sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Ervilhas com Bacon e Ovo Escalfado

Porque os dias rapidamente se transformam em noites.
Porque os minutos rapidamente se transformam em horas.
Porque as coisas mais simples nos fazem sorrir.
Porque sim, sou feliz.

Ingredientes (2 pessoas):
1 cebola pequena
2 dentes de alho
1 talo de aipo
1 folha de louro
100g de fiambre em cubos
130g de bacon em cubos
500g de ervilhas congeladas
1 copo de vinho branco
2 ovos
1 pouco de pimenta cayenne a gosto
sal e pimenta preta acabada de moer q.b.
azeite q.b.
1 raminho de cebolinho fresco

Pique a cebola, o alho e o aipo finamente e leve-os a refogar num wok ou caçarola com um fio de azeite. Junte a folha de louro e deixe cozinhar até a cebola ficar translúcida. Adicione os cubos de fiambre e bacon e cozinhe mais alguns minutos mexendo sempre. Tempere com uma pitada pequena de sal, pimenta, a pimenta cayenne e refresque com o vinho. Tape e deixe apurar uns minutos até absorver o vinho. Adicione então as ervilhas, envolva bem os sabores e junte um pouco de água a ferver. Rectifique de sal e deixe cozinhar em lume brando até as ervilhas estarem cozidas.
Entretanto, num tachinho ferva um pouco de água temperada de sal e um fio de vinagre e escalfe os ovos durante 3 minutos*. Retire-os de imediato e coloque-os sobre as ervilhas, temperados com um pouco de pimenta preta acabada de moer. Por fim, polvilhe tudo com o cebolinho picado.

Para os dias relâmpago, um prato de puro conforto instantâneo!

*Eu prefiro fazer um ovo de cada vez. Como alternativa e se se quiser optar pelo método tradicional, podem-se escalfar os ovos directamente sobre as ervilhas quando estas estiverem quase cozidas. No entanto, esta forma que sugiro torna-se, na minha opinião, mais apelativa à vista e ao paladar permitindo rasgar o ovo e deixar escorrer a gema lenta e gulosamente sobre as ervilhas... mmm....

4 comentários:

  1. Olá.Andei por aqui e adorei este cantinho.
    Adoro as ervilhas assim com os ovos escalfados.Obrigada pela partilha.

    ResponderEliminar
  2. Hoje vou fazer esta receita... comi isto há muito tempo em Lisboa, aqui no norte não é um prato que façam... vamos lá ver como corre e se fica igual ao que comi. Obrigada :)

    ResponderEliminar
  3. Hoje vou fazer esta receita... comi isto há muito tempo em Lisboa, aqui no norte não é um prato que façam... vamos lá ver como corre e se fica igual ao que comi. Obrigada :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Soraia:)
      Obrigada pela confiança, depois diga como correu! Esta não é a versão tradicional, é uma reinterpretação minha, mas mantenha-se atenta que em breve publicarei a receita típica como a que possivelmente terá provado!
      Beijinhos:)

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...