quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Caril Verde de Choco e Camarão


Adoro experimentar vários tipos de cozinha seja de que cultura for, gosto de provar novos sabores, descobrir novos ingredientes e tenho uma paixão por especiarias. A minha mãe há alguns anos ofereceu-me uma colecção de livros de culinária com vários tipos de cozinhas do mundo e esta receita foi adaptada do livro da Índia. Originalmente é confeccionada com galinha, mas apeteceu-me fazer com choco e em muito boa hora, pois o resultado foi fantástico!

Ingredientes (3 pessoas):
1 cebola picada
3 dentes de alho picados
1 pedaço de gengibre fresco do tamanho de um polegar
1 raminho de coentros frescos
1 raminho de hortelã fresca
1 malagueta vermelha fresca*
sementes de duas vagens de cardamomo
2 colheres de chá de cominhos em pó
2 colheres de chá de sementes de coentros
1 colher de chá de açúcar mascavado escuro
400 ml de leite de coco (1 lata)
1 choco grande limpo cortado em cubos - cerca de 600g 
1 + 1/2 chávena de miolo de camarão médio congelado
sal q.b.
pimenta preta de moinho q.b.
azeite q.b.**
coentros frescos picados para polvilhar no fim

Num processador de alimentos (ou liquidificador) coloque o alho picado, o gengibre descascado, os ramos de coentros e hortelã frescos, a malagueta, os cominhos em pó e o açúcar mascavado. Num almofariz moa as sementes de cardamomo e as sementes de coentros para libertar os aromas, juntando de seguida aos restantes ingredientes. Acrescente o leite de coco e triture tudo até obter uma mistura uniforme. Reserve.
Num wok ou caçarola anti-aderente coloque um fio de azeite e refogue a cebola. Acrescente os pedaços de choco e deixe cozinhar um pouco. Junte o miolo de camarão e tempere de sal e pimenta acabada de moer. Cozinhe cerca de 10 minutos, vigiando sempre. Adicione a mistura de leite de coco, reduza a intensidade do lume e cubra com a tampa, deixando apurar durante mais 10 ou 15 minutos, até o choco estar tenro.
Sirva polvilhado com os coentros frescos picados.
Acompanhei com este arroz e com estes tomates.

* Se se quiser reduzir a quantidade de picante neste prato deve-se limpar as sementes da malagueta. Pode-se também optar por malagueta verde, que é uma variedade menos intensa.
** O ideal seria utilizar óleo de girassol, pois possui um sabor mais neutro do que o azeite, mas neste caso garanto que não fará diferença.

Fonte: Ligeiramente adaptado de Fresh Indian de Sunil Vijayakar - Colecção Sabores do Mundo, Círculo de Leitores

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...