sábado, 10 de março de 2012

Legumes Salteados à Oriental para uma Convidada muito Especial

Nesta segunda edição do fantástico desafio Convidei para jantar, lançado pela Ana do delicioso Anasbageri - A Padaria da Ana e acolhido este mês pela anfitriã Suzana do fabuloso Gourmets Amadores, foi-nos sugerido que sentássemos à nossa mesa "chefs e/ou cozinheiros cujo trabalho vos preencha o coração (e a barriga)".

Se me dissessem há alguns meses atrás quem eu acabaria por convidar, diria-vos que só podiam estar a delirar. 
Esta senhora entrou em minha casa por obra do acaso. Num dia em que nada de especial passava na televisão e eu, enfadada com tanto canal sem conteúdo que me interessasse, ía saltando de um para outro na esperança de encontrar algo que merecesse a minha atenção. Eu gosto bastante de programas de culinária, mas há alguns que simplesmente não me convencem... Quando vi que estava a dar a Deliciosa Miss Dahl, foi com grande desconfiança que pousei o comando para ver o que dali sairia. E não mais lhe toquei! Rendi-me à sua simplicidade e sinceridade, à sua forma de contar estórias, de interpretar receitas... Desde então, vi sempre que pude o programa e acabei por comprar o maravilhoso livro, que não só tem receitas deliciosas como está repleto de textos onde conta, de forma encantadora, episódios da sua vida.

E assim decidi convidar a voluptuosa Sophie Dahl para jantar!
Imagino-a a chegar numa fantástica tarde de muito sol, sorridente como sempre, do alto do seu intimidante 1,80m.
Convido-a para um chá e uma fatia de um bolo de limão que tenho acabado de sair do forno. Conversamos sobre literatura e sobre a culinária, as suas duas grandes paixões. Conta-me alguns momentos marcantes da sua infância e da sua triste estadia num colégio interno, longe do encanto e magia descritas nos lendários livros de Enid Blyton.
Levo-a a visitar a minha varanda, onde orgulhosamente lhe mostro o meu pequeno jardim de ervas aromáticas, timidamente dispostas em vasos. Ri-se do meu lindo e farfalhudo tomilho-limão e gaba-me a minha viçosa salsa (cujo enorme vaso de barro já tem um belo pedaço arrancado), o meu ainda muito bebé alecrim, a minha alegre hortelã e o meu vibrante malagueteiro.
Chegada a hora do jantar, sabendo que não come carne e prefere refeições ricas em legumes e cor, decido preparar-lhe algo que costumo fazer várias vezes e que adoramos, um salteado de legumes com um toque oriental. Sirvo-lhe um copo de vinho branco maduro, que vai bebericando encostada à bancada, enquanto me observa a cozinhar. Chegada a hora da verdade, sentamo-nos à mesa e munidas de pauzinhos, provamos a iguaria. Delicioso!, diz-me ela num português arranhado e com um sorriso franco rasgado!
Terminamos com um surpreendente arroz doce, receita sua que decido fazer e que ela prontamente aprova, sugerindo outras possíveis variações e combinações!
Despedimo-nos por fim, depois de um serão bem animado e fico bastante surpresa quando me pede a receita do jantar, que lhe passo de imediato com um enorme rubor no rosto:

Ingredientes (2 pessoas):
1 beringela
1 courgette
2 talos de aipo
1/2 pimento verde
1/2 pimento vermelho
1 alho francês - a parte verde
200g de cogumelos frescos laminados
1/2 lata de rebentos de feijão mungo (ou a gosto)
10 tomates cherry
6 a 8 espigas de milho bebé (ou a gosto)
1 fio de azeite
sal e pimenta preta acabada de moer q.b.
1 colher de café de gengibre em pó
1 fio de molho de soja (ou a gosto)
1 fio de mirin
1 fio de óleo de sésamo
sementes de sésamo a gosto

Corte a beringela e a courgette, com a casca, em cubinhos e leve-as a saltear num wok (ou frigideira anti-aderente) com um fio de azeite.
Junte os talos de aipo picados e os pimentos cortados em juliana e salteie mais um pouco. Corte também o alho francês em juliana, por forma a ficar com tiras compridas e acrescente-as aos restantes legumes, juntamente com os cogumelos laminados. Tempere de sal (pouco, pois o molho de soja também tem sal), pimenta, o gengibre e regue com um fio de molho de soja. Deixe apurar um pouco e regue com um fio de mirin.
Quando os legumes estiverem quase prontos, junte os tomates cortados ao meio, os rebentos de feijão mungo e as espigas de milho bebé. Regue com um fio de óleo de sésamo e deixe absorver os sabores.
Entretanto, numa frigideira anti-aderente torre ligeiramente as sementes de sésamo.
Sirva os legumes de imediato, polvilhados com as sementes de sésamo.

