muito... Fiquei cheia de vontade de experimentar ja que raviolis nunca experimentei :-)

    ResponderEliminar
  15. Que belo prato... e delicioso!
    Não conhecia o cantinho, mas adorei tanto as fotos como as delicias, e já estou a seguir.

    Aproveito para fazer um convite, em jeito de pedido, para fazer uma visita ao meu. e se gostar não deixe de adicionar!
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  16. Em boa hora chegou, porque o aspecto desta "pasta" é delicioso.
    Fico á espera de mais. ;)
    Beijinhos

    Jota
    http://searchncook.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  17. Que prato tão delicioso com que nos presenteas-te, e saber que foste tu que fizeste a massa ainda mais aprecio a receita :) Adoro pratos com massa e esta caseirinha deve ser de chorar por mais hehe Quanto ao bailado entre ti e a farinha, também sou perita nessa dança, quando vou para cozinha aquilo é um autêntico lago dos cisnes entre mim e a farinha:P

    Beijinho muito grande:)
    Joana

    ResponderEliminar
  18. Olá Alice querida :)
    E que belo uso, fantástica esta tua primeira experiência com massa fresca.
    E eu ainda não consegui dar uso à minha mas também tenho a receita base do Jamie já marcada para experimentar. O Jamie como sempre em grande e a ajudar-nos!
    Já te estou a imaginar cheia de farinha, deve ser como eu quando me ponho a fazer o pão à mão! Nem quero ver quando fizer a massa, hehehe.
    Adorei o recheio de abóbora e queijo manchego, e as sementinhas e salva tudo a perfumar.
    Então há uma máquina de fotos nova a serviço? :) Parabéns!
    Um beijinho querida.

    ResponderEliminar
  19. Querida Alice,
    Que belo prato para começar a dar uso à maquineta.
    Uma verdadeira delícia e a combinação do recheio é fabulosamente magnífica. Adoro sálvia e este teu prato está mesmo um verdadeiro apetite.
    Eu ainda não me dediquei à minha, mas estou ansiosa...
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  20. Minha querida,

    O que eu me ri aqui... a imaginar-te cheia de farinha até á ponta das pestanas !!!! eh eh eh
    Já estou a ver o filme, amiga ! :))

    Adorei ver os teus magnificos raviolis, sairam tão bem Alice, que lindos ficaram ! Compostos com as sementes, os pinhões, o queijo... ai, já estou a salivar !!! Maravailha das grandes !
    Ainda por cima com a massinha feita por ti, genial, não me estou nada a ver com jeito para fazer massa fresca, nem mesmo com a máquina, acho que no fim teria massa pela cozinha toda ! :)

    Olha querida... estás mesmo de parabéns ! :)

    Beijinho bem grande :)

    Isabel
    www.blogdochocolate.com
    http://brisa-maritima.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  21. Nunca comi raviolis mas comeria esses com muito prazer pois estão divinos.
    Deve ser tão bom fazer massa caseira e imagino que seja uma delicia.
    Bjs

    ResponderEliminar
  22. Querida Alice,
    vc ganhou um belo presente, sua massa ficou perfeita, parabéns!
    Sempre tive vontade de ter uma máquina de massas, elas deixam a
    massa bem leve e na media certa para cortar.
    As fotos estão lindas e a receita maravilhosa, vc arrasou!

    Tenha uma ótima semana!
    bjs ♥

    ResponderEliminar
  23. Olá Alice, ando tentada a comprar uma máquina de massa fresca, e ao ver esta maravilha... fico tentada mesmo. Está com um aspecto delicioso.
    beijinho

    ResponderEliminar
  24. Alice,
    Simplesmente fantástica a tua receita, pelo trabalho, aspeto e mistura de ingredientes!
    Os meus parabéns!!! Adorei!
    Ando para comprar a máquina mas o meu tempo cada vez é mais escasso, mas olhando para este teu post, aí que vontade.... :))
    Boa Semana e beijinho.

    ResponderEliminar
  25. Oh lindo, adorei a descrição. Já te disse e volto a dizer que ficaram lindos, adorava ter provado :) Depois sei bem do que falas em máquina com farinha pois eu própria à dias tirei da minha restos de tomate já seco LOL. Tirando a parte de onde eu fotografo é no quarto que serve para eu me vestir e de vez enquando lá ando eu a encontrar sementes de mostarda pelo chão:) Receita do Jamie, máquina nova em acção nada melhor do que começar o ano dessa maneira. Ficamos aguardar novas aventuras com ou sem máquina cheia de farinha. Beijos e adorei o pormenor do marido desmaiado no sofá, no fundo todos são iguais :)

    ResponderEliminar
  26. Bem, o resultado desse prato deve valer bem o que demora a fazer, mas eu confesso que não tenho paciência... lol :)
    Muitos parabéns minha querida, mais uma vez um prato muito apetecível, e umas fotos fabulásticas!!!
    um beijinho

    ResponderEliminar
  27. Olá.
    Muito bom, gostei muito de tudo que vi por aqui, parabéns.
    Até mais

    ResponderEliminar
  28. Querida Alice já me fartei de rir!
    Santa esposa... realmente foste uma querida! :) Espero que depois tenhas sido recompensada com muitos miminhos!
    Quanto à maquina no Natal também se recebeu uma na família, mas acho que a C. ainda não a usou!
    Adorei a receita, as fotografias e o "2 ou 4, consoante o apetite" :)
    Um grande beijinho

    ResponderEliminar
  29. que bom aspecto... também adoro massa fresca e realmente não custa nada fazer.. ;)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  30. Mas que maravilha Alice! Eu nunca experimentei fazer massa fresca, mas tenho muita curiosidade. Devem ser muito mais saborosas. Além disso ficou com um aspeto delicioso, e enormes. Assim dá gosto :) Beijinho.

    ResponderEliminar
  31. Massa deliciosa, adorei...
    Beijinhos, boa semana

    ResponderEliminar
  32. Nossa linda essa massa. essa receita deve ter um sabor super especial.

    Dar uma olhadinha no meu blog ele acabou de nascer...rssrsrsrsr

    http://virandocomida.blogspot.com

    Beijos

    ResponderEliminar
  33. Eheheh! Alice o que eu me ri agora imaginando-te polvilhada de farinha, tu e a tua cozinha!
    Sabes eu por vezes arrisco (ainda bem que o meu marido não vai ler isto, eheheh), lá pego na bichinha com as mãos a pingar farinha!
    Tens razão, vê-se que és ajuizada... mas da próxima vez melga lá o maridão, eu fiquei mortinha por ver toda essa ação!
    Hoje tudo me rima e nem estou na maré de cima!
    A tua massa está um espanto, encheu-me de encanto!
    Quem me dera prova-la, acho que ia adora-la.
    Agora vou-me embora, querida Alice, mortinha por comprar a maquineta e experimentar esta faceta da massa fresca!
    Bjs

    ResponderEliminar
  34. Ficaram maravilhosos. Apetece provar!

    ______________________
    Ana Teles | Telita
    blog: Telita na Cozinha


    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...