quinta-feira, 17 de maio de 2012

Portobello Recheados

Pronto. E lá está outra vez o tempo a mudar.
Quase que muda mais depressa que o meu estado de espírito de ultimamente.
Ora está um frio de rachar, ora vem um calorão de fazer derreter as ideias.
Ora estou muito animada, bem disposta e feliz da vida, ora estou derrotista, pessimista e mal humorada.
Gosto pouco de ideias generalizadas e estereotipadas acerca das personalidades, feitios, manias e hábitos de certos grupos populacionais, mas a verdade é que eu ultimamente tenho sido a génese perfeita da ideia pré-concebida do génio das mulheres!
Não sei se serão as alterações meteorológicas que me andam a deixar os nervos alvoraçados, se serão os efeitos das vicissitudes da vida, ou se é por estar de dieta e me faltarem uns certos níveis de açúcar e lípidos no organismo para manter em segurança a minha estabilidade emocional!!
Realmente, o facto de não conseguir emagrecer com a mesma velocidade com que consigo engordar deixa-me mesmo com os cabelos em pé...
Enfim, tenho que me resignar e ser persistente, contrariar os efeitos do tempo e dedicar-me à velha técnica do contar até 10...
Foi assim num desses dias que decidi distrair-me ligeiramente da restrição calórica e animar um jantar com algo que me mimasse e me desse algum conforto à barriguinha:)
Ingredientes (2 a 4 pessoas):
4 cogumelos portobello
1 cebola pequena
2 dentes de alho
azeite q.b.
2 linguiças
1/2 courgette (ou 1 se for pequena)
1 malagueta vermelha fresca*
10 tomates cherry, aproximadamente
espinafres (usei 6 porções de espinafres congelados)
2 colheres de sopa de azeitonas pretas descaroçadas
1 mozzarella fresco
sal e pimenta preta acabada de moer q.b.
vinho branco q.b.
1 colher de sopa de molho inglês
1 colher de sopa de coentros secos (usei uma mistura espiga de coentros e alho)

Comece por arranjar os cogumelos, é recomendado apenas limpar com papel de cozinha e não os lavar, retire-lhes os pés e reserve-os.
Descasque e pique a cebola e o alho e leve-os a refogar com um fio de azeite num wok, ou frigideira anti-aderente. Assim que a cebola começar a ficar translúcida, junte os talos dos coentros fresco picadinhos, a linguiça às rodelas e deixe cozinhar por cerca de 2 minutos. Corte a malagueta em rodelinhas, a courgette em rodelas e quartos e acrescente-as ao refogado, juntamente com os pés dos cogumelos picados e os espinafres. Tempere de sal, pimenta preta acabada de moer, a mistura de coentros e alho, o molho inglês e, se necessário, um pouquinho de vinho branco. Deixe cozinhar cerca de 5 minutos. Assim que os espinafres estiverem a ficar bem incorporados no preparado, junte os tomates em metades e as azeitonas e cozinhe mais uns 3 minutos.
Retire do lume, polvilhe com as folhas dos coentros frescos picados e reserve.
Ligue o forno no grill a 200º.
Esfregue os cogumelos com sal e pimenta preta e grelhe-os levemente de ambos os lados.
Coloque-os num tabuleiro de forno (eu levei no grelhador, pois dá para ir ao forno), com o interior voltado para cima, e recheie os cogumelos com o preparado de espinafres e linguiça. Termine com rodelas de mozzarella fresca por cima e leve ao forno até o queijo ficar derretido.

Sirva de imediato, acompanhado por um arroz ou por uma simples salada verde.


Bom Apetite!

*Convém conhecermos as malaguetas que usamos nos cozinhados para que não hajam surpresas inesperadas e um jantar estragado! Eu uso umas malaguetas frescas, não muito picantes, que compro no mercado ou no Jumbo, mas sei que existem variedades muito semelhantes à venda noutros hipermercados que são extremamente agressivas e já me aconteceu deixar uma refeição em brasa com um exemplar desses... É preciso saber o que estamos a usar, para isso não acontecer. Na dúvida, o melhor é começar por se utilizar apenas uma pequena quantidade e não uma inteira. Mas vale a pena usarmos as frescas, pois conferem um sabor apimentado delicioso.

