terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Tarteletes de Azeitona e Tomate Berry


Quando recebo alguém para jantar gosto de fazer sempre umas entradas que acompanho com um vinho fresquinho, um espumante rosé ou até uma bela sangria. Para além de abrir as hostilidades, este pedaço de tempo dedicado à inauguração da refeição proporciona a base necessária à criação de um ambiente mais acolhedor e reconfortante, pois quando chega o prato principal já a conversa está fluída e os convidados mais relaxados. Esta foi uma das apresentadas no último almoço que dei cá em casa.

Ingredientes (8 tarteletes):

Para a Massa
250g de Farinha
125g de Manteiga
1dl de Água
1 ovo
1 pitada de sal
Manteiga q.b. para untar

Para o Recheio
1 Cebola
1 dente de Alho
1 pedaço de Chouriço cozido (cerca de 8cm)
1 colher de sopa de Polpa de Tomate
4 colheres de sopa de Azeitonas pretas descaroçadas às rodelas
4 tomates Berry
1 raminho pequeno de salsa
3 ovos
1 pacote - 200ml - de natas (usei light)
Azeite q.b.
sal q.b.
vinho branco q.b. 
pimenta preta moída no momento q.b.
1 colher de chá de orégãos secos
noz moscada em pó (ou moída no momento) q.b.


Numa tijela junte a farinha, a manteiga, o ovo, uma pitada de sal e amasse bem, juntando aos poucos a água necessária até formar uma bola. Deixe repousar durante cerca de 30 minutos.
Aqueça o forno a 200º.
Num wok, ou numa caçarola, coloque um fio de azeite e refogue a cebola e o alho, descascados e picados, em lume brando. Pique o chouriço, se possível com a ajuda de uma picadora, e adicione ao refogado deixando cozinhar um pouco. Junte a polpa de tomate e de seguida as azeitonas. Refresque com um pouco de vinho branco e tempere com sal, pimenta, os orégãos e por fim a salsa picada. Deixe ganhar sabor durante cerca de dois minutos e reserve.
Numa taça bata os ovos ligeiramente com as natas, utilizando um batedor de varas e apenas o suficiente para envolver os ingredientes. Tempere de sal, pimenta e a noz moscada.
Estenda a massa numa superfície enfarinhada com o rolo da massa. Unte as formas com manteiga, forre-as com a massa e pique o fundo com um garfo.
Coloque um pouco do recheio de azeitonas em cada tartelete e cubra com o preparado de ovos e natas. Corte os tomates em metades e disponha sobre cada uma das tarteletes. Leve ao forno pré-aquecido durante cerca de 30 minutos, até a massa estar cozida e dourada.

Nota: Se gostar, coloque umas folhinhas de manjericão fresco sobre cada uma imediatamente antes de servir.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...