terça-feira, 17 de abril de 2012

Peito de Perú Recheado no Forno com Mostarda de Dijon

O dia hoje esteve cinzento.
Triste, dizem uns.
Poético, dizem outros.
Há algo que me deslumbra no leve tamborilar da chuva no vidro de uma janela, pintando-a com mil e uma gotas que se deixam desmaiar num rasto de infinitas linhas cruzadas...
Apesar de triste, o cenário que se vê lá fora tingido de cinzento possui uma enorme beleza poética, transmitindo calma e sensação de aconchego... Gosto de ficar encostada à janela, por momentos esquecida, a ver a chuva a cair e a envolver tudo numa mancha salpicada de água. De ouvir o som das pesadas lágrimas a baterem com força no chão e do cheiro a molhado que fica no ar...
Afinal, há tantas histórias que terminam romanticamente sob um manto de chuva... Um beijo apaixonado trocado num dia cinzento, como foi o de hoje...

E para contrastar com o cinzento do dia, trago uma receita bem colorida e feliz! Diz quem comeu que estava uma autêntica maravilha... Ai o poder que tem um belo elogio, acompanhado por um enorme sorriso de satisfação, para colorir instantaneamente o mais cinzento dos dias!!

Ingredientes (4 a 6 pessoas):
1 peito de perú com1kg a 1,2kg
1/2 cabeça de alhos
azeite q.b.
sal e pimenta preta acabada de moer q.b.
1 colher de sopa de mostarda de Dijon
1 raminho de tomilho fresco
1 colher de sopa de tomilho seco (ou a gosto)
5 ou 6 fatias de queijo flamengo ou mozzarella
5 ou 6 tomates secos em azeite
1 cebola roxa
1 talo de aipo
tomates cherry a gosto
1/2 copo de vinho branco

Ligue o forno a 200º.
Faça uma pasta com os dentes de alho descascados e esmagados, sal, pimenta preta acabada de moer, a mostarda e o azeite.
Abra o peito de perú em duas metades e comece por barrar uma delas com um pouco da pasta de mostarda. Sobre esta disponha algumas fatias de queijo e seguidamente os tomates secos. Polvilhe com as folhinhas do tomilho fresco, um pouco de tomilho seco e cubra com o restante queijo. Barre a outra metade com a pasta de mostarda e coloque-a sobre o restante preparado. Ate o rolo cuidadosamente com a ajuda de fio de cozinha e reserve.
Num pirex, coloque um fio de azeite, a cebola descascada e cortada em meias luas e disponha o rolo de perú sobre estas. Barre-o com a restante pasta de mostarda, de ambos os lados e polvilhe com mais um pouco de tomilho seco. Pique o aipo, corte os tomates cherry em metades e coloque-os em volta do perú. Junte o vinho branco pelas laterais do tabuleiro (nunca sobre a carne, para que não remova o tempero) e leve ao forno cerca de 1 hora. Se achar que está a ficar demasiado tostado cubra com uma folha de alumínio e remova-a 10 minutos antes de terminar de cozinhar.
Sirva fatiado. (eu, depois de fatiar, levei mais cerca de 5 minutos ao forno).

Bom Apetite!
Acompanhei com um arroz de ervilhas.

27 comentários:

  1. Alice o dis realmente esteve cinzento mas esses beijo apaixonado por entre as gotas da chuva vale a pena :) e com um jantar ou almoço destes seria um dia perfeito :)

    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Então pelo q entendi teve um final feliz?!E depois de um banquete delicioso...só risos...beijkas

    ResponderEliminar
  3. ESSAS COMIDAS SÃO IDEAIS PARA ESTES DIAS CINZENTOS,LIGA-SE O FORNO E FICAMOS COM A COZINHA MAS ACONCHEGADA.
    GOSTEI MUITO DESSE PEITO DE PERU ,ESTA MESMO UMA MARAVILHA.
    BJS

    ResponderEliminar
  4. caneco, isso é um senhor peito de perú! Enorme. Mas acredito que tenha sido devoradissimo, tem um excelente aspecto :)

    ResponderEliminar
  5. ai esta uma refeiçao prefeita e de sertesa saborosa adorei como a fizestes ficou mesmo a meu gosto parabens amiga ela esta 5* bjs

    ResponderEliminar
  6. Lá está a Alice a por-me a babar...:p ai tao bom! eu adoro assados, hmmmmm sabem sempre bem, quer de carne, peixe...maravilha!

    ResponderEliminar
  7. Alice que prato lindo,adorei a receita beijos

    ResponderEliminar
  8. Alice, esta receita esta perfeita!
    Fiquei a salivar com estes tomates! Beijos.

    ResponderEliminar
  9. Lindo pratinho mt bem realisado adorei este peitinho de peru!

    Bjs

    ResponderEliminar
  10. Tenho um peito de peru no congelador e andava a pensar o que lhe ia fazer. Acho que descobri!

