segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Almôndegas em Molho de Tomate

Este é um dos pratos que o meu marido me pede com mais frequência! Sempre que posso e o tempo disponível me permite prefiro fazer a receita de raiz, pois desta forma sei exactamente o que estamos a comer e o sabor é de longe superior ao das almôndegas cruas que se compram nos hipermercados. Mas confesso que inicialmente cheguei a fazer batota para o colocar rapidamente na mesa já que durante a semana tenho que optar sempre por soluções mais simples e que demorem no máximo 30 minutos a preparar, o que não é o caso se quisermos ser nós a fazer tudo. No entanto, é muito mais saudável e seguro desta forma e há sempre a possibilidade de se fazer a receita em dobro e congelar metade das bolinhas já formadas para que numa próxima oportunidade estejam já prontinhas a utilizar! E a partir do momento em que se provam estas, nunca mais se volta a comprar covetes de almôndegas nos hipermercados, cuja carne não se sabe a proveniência e a mistura é bastante duvidosa, basta-nos ler o rótulo para desistir logo da compra!
E também não demora assim taaaanto tempo, as bolinhas até se fazem num instante e é bastante terapêutico mexer no preparado e dar-lhe a forma desejada com as mãos, alivia-se o stress num ápice!

Ingredientes (2 ou 3 pessoas):

Para formar as Bolinhas:
500g de carne picada (utilizei 250g de perú e 250g de vitela)
1 ovo
1 fatia de pão
1 chalota ou cebola pequenina
2 dentes de alho
1 raminho pequeno de salsa fresca
sal e pimenta preta acabada de moer q.b.

Para o molho de tomate:
1 cebola
2 dentes de alho
1 folha de louro
1 lata de tomate pelado*
1 colher de chá de manjericão seco
1 colher de chá de orégãos secos
1/2 colher de chá de colorau
1 pitada a gosto de pimenta cayenne (opcional)
1 copo de vinho branco
azeite q.b.
sal e pimenta preta acabada de moer q.b.
salsa fresca picada (ou folhas de manjericão fresco, que não usei apenas porque não tinha) para polvilhar
Queijo parmesão ralado no momento para servir (opcional)

Ponha a fatia de pão de molho em água morna num prato fundo, sem côdea, durante 10 minutos. Numa tigela coloque a carne picada, o ovo, a cebola e os dentes de alho muito bem picados (uso o esmagador de alhos) e a salsa também bem picadinha. Escorra o pão e junte-o esmigalhado à carne. Tempere com sal e pimenta e misture tudo muito bem até estarem todos os ingredientes perfeitamente ligados.
Forme bolinhas de carne com as mãos (eu doseio com a ajuda de duas colheres de sopa e depois rolo as bolinhas nas mãos) e disponha-as sobre papel vegetal.

Aqueça um fio de azeite numa caçarola larga e refogue a cebola e o alho picados com a folha de louro. Quando a cebola começar a ficar translúcida adicione o tomate, o manjericão e os orégãos secos e tempere com um pouco de sal e pimenta. Junte as almôndegas uma a uma, tempere com o colorau, a pimenta cayenne e refresque com o vinho branco. Coloque a tampa e deixe cozinhar em lume brando, mexendo de vez em quando até a carne estar feita. Por fim, polvilhe com a salsa ou o manjericão fresco picado e sirva com um pouco de parmesão ralado no momento.
Acompanhei com esparguete, cozido apenas em água temperada de sal e um fio de azeite, e com uma salada verde.

Bom apetite!

*Desta vez usei polpa de tomate caseira que tinha congelado, aproveitada dos tomates recheados que fiz pelo fim de ano, e juntei apenas um pouco de tomate triturado de compra.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...