89 comentários:

  1. Gostei bastante do aspecto dos teus cogumelos, também gosto imenso!

    ResponderEliminar
  2. Alice, minha querida também me me estás sempre numa boa e me apresentas cada coisa mais boa, fiquei encantada com a tua receita como sempre é uma melhor que a outra...um beijinho muito grande e resto de uma boa semana com as coisas melhores que tem a vida.Sei muito feliz sempre:))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada querida Natércia,
      um grande beijinho também para ti e tem um fim de semana cheio de coisas boas:))

      Eliminar
  3. Olá minha linda,
    Acho que me leste os pensamentos...ando a pensar em fazer uns cogumelos assim recheados, mas ainda não tinha decifrado nenhuma receita aqui nas minhas ideias inventuradas...assim que vi a foto soube que sim, esta vai comigo (e vai ficar juntinho às outras tuas) e tenho mesmo de fazer em breve, ando tão curiosa em fazer portobellos recheados! Ficaram fantásticos, gostei de tudo neles: do aspecto, do recheio dos ingredientes...perfeitos!! Imagino o aroma...hmmmmm
    Excelente refeição para colmatar estas alterações climáticas...e não só! :) Amiga, o prazer de cozinhar termina quando nos sentamos e por fim nos deliciamos com o que preparámos...é algo muito importante e capaz de nos devolver a tranquilidade e o sorriso...e olha que ficaram saudáveis! :)
    Beijinho grande!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá amiga!:)
      Olha experimenta, ficam mesmo deliciosos assim! E dá para fazer várias conjugações com os ingredientes que mais gostares e tiveres à mão, fica sempre bem!
      E é verdade, até ficaram saudáveis:))
      Obrigada pelas tuas palavras, linda!
      Um grande beijinho também para ti:)

      Eliminar
  4. Como eu te compreendo, mas também te posso dizer que emagrecer tem de ser mesmo lentamente. O tempo por estes lados também mudou, nublado e húmido. E com iogurtes no fim da validade e umas maçãs molarengas sai um bolo bem cheiroso. Fazer dieta é comer de tudo um pouco e eu não posso abdicar de um doce mesmo que de vez em quando. Pois quanto mais lhe resisto mais vontade tenho e por isso antes comer uma fatia que um bolo inteiro ;)
    Cogumelos são uma excelente opção para quem quer cortar nas calorias, mas, já sabes, um docinho não faz mal a ninguém.
    Beijinhos e conta comigo para a luta :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Lily:)
      Obrigada pelas tuas palavras e força, bem preciso de ânimo e coragem!!
      E é verdade, de vez em quando até devemos comer um docinho, desde que com equilíbrio, para não aguçar as vontades que já andam atormentadas pela dieta!
      Um grande beijinho e mais uma vez obrigada pelo apoio:)

      Eliminar
  5. humm ficarao mesmo muit bons e com esse queijo derretido hummm bjs

    ResponderEliminar
  6. Que prato diferente. Deve ser muito saboroso.

    Um abraço, Fabiana.
    http://sabornoprato.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ficam mesmo bons os cogumelos assim e fazem uma refeição até bastante completa:)
      Beijinhos!

      Eliminar
  7. Alice, estou assim, tal e qual como tu e como o estado do tempo. Fazem-me mesmo falta os açúcares e os lípidos para manter o equilibrio emocional! Os teus portobellos recheados fazem-me crescer água na boca!

    Um beijo grande de força!
    Força para nós :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo, as mudanças de tempo aliadas à dieta dão cabo de nós:))
      Obrigada pela força e coragem também aí para esses lados!
      Beijinhos:)

      Eliminar
  8. Hey! roubaste o meu cérebro? estou tal e qual como tu... sou irascível como diz a minha irmã:D fervo...mas depois já está tudo bem..mas ultimamente é vontade de rir, seguida de vontade de chorar..e a dieta que comecei na segunda já me anda a dar sinais de privação:p mas vai valer a pena quando em novembro dia 28, tiver perdido 28kg:D adoro estes cogumelos! ficaram fabulásticos Alice! Dignos de repetição:) já há meses que olho para estes cogumelos nos hiper e nao trago porque o namorado nao gosta..mas como às quintas não estou com ele...acho que vou matar o desejo um dia destes:p ihih

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nada como uma dieta para nos complicar o sistema nervoso!;p
      28kg?? Isso é mesmo muita coisa, desejo-te muita força, coragem e sorte!!
      E os cogumelos experimenta que vais gostar, apesar do queijo e da linguiça até são saudáveis:)
      Beijinhos!

