terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Pudins de Cogumelos


Para a festa de Fim de Ano, uma entrada fora de vulgar! Já tenho feito cogumelos de várias formas e feitios para abrir as hostilidades, mas desta vez decidi seguir a dica que há tempos me tinha ficado na memória ao folhear uma revista de culinária. E sairam-me tão perfeitinhos!!!

Ingredientes (12 pudins):
1 cebola pequena
1 dente de alho
1 pacotinho de cogumelos secos à escolha (cerca de 40g - usei shiitake)
200g de mistura de cogumelos à escolha (frescos ou congelados)
1 linguiça
3 ovos
200ml de natas (1 pacote)
1 folha de louro
1 raminho de tomilho fresco
azeite q.b.
sal e pimenta preta q.b.
noz moscada q.b.
vinho branco (se necessário)

Ligue o forno a 180º e unte forminhas com manteiga (usei formas de muffins). Coloque os cogumelos secos a demolhar em água morna durante 15 minutos.
Pique a cebola e o alho finamente e leve-os a refogar num fio de azeite. Junte a linguiça cortada em pedacinhos pequenos, envolva bem e adicione o louro e o tomilho. Encorpore os cogumelos secos escorridos, os cogumelos frescos (ou congelados) previamente arranjados e cortados em lâminas ou pedaços e tempere de sal e pimenta. Deixe cozinhar um pouco e se necessário refresque com um pouco de vinho branco. Retire o louro e o ramo de tomilho e reserve.
Bata os ovos com as natas, tempere de sal, pimenta e noz moscada a gosto.
Coloque um pouco do preparado de cogumelos em cada forminha e cubra com as natas. Vai ao forno durante cerca de 30 minutos até estar bem cozinhado - durante os primeiros 20 minutos cubra com uma folha de alumínio para não queimar.

Fonte: Adaptado da revista Mulher Moderna na Cozinha n.º123

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...