sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

De um Presente de Natal para a Cozinha Maravilha... sai um Pão Rústico com Linguiça!

Pois é, a minha Cozinha Maravilha recebeu este belo presente do Pai Natal, uma magnífica máquina de fazer pão e eu já me estou a treinar como padeira!! E verdade seja dita, que este namoro já durava há alguns meses, com muitas visitas tanto às lojas físicas como aos sites das mesmas para lhe fazer a corte! Por fim cá chegou ela e o cheirinho a pão já começou a fazer crescer água na boca aqui aos dois gulosos! Sim, confesso que o primeiro pãozito não calhou lá muito bem por falta de jeito e nabice da padeira, que ainda se está a estrear nestas andanças com muito pouca sabedoria e conhecimentos sobre a matéria! No entanto, e porque estamos sempre a aprender, as tentativas seguintes resultaram em pão fofo e muito saboroso, um dos quais foi uma das estrelas que brilharam à mesa do jantar de Fim de Ano, o pão rústico de linguiça. Fica então a receita, muitíssimo básica e muito própria para principiantes como eu!!
Neste caso, porque era para levar para a festa, decidi cozer o pão no forno de modo a poder moldá-lo e dar-lhe uma forma mesmo rústica e caseira.


Ingredientes:
330ml de água morna (quase fria)
500g de farinha para Pão Rústico da Nacional
3 linguiças

Coloque a água e a farinha na cuba pela ordem indicada (é só seguir as instruções da embalagem) e ponha a decorrer o programa de massas levedadas.
Ligue o forno a 180º e coloque lá dentro um tabuleiro com água.
Quando o programa terminar retire a massa da cuba para uma superfície enfarinhada e espalme-a sem a amassar muito. Recheie com a linguiça cortada aos pedacinhos, feche e molde a massa dando-lhe a forma que desejar.Vai ao forno, sem retirar o tabuleiro com a água para que seja garantida a humidade necessária e vigiando regularmente até o pão estar cozido.

O cheiro é indescritível, então quentinho mmmmmm...:)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...