      Eliminar
    2. Ai que eu derreto-me sempre que vejo estes cogumelos:p até salivo!é verdade, as dietas custam! mas acredita, hoje parece que já estou mais conformada e realmente se comer de 3 em 3 horas não tenho ataques de fome, controlo as calorias e juntando legumes come-se bastante e com pouca caloria:) é...tenho um longo percurso para chegar onde quero e onde a minha saúde merece...até quase ao natal digamos, mas eu consigo:) beijinhos

      Eliminar
  9. Ai que delícia ,eu adoro comida picante beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada luci, estes até nem ficaram muito picantes:)
      Beijinhos

      Eliminar
  10. Achei a sua receita super diferente, imagino o sabor que deve ficar, guardei para fazer depois te conto se deu certo!!! Bjks

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Crika, se fizeres então depois diz-me como correu:)
      Beijinhos!

      Eliminar
  11. QUERIDA ALICE,
    ACHO QUE A MUDANÇA DE TEMPO DEIXA A GENTE ASSIM EU TBM FICO DESTA MANEIRA, AÍ VOU PRA COZINHA FAZER OS MEUS QUITUTES E DEIXO A VIDA ME LEVAR, RSRS.
    SUAS RECEITAS SÃO SEMPRE BEM VINDAS CADA UMA MELHOR QUE A OUTRA, ESTE PRATO FICOU PERFEITO!

    BEIJINHOS ♥

    ResponderEliminar
  12. Hola Alice, me ha gustado leer tu comentario me has echo pasar un rato muy agradable. La receta que nos presentas hoy tiene una pinta extraordinaria. Desde aquí te quiero dar las gracias por pasarte por mi blog día a día.
    Besitos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Lída:)
      É um prazer visitar-te e também te agradeço por vires aqui sempre!
      Un besito:)

      Eliminar
  13. ADORO COGUMELOS RECHEADOS E ESSES FICARAM MESMO UMA MARAVILHA.
    NÃO DESANIMES NESSA DIETA, VAIS CONSEGUIR.
    BJS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela força querida São, bem preciso de ânimo!:)
      Beijocas:)

      Eliminar
  14. Que maravilha, tem muito bom aspecto!!!
    Beijinhos :))

    ResponderEliminar
  15. Que belos cogumelos (era para rimar!).
    De facto o tempo deixa-nos tresloucados, e as dietas também. Tenho sorte em ser magra, mas nem sempre fui assim, durante o fim da adolescência e inícios da idade adulta fiquei mais fofinha (pesava 58kg) mas depois a coisa voltou a sítio! Por isso, sô dona Alice, força nessa dietita, vais ver que vai valer bem a pena. Mas uma coisa é certa: deves permitir-te a algumas gulodices, porque a privação total dá asneira na certa: um dia atacas um bolo inteiro e lá se foi a dieta!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :)
      Obrigada pela força Ondina, já me fartei aqui de rir:))
      Bem, se ficaste fofinha com 58kg, imagino que agora tenhas muito menos? Eu nem digo quanto peso para não assustar!;P
      E realmente esse filme de atacar o bolo inteiro já o vi algumas vezes, quero ver se não me volta a acontecer!!:D
      Beijinhos:)

      Eliminar
  16. Espectáculo, adoro tudo=) O aspecto, as cores, os ingredientes, deve ser uma verdadeira delícia!! beijinhos e boa sorte**

    ResponderEliminar
  17. Que luxo Alice, adoro cogumelos recheados e os teus estão uma coisa..., que grande banquete:)))
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada querida Duxa:))
      Eu precisava mesmo de algo me enchesse tanto a vista como a barriguinha! E resultou:)
      Beijocas:)

      Eliminar
  18. Ficou uma entrada fantástica!!
    Para mim serviria como refeição principal :)

    Bjokas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Romy, eu também os servi como prato principal, mas fazem uma belíssima entrada!
      Beijocas:)

      Eliminar
  19. Acho que estes cogumelos devem ficar muito saborosos! Adorei o recheio... linguiça, mozzarella, tomte cherry... Hummm!
    Bom fim de semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Smas:) Eu também gostei da combinação, será para repetir de certeza!
      Beijocas e bom fim de semana:)

      Eliminar
  20. Alice, que sugestão tão, tão deliciosa. Adoro cogumelos Portubello. Obrigada por partilhares tão deliciosa refeição.
    Beijinhos e bom fim de semana
    Maria

    ResponderEliminar
  21. Alice, que refeição tão, mas tão linda e deliciosa. Adoro estes cogumelos. Obrigada por partilhares tão deliciosa refeição.
    Beijinhos e bom fim de semana
    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Maria, fico feliz por teres gostado!:)
      Beijinhos e bom fim de semana também para ti!

