quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Dourada Assada em Cama de Legumes


Nesta época tão farta e tão repleta de excessos, cá por casa vou tentando que durante a semana o menu seja o mais saudável possível, mas sem cair no sensaborão!! Faço peixe assado de variadíssimas maneiras e esta foi mais uma que saiu consoante os legumes que povoavam o meu frigorífico!! É uma ideia bem equilibrada, cheia de nutrientes e vitaminas e pode ser confeccionada com todos os que se quiser.

Ingredientes (2 pessoas):
1 cebola
1 tomate
1/2 pimento vermelho
2 talos de aipo
6 rodelas fininhas de courgette
4 rodelas fininhas de beringela
1 cenoura
6 batatinhas novas
1 limão
4 dentes de alho com casca
2 douradas pequenas amanhadas
1 ramo pequeno de salsa
sal e pimenta preta de moinho q.b.
1 colher de chá de colorau
1 colher de chá de tomilho seco
1 copo pequeno de vinho branco
azeite q.b.

Coloque no fundo de um pirex um fio de azeite, disponha a cebola cortada em meias luas, o tomate em quartos, o pimento em tiras, o aipo fatiado, as rodelas de courgette e beringela em metades ou quartos, polvilhe com um pouco de sal e regue com o vinho branco. Descasque a cenoura, corte-a em quartos finos, coza em água a ferver durante 5 minutos e transfira para o pirex.
Dê vários golpes transversais nos lombos das douradas e esfregue-as com sal. Dentro da barriga de cada uma coloque uma rodela de limão e umas folhinhas de salsa e disponha-as no pirex sobre os legumes.
Descasque as batatas e coloque-as em volta das douradas. Tempere com a pimenta acabada de moer, o colorau e o tomilho e coloque uma rodela de limão sobre cada dourada. Esmague os dentes de alho e junte-os ao tabuleiro. Regue com um fio de azeite cubra com papel de alumínio e leve ao forno a 200º. Ao fim de 30 minutos retire a folha de alumínio e deixe assar mais 20 minutos para tostar.
Muito sabor com pouquinhas calorias! :)


1 comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...