E bom apetite!

25 comentários:

  1. Olá Alice,
    Sendo a Miss Dahl vegetariana, imagino que tenha amado este seu lindo, maravilhosamente temperado e super apetitoso prato.
    A Miss Dahl ainda está na minha lista dos "a convencer-me...". Não que não goste da forma como ela cozinha, se aproxima dos alimentos ou das vastas histórias e cultura que demonstra ter. O que nela não me convenceu, quando vi essa série de programas, foi o achar que era a versão e imitação loura da Nigella, até nos maneirismos sexy. Pensei... tenho de ver mais dela para me convencer que não só não está a imitar a Nigella, como está a ser ela própria e acho que ela tem um ar tão puro e delicado que aquele "dengusismo" todo não lhe assentava nada bem...
    No entanto, adorei as receitas dela e até guardei algumas que achei mais interessantes.
    Beijinhos grandes,
    Lia.

    ResponderEliminar
  2. Alice, vim ter aqui por acaso, e fiquei espantada, não sei como ainda não conhecia este maravilhoso espaço!
    Quanto à tua convidada, já tenho ouvido falar algumas vezes nela, mas sou tão desastrada com nomes que vou investigar :)
    A tua sugestão, de aspecto super saudavel, será para experimentar um dia destes aqui em casa..
    Bom fim de semana*

    ResponderEliminar
  3. esta muito bom eu gosto muito parabens bjs

    ResponderEliminar
  4. GOSTEI TANTO MAS TANTO QUE QUASE ME CONVIDO PARA IR AI COMER.
    BOM FIM DE SEMANA
    BJS

    ResponderEliminar
  5. Já tive o livro dela nas mãos imensas vezes, mas nunca vi programas dela...
    Este teu salteado a mim convenceu-me inteiramente :)
    um beijiho

    ResponderEliminar
  6. QUERIDA ALICE,
    A TUA CONVIDADA COM CERTEZA FICOU FASCINADA COM ESTE PRATO LINDO E DELICIOSO.
    PARABÉNS PELO TEXTO E PELO PRATO, AMEI!

    BOM FINAL DE SEMANA!
    BJS ♥

    ResponderEliminar
  7. Tenho o livro dela mas ainda não cozinhei nada. Estou na fase de análise das receitas :)

    ResponderEliminar
  8. Querida Alice,
    adorei a tua escolha. Também poderia ser a minha convidada! Cruzei-me com ela na televisão e foi-me oferecido o seu livro fantástico. Tenho feito algumas receitas sempre com sucesso. Bem simpática e simples a Sophie. Quase estive à vossa mesa, partilhando todas as emoções. Gostei imenso destes legumes salteados. Parabéns.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  9. Alice já estou com inveja, também tens de nos mostrar o teu cantinho aromático:)
    Sem dúvida foi um jantar bem agradável que a tua convidada adorou, do topo dos seu 1,80m
    Beijinho (e não fiques corada, a tua receita e a sua confecção só merecem o teu rubor por orgulho)

    ResponderEliminar
  10. Hummmm que tentação... deve ficar uma verdadeira delicia! A convidada debe ter adorado! :)

    Beijinhos MissB
    http://arcoirisnacozinha.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  11. Olá querida alice:) hum toda a gente me fala na Sophie Dahl, mas confesso que não conheço além do livro que estou sempre tentada a adquirir:) gostei muito de descobrir o seu blog!:) também tenho um, o amoridoce, e gosto de encontrar pessoas que como eu amam cozinhar!:) beijinhos e ate breve!