      Eliminar
  22. Querida Alice,
    Há sempre um dia na semana para a "asneira", senão não se aguenta mesmo!
    eu sou louca por cogumelos recheados e este recheio deixou-me mesmo a salivar :) beijinhos e força :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, tem mesmo que haver o dia da asneira!LOL:D
      Obrigada pela força, querida e um grande beijinho para ti:)

      Eliminar
  23. Alice, vim conhecer sua cozinha e vi maravilhas...adorei....
    Quando tiver um tempo dá uma passada no meu cantinho...será muito bem vinda...
    bjs
    Aninha
    www.anaclaudianacozinha.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana Cláudia, muito obrigada pela visita:)
      Irei visitar o teu cantinho sim, com muito prazer!
      Beijinhos:)

      Eliminar
  24. Muito, muito, muito bom aspecto tenho definitivamente de fazer cá em casa.
    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Lipa, experimenta, ficam mesmo bons:)
      Beijocas!

      Eliminar
  25. Que delícia! Adoro cogumelos e estes ficaram no olho!
    Beijinhos
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  26. Querida Alice,
    Como é que a menina quer emagrecer com uma cozinha e umas mãozinhas que são uma maravilha?!... Assim não há quem resista...!
    5 estrelas; estes cogumelos!!!
    Beijinho dietético

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Até corei :))
      Obrigada querida e um grande beijinho dietético também para ti! :D

      Eliminar
  27. Logo eu que adoro cogumelos tenho um "gajo" em casa que nem o cheiro lhes pode sentir......ele nem sabe aquilo que perde!
    Adorei a sugestão e ainda mais a mistura dos ingredientes.

    Beijinhos e bom fim de semana :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha que pena, o meu pai também é assim... Eles é que perdem, não é?:D
      Beijinhos e bom fim de semana também para ti:)

      Eliminar
  28. Querida Alice,
    como eu te percebo! Os quilitos a mais teimam em resistir mas vais ver, somos mais fortes que eles! Temos é de ter paciência e comer saudavelmente mas dando a nós próprios um miminho de vez em quando.
    E tu mereces linda! Todos os mimos do mundo :)
    E depois há refeições como estas, saudáveis e que nos deixam completamente a salivar! Adorei os teus portobellos. Depois de uns cogumelos destes quem pensa em chocolates? Eu não.
    Vais ver, o sol voltará em breve :)
    Um beijinho grande querida vizinha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ginjinha linda, muito obrigada pelas tuas palavras, amiga, és sempre uma querida:)
      Fico muito feliz com o carinho que me deixas sempre, é impossível não abrir um sorriso rasgado!
      Um grande beijinho também para ti querida vizinha:)

      Eliminar
  29. Alice, guapa, que maravilla de plato has preparado. Debe ser una delicia con todas esas verduras. Un besazo y feliz fin de semana.
    cosicasdulces.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria, muchas gracias, guapa:))
      Un besito e feliz fim de semana também para ti:)

      Eliminar
  30. Obrigada querida:)
    Beijinhos e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  31. Alice,
    Adorei a tua visitinha e o teu comentário.
    Claro que vim logo retribuir a visita e fiquei com os olhos em bico com estes cogumelos!!!
    Bem o que me vale é que já jantei...
    Um dia destes lá tenho que experimentar a receita, pois ficou gravada na minha mente :)
    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Delicodoce:)
      Se experimentares, depois conta como correu!
      Beijinhos!

      Eliminar
  32. Querida Alice, te compreendo muito bem, estou tal e qual voce, tem dias que pareço as 4 estações do ano, ora frio, ora calor, ora vento, ora chuva, e meus sentimentos andam assim à turbilhões, mas nada que uma refeição deliciosa dessa, para acalmar-me os ânimos alterados. Esses cogumelos recheados me encheram de alegria e bom humor, acredite. Ficaram certamente deliciosos e com um belíssimo visual. Bjos ótimo final de semana

    ResponderEliminar
  33. ISto é uma verdadeira delicia! A combinação do grande cogumelo com o recheio funciona muito bem :)

    Quanto às mudanças que falas, realmente é mesmo injusto, mas temos que ir gerindo isso bem :) Mas deixa lá, há que aproveitar as coisas boas da vida :) Como estas por exemplo ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Diogo:)
      Pois é, pelo menos vamos tentando aproveitar as coisas boas da vida, para ver se o resto fica esquecido!!:))
      Beijinhos!

