segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Bolo de Maçã com Amêndoas


Os bolos da minha mãe são para mim os melhores do mundo, já feitos de olhos fechados sem seguir receitas, apenas o instinto e a inspiração do momento... Este bolinho foi feito a partir de um livro*, já desgastado e manchado de tantas vezes que foi usado, que lhe pedi emprestado na esperança de conseguir recriar algo de parecido. Mas tal como ela, acabo sempre por fazer uma ou outra alteração às receitas e um ou outro acrescento! Os meus bolos nunca me sabem tão bem como os dela, mas este até nem saiu nada mal! Levei-o para o almoço de família no Domingo passado e o que é certo é que em poucas horas o bolinho desapareceu! Fica então a receita para os gulosos que quiserem provar!!!

Ingredientes:
125g de manteiga
125g de açúcar
200g de farinha
3 ovos
3 colheres de sopa de leite
1 colher de chá de fermento
1 colher de chá de canela em pó
2 maçãs
amêndoas laminadas q.b.
canela e açúcar para polvilhar
manteiga para untar
farinha para polvilhar

Ligue o forno a 180º.
Bata a manteiga, que deve estar à temperatura ambiente, com o açúcar e de seguida adicione as gemas e o leite. Misture o fermento com a farinha, peneire sobre o preparado anterior batendo tudo muito bem e junte a canela. Bata as claras em castelo e envolva-as cuidadosamente no preparado. Verta esta massa numa forma de mola previamente untada com manteiga e polvilhada com farinha.
Descasque as maçãs, corte-as em fatias finas e disponha-as sobre a massa. Polvilhe com canela e açúcar, espalhe algumas amêndoas laminadas e coloque no forno cerca de 25-30minutos, vigiando para não deixar queimar.

Fonte: adaptado do livro Tesouro das Cozinheiras da Mirene.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...