sábado, 12 de maio de 2012

Salteado de Frango com Cogumelos, Vegetais e Sementes

Estou a precisar de fazer uma dieta. Não que me apeteça, só de formular a palavra já sinto os apetites a assolarem-me galopantemente...
Mas ouvi dizer que não tarda estamos no verão e todas as asneiras que andei a fazer na bela época dos casacos até ao joelho, escondendo discretamente coisas que prefiro guardar só para mim, vão começar a evidenciar-se.
Pois é, eu confesso que cedi a muitas tentações e fui protagonista de vários episódios de lambarice durante esse belo período de outono e inverno.
E é assim, agarrada a este pensamento cruel, com uma força de vontade muito piriclitante, qual malabarista atravessando uma corda esticada a 10 metros de altura,  que estou a enfrentar mais um fim de semana, fazendo um esforço brutal para não me lançar à cozinha e desatar a fazer as coisinhas boas que nestes dias tanto apetecem!!!
Mas portei-me bem nos últimos dois dias!:D

Ingredientes (1 pessoa):
1 peito de frango
150g de cogumelos
!/2 cebola
1 dente de alho
1 folha de louro
azeite q.b.
sal e pimenta preta acabada de moer q.b.
1/2 courgette pequena
1 mão cheia de ervilhas tortas
1 punhado de espinafres
2 ou 3 raminhos de bróculos
1 mão cheia de feijão verde redondo
tomilho seco q.b.
orégãos secos q.b.
1 colher de sopa de molho inglês
1 colher de sopa de sementes de abóbora
1 colher de sopa de sementes de sésamo

Corte o peito de frango em pedaços.
Num wok, ou frigideira anti-aderente, aqueça um fio de azeite e refogue a cebola descascada e picada e o alho, também descascado e picado. Junte a folha de louro e assim que a cebola estiver a ficar translúcida, adicione os pedaços de frango. Tempere de sal, pimenta preta acabada de moer, tomilho seco, orégãos secos e deixe a carne ganhar cor de forma uniforme.
Corte a courgette em rodelas e quartos e acrescente-a ao preparado, juntamente com as ervilhas tortas, os espinafres, os bróculos e o feijão verde. Junte também os cogumelos. Rectifique os temperos e regue com o molho inglês. Se necessário, refresque com um pouco de vinho branco, mas como eu usei alguns dos legumes congelados, não precisei.
Deixe cozinhar até a carne estar completamente cozinhada e os legumes macios.
Entretanto, numa frigideira anti-aderente leve a tostar ligeiramente as sementes e reserve.
Sirva o salteado de imediato polvilhado com as sementes tostadas.

Bom apetite!

25 comentários:

  1. Alice guapa que plato mas delicioso y sano has preparado, me ha encantado y su color verde es precioso. Un beso muy grande amiga
    cosicasdulces.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Eu tbm tenho problemas com regime.logo tenho ideias saltitantes de coisas gostosas para fazer.
    beijos
    boracozinhar-lu.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. bem eu tb estou como tu nestes dias de festa nao parei mas vou ter mesmo que fazer dieta rsrs gostei mt da tua suguestao mt boa bjs

    ResponderEliminar
  4. Ai Alice nem me fales em dieta! Sinto o mesmo que tu, é um fenómeno muito estranho, assim que me imagino condicionada no que posso comer fico com um apetite ainda mais voraz :))) Eu ando a compensar a boa boca com umas idas ao ginásio que me matam dias a fio, mas para fechá-la ainda vai ser preciso... mais um mês, quando estivermos mesmo em cima do Verão ehehehe De qualquer das formas, o teu salteado está tão, tão a minha cara... não lhe mudava uma vírgula ;)

    ResponderEliminar
  5. Que bom aspeto! Nem parece sacrifício!!