      Eliminar
  34. Olá Alice, ora aí está algo que nunca cozinhei: portobellos. A verdade é que fazem um vistão em qualquer mesa e com esse recheio devem estar de comer compulsivamente :) Quanto ao "mau feitio", este mix de tempo desiquilibrado com dieta à mistura deita abaixo qualquer um, mas acredito que a menina Alice é capaz de lhe fazer frente... certo?? ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai Cristina, eu bem me esforço...!:)
      Obrigada pelo carinho:)
      Beijinhos!

      Eliminar
  35. Olá Alice ! Não conhecia esta receita. Que bonitas, e ficaram deliciosas !
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Moranguetes, são mesmo deliciosos este cogumelos recheados, dão tanto para servir como entrada, como prato principal:)
      Beijinhos!

      Eliminar
  36. Lindos.. =) parabéns.. eles tem uma cara ótimo. Parabéns pelo espaço, é um charme. =)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Andréa, fico feliz por teres gostado:)
      Beijinhos!

      Eliminar
  37. Alicia, un plato excelente, me encanta.
    Besitos.

    ResponderEliminar
  38. Que aspecto delicioso Alice.
    Optima sugestão.

    Bjs

    ResponderEliminar
  39. MINHA AMIGA,
    TUDO BEM POR AÍ?

    TENHA UMA SEMANA ABENÇOADA!
    BEIJOS ♥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi amiga, obrigada pela preocupação, só ando com um pouquinho de falta de tempo:)
      Um beijinho grande e um resto de semana maravilhoso para vc também!:)

      Eliminar
  40. Contar até 10 não sei se resulta mas sorrir perante as adversidades é sem dúvida uma excelente arma...
    A tua alteração de humor deixou-me um ar malandreco a baloiçar nos lábios ;)
    A tua distracção calórica é bem apetitosa (acho que depois do que tenho comido nesta última semana é mesmo uma T E N T A Ç Ã O.
    Beijinho sorridente

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :)
      Obrigada pelas tuas palavras querida Mané, sem dúvida que sorrir é sempre o melhor remédio:)
      Espero que agora já andes a "matar" as fomes com comidinhas reconfortantes...!
      Beijinhos grande para ti e bom fim de semana:)

      Eliminar
  41. Querida Alice,
    Dieta é meio caminho andado para que o humor ande completamente alterado mas, acredito piamente que, com estes cogumelos, recheados de tantos ingredientes maravilhosos, o humor deve ter estado no máximo, pelo menos por um dia...?? :)))!!
    Força e perseverança e os resultados aparecerão. Eu também devia fazer uma enorme dieta, mas como quero resultados em 2 dias, máximo e não os tenho (claro), desisto logo e então, admiro imenso quem consegue ser perseverante!!
    Beijinhos grandes e bom fim de semana,
    Lia.

    ResponderEliminar
  42. MINHA DOCE E QUERIDA AMIGA,
    DESEJO-LHE UM FINAL DE SEMANA ABENÇOADO JUNTO A SUA FAMÍLIA!
    VOLTE LOGO COM SUAS RECEITAS DELICIOSAS, JÁ ESTAMOS COM SAUDADES!

    BEIJOS,
    ANDRÉA ♥

    ResponderEliminar
  43. Olá Alice,
    ainda bem bem que fez uns cogumelos assim fantásticos... todo só gostamos só de olhar para eles!
    Bjs

    ResponderEliminar
  44. Como te entendo :(
    Também estou nessa fase... as dietas não são nada fáceis e enerva saber que os kilos a mais tem mais facilidade em entrar do que em sair lol

    A receita é bem apropriada, gostei e obrigada pela partilha pois também estou a precisar :)

    Bjokas e boa semana

    ResponderEliminar
  45. Espero que estejas bem minha querida amiga!
    Um beijinho grande.
    Estou com saudadinhas :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha linda, estou bem, obrigada pela preocupação, só um pouquinho aflita de tempo...
      Um grande beijinho, querida Ginjinha, sei que estou em falta, mas nunca me esqueço e quero muito resolver isso!:))

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...