    ResponderEliminar
  12. Alice!!!
    Que bom começar a semana a ler esta tua participação!
    Pessoalmente acho a Miss Dahl um doce. Não sei se já nos conheciamos na altura mas há uns tempos publiquei uma receita com um link para um fantástico programa que fez sobre a não menos espantosa Mrs Beeton.
    Não vi mts dos seus programas mas não a acho nada uma cópia da Nigella...
    Eu sei que a lista de meninas que se querem sentar à vossa mesa é grande, mas se me arranjares um cantinho :)
    (O que é feijão mungo? sabes o nome em inglês?)
    beijos e boa semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana!!:)
      Deixaste-me curiosa, tenho que ir espreitar essa receita, será que me podias deixar o link dela, ou o nome pelo qual a publicaste?:)(vou lá tentar descobrir de qualquer forma!)
      Os rebentos de feijão mungo, ou mung bean sprouts, são o mesmo que rebentos de soja ou soybean sprouts, mas agora nas embalagens e nas latas é assim que vem rotulado...
      A minha mesa é muito grande e cabem cá todas com muito prazer:D
      Obrigada pelas tuas palavras:)
      Beijinhos e boa semana também para ti!

      Eliminar
    2. Já descobri o post, uma pesquisa no teu blog e voilá! Já guardei o link para ver mais logo:)
      Beijinhos:)

      Eliminar
  13. Não conheço a convidada mas fiquei curiosa... e adorei os vegetais estilo oriental ou não estivesse eu no Oriente :)

    ResponderEliminar
  14. Olá linda! :)
    Deliciei-me contigo e com a tua convidada..."vi" o teu jardim aromático e imaginei o vosso jantar de sorriso rasgado, a pensar como ela deve ter ficado feliz por ter jantado contigo, ter tido a oportunidade de provar este prato tão bem conseguido, completamente ao agrado dela (e meu também!)
    Alice, os meus parabéns, foi uma participação deliciosa !:)
    Um grande beijinho amiga e boa semana!

    ResponderEliminar
  15. Alice,

    Eu sou dos que acham muita graça a esta loira improvável. Gosto das receitas, da maneira como Sophie Dahl se relaciona com a comida e da sua forma de estar. Aposto que este salteado foi um sucesso e fico invejada deste vosso encontro :)

    Obrigada pela participação!

    Um beijo e boa semana*

    ResponderEliminar
  16. Que delicia a descrição do seu encontro com esta linda "convidada" deu para viajar e ir em encontro de vocês =)
    Ficaram lindos os legumes!!!
    Beijinhos e boa semana =)

    http://fumonapanela.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  17. Muito obrigada a todas pelos vossos comentários e simpatia, é com uma enorme alegria que vos leio:)
    Mais uma vez adorei participar neste fantástico desafio e, embora a escolha não tenha sido imediata, nem fácil pois há vários Chefs que admiro e gosto, decidi-me pela Sophie Dahl, que surpreendentemente me conquistou com a sua franqueza e paixão sincera pela comida:) Acho o estilo da Miss Dahl diferente e muito próprio, com um romantismo bastante literário e emocional que se reflete diretamente na forma como vê a cozinha e a comida...
    Foi um brilhante desafio lançado pela Ana e uma igualmente brilhante segunda edição da Suzana!
    Um grande beijinho e uma excelente semana para todas vós!:D

    ResponderEliminar
  18. nice blog please link exchange with us
    http://www.allcakerecipe.com

    ResponderEliminar
  19. Uma bela convidada! Acho-lhe muita piada e poderia muito bem ser minha convidada :) Graças a este desafio descobri este blogue e gostei muito do que vi. Parabéns! Vou seguir :) um beijinho

    ResponderEliminar
  20. Mais uma convidada..Hã??!!!
    Deve se ter deliciado com essa mistura divina ede legumes que está soberba!!!
    Bjocas e boa semana

    ResponderEliminar
  21. Excelente apresentação.
    A convidada deve ter adorado.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  22. Olá Dona Alice!

    Mas que encanto de jantar:) Adorei a forma como descreveste o jantar com a tua convidada especial, até parece que eu estava lá a assistir. Perfeito! E perfeito deve ter sido esse salteado de legumes:)

    Boa semana!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  23. Gosto muito da tua convidada tb tenho o livro.. é um amor com um design lindo e uma receitas encantadoras, aposto que ia adorar a tua e cá adorei! beijos

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...