    ResponderEliminar
  6. Olá Alice! Sua salada ficou muito bonita e saudável. Dieta é sempre difícil não é? Também gostaria de fazer mas agora chegando o friozinho aqui no Brasil, só de pensar já me dá fome, hehehe :)

    ResponderEliminar
  7. Que deliciosa sugestão Alice, também preciso seguir minha dieta que as vezes sai da linha. Adoro legumes, e isso é um ponto a favor para o seguimento da minha dieta, esse prato ficou muito rico, delicioso certamente e bem nutritivo. Adorei. Bjos um excelente domingo

    ResponderEliminar
  8. É díficil, como eu te percebo, tenho 5kg agarrados ao rabo que não querem sair. Mas o calor comigo tem um efeito fantástico, perco apetite, só me apetece água, fruta e saladas. E sobrmesas claro :) afinal preciso de umas calorias para enfrentar o dia, mas perco sempre peso no verão. Tenho sempre gelatina pronta para os ataques de gula, funciona e ultimamente até a acho mais doce que o habitual. Eu aconselho a refeições bem coloridas, e coloca em taças de vidro, se tiveres é claro, torna tudo mais atraente.

    ResponderEliminar
  9. Pensar em dieta é sempre dramático :(
    Infelizmente também comecei a fazer mas por motivos de saúde. De qualquer forma obrigada por mais esta ideia... é sempre bom ter alternativas :)

    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  10. Assim que começa a ficar mais calor as mulheres tendem a pensar todas no mesmo :)
    Gostei da tua sugestão, tem um aspecto bem saudável!

    ResponderEliminar
  11. Minha querida Alice,
    só a palavra dieta causa arrepios e é quase um drama... :)
    O Inverno pede comidas mais reconfortantes e substanciais, muito chocolate (ai, que gula só de falar nele) e é natural aumentarmos as nossas reservas LOL
    Mas agora vem o calor e estas comidinhas mais leves, as saladas coloridas e os vegetais até parecem saber melhor :) Por isso sei que não vais ter dificuldade em fazer esse esforço. Eu pelo menos olho para o teu frango cheio de vegetais e sementes e ate tenho mais vontade de o comer que um brownie carregado de manteiga.
    As refeições coloridas e saudáveis são deliciosas. Vais chegar ao Verão linda!
    Um beijinho minha querida.

    ResponderEliminar
  12. já somos 2! mas eu já nem tento :P dietas que não se possa comer nada já nem vejo! agora é mais caminhadas e comidinha boa e saudável! Acho que vais muito bem com este prato delicioso e saudável! Isto sim, é que é uam dieta à maneira! beijinho

    ResponderEliminar
  13. Ora cá está uma receita simples e saudavel e muito convidativa...Humm acho que fazia do lanche um jantar já...
    Bjs

    ResponderEliminar
  14. Olá Alice, é verdade, está a chegar a época das dores de cabeça, para todas nós:)
    Gostei muito do teu prato, muito saudável e atraente.
    Um beijinho e uma boa semana.

    ResponderEliminar
  15. UM SALTEADO COM INGREDIENTES QUE ME AGRADAM.
    UMA REFEIÇÃO DELICIOSA.
    TENHO UM MIMO PARA TI NO MEU BLOG ,CASO QUEIRAS ACEITAR.
    BJS

    ResponderEliminar
  16. Custa tanto. Também ando a tentar portar-me bem. Durante a semana, até consigo. O pior é o fim de semana. Comer é tão bom! De qualquer maneira, acho que estás no bom caminho. Esta salada é saudável e apetece comer.
    Beijinhos,
    Ilídia

    ResponderEliminar
  17. Alice....
    não sei não ;)
    Se fazes dieta o que é que vais partilhar connosco??
    O teu "ai que me apetece mais qq coisinha"??
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  18. QUERIDA ALICE,
    FAZER DIETAS É SEMPRE BOM POIS A NOSSA SAÚDE AGRADECE, RSRS. ACHO QUE PODEMOS COMER DE TUDO UM POUCO SEM EXAGEROS, ESTE PRATO FICOU SUPER APETITOSO RICO E SABOROSO! SEJA NO CALOR OU INVERNO, QUALQUER ESTAÇÃO DO ANO NÃO DISPENSO SALADAS SEJA ELAS DE FRUTAS, VERDURAS, LEGUMES EM GERAL ELAS FAZEM BEM À SAÚDE E HIDRATAM O NOSSO CORPO.

    TENHA UMA SEMANA ABENÇOADA!
    BJS ♥

    ResponderEliminar
  19. Gostei muito desta sugestão, pois acho que passamos a vida a tentar fazer dieta! :P

    ResponderEliminar