    ResponderEliminar
  11. Olá Alice,
    Ficou bem saboroso, mesmo ao meu gosto. Adoro mostarda dijon.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  12. Olá Alice!
    Querida, uma refeição de aconchego sem dúvida. O frio e o cinza dos dias não precisam de imprimir as suas cores na nossa alma e no nosso espírito. Combatemos com cores coloridas, com sorrisos e beijinhos.
    Gosto muito de estar em casa e ouvir a chuva, sentir o cheiro a terra molhada, divirto-me a ver o gato a correr à chuva e gosto das minhas galochas.
    Gosto também deste peito recheado, com o tal tomate seco e queijinho e mostarda, que maravilhosa e sublime combinação. Aqui fica um elogio para colorir o teu dia amiga!
    Um beijinho. E boa semana.

    ResponderEliminar
  13. O aspecto é mesmo tentador, eu adoro este tipo de refeição aconchegante, que delícia!

    ResponderEliminar
  14. Olá Alice :)
    O tempo anda mesmo de pernas para o ar. Aqui que é hábito chover e fazer nevoeiro, tem estado dias primaveris... lindos. Adorei o perú.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Olá Alice,
    A ver pelo aspecto, acho que quem comeu, não mentiu, pois devia estar mesmo, uma autêntica maravilha!!!
    Acho que sim, a chuva pode ser romântica, aliás, tenho mesmo de achar, pois estou a viver num dos países mais chuvosos da Europa e se não vir algo de positivo nisso, acho que estamos mal... :)))!
    Beijocas grandes,
    Lia.

    ResponderEliminar
  16. OLÁ QUERIDA ALICE!
    OS DIAS PODEM ESTÁ CINZENTOS MAIS A RECEITA ESTÁ MARAVILHOSA E TEM GOSTINHO DE QUERO MAIS!
    POR AQUI ONTEM TBM FOI UM DIA CINZENTO E FRIO, HOJE AMANHECEU UM LINDO DIA DE SOL.
    NADA MELHOR QUE UM DIA APÓS O OUTRO NÃO É?

    BJS ♥

    ResponderEliminar
  17. Olá, Alice!!!

    O peito de peru é uma carne leve e deliciosa! Esta sua receita com molho de Dijon está muito apresentável e saborosa, deveras! Pode ser servido em um jantar especial!Não deve nada a um peru inteiro, simplesmente assado! Bjs, Dy.

    ResponderEliminar
  18. Alice que comidinha irresistível, adoro perú e assim então ui ui=) Delícia=)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  19. com este tempo apetece mesmo comida de forno :) eu adoro peito de frango recheado e apesar de nunca ter experimentado com mostarda, acredito que ia gostar muito muito :) adorei a receita :) e apesar da chuva: astral para cima :D

    ResponderEliminar
  20. Olá Alice, que belo peitinho de perú, gostei muito do aspecto. É uma carne que apreciamos bastante, também gosto de a fazer no forno, fica deliciosa.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  21. É o tipo de refeição que sabe mesmo bem em tempo cinzento :)
    Aqui em casa faria sucesso!!

    Bjokas

    ResponderEliminar
  22. Olá Alice!
    Os dias cinzentos trazem pingos de chuva e esperanças renovadas...mesmo em dias assim os sentimentos podem ser bem alegres e coloridos, podem ser alegria e felicidade!! Porque a chuva é importante para nos dizer que a vida é uma dádiva maravilhosa...
    Também gosto muito de estar em casa, no quentinho a ouvir chover lá fora, do cheiro da terra molhada e de ver os 1ºs raios de sol que espreitam a seguir...são tão intensos e luminosos que fica tudo a brilhar!! É lindo!:)
    Este peito de perú ficou fantástico, gostei muito do recheio (os tomates secos devem ter dado um gostinho bem especial!) e do acompanhamento...está com um aspecto tão delicioso que são só 10 da manhã e já me abriu o apetite...tenho de fazer! Imagino o aroma aí em casa...Como sempre saio daqui deliciada!!
    Um grande beijinho amiga :D

    ResponderEliminar
  23. Olá Alice,
    Uma refeição deliciosa com um aspecto,bastante convidativo.

    Um bjinho*

    ResponderEliminar
  24. mas que aspeto delicioso amiga, como andas...uma bjoka grande

    ResponderEliminar
  25. Olá Alice:)

    Como eu gostaria de ficar encostada á janela a ver a chuva cair lá fora e apreciar a beleza do dia cinzento e frio que hoje se apresenta. Infelizmente no local onde estou nem uma simples janela tenho e o que me resta são os pés frios e o nariz a pingar. Se ao menos houvesse um belo e apaixonante beijo para tornar a minha vista mais colorida:):):)
    O que vale são as fantásticas receitas que se pode apreciar tal como o teu lombo de perú que só de olhar para ele senti água a crescer na boca. Foi elogiado e acredito que bem merecido porque de aspecto está uma verdadeira delícia.

    Bom fim-de-semana!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  26. Olá Alice, estou a gostar muito das tuas receitas :) Têm muito a ver comigo e com o tipo de cozinha que faço em casa. Gosto muito de assados, mas em relação ao perú, normalmente fico-me pela perna... nunca experimentei assar peito, com medo que fique muito seco. Não parece nada, pela foto, está fantástico!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...