domingo, 18 de dezembro de 2011

Cataplana de Porco com Castanhas, Cogumelos e Tomate Seco


Esta é uma variação de inverno que me apeteceu fazer da típica cataplana de porco com ameijoas! O tomate seco, uma especialidade italiana, dá um toque especial e combina muito bem com a carne e com as castanhas e os cogumelos. É um prato bem agradável para marcar estes últimos dias de outono...
Para acompanhamento fiz umas couves de bruxelas cozidas e temperadas com azeite, vinagre aromatizado, estragão seco e coentros frescos, um arroz branco soltinho e umas batatas fritas em cubos para o guloso do maridão :).


Ingredientes (2 pessoas):
500g de carne de porco em cubos (usei do lombo)
200g de castanhas congeladas
150g de cogumelos brancos frescos
1 cebola
2 dentes de alho
1/2 pimento vermelho
1 malagueta vermelha fresca (pequena)
1 colher de chá de massa de pimentão
2 colheres de sopa de tomate seco
1 colher de sopa de polpa de tomate
1 copo cheio de vinho branco
1 ramo de coentros
azeite q.b.
sal e pimenta preta de moinho q.b.

Corte a cebola em meias luas fininhas, pique o alho e leve-os a alourar com um fio de azeite na cataplana. Junte o pimento cortado em tiras, a malagueta em rodelas e os pés dos coentros. Deixe apurar um pouco, adicione a polpa de tomate e de seguida a carne. Tempere (com pouco) sal**, pimenta, a massa de pimentão, regue com o vinho branco e deixe cozinhar cerca de 15 minutos com a cataplana fechada. Escalde as castanhas em água a ferver durante uns 3-5 minutos e transfira-as para a cataplana juntamente com os cogumelos cortados em lâminas e o tomate seco. Feche novamente a cataplana e deixe cozinhar durante 30 minutos, sem abrir. Antes de servir polvilhe com as folhas dos coentros picadas.
Bom apetite!


**a massa de pimentão contém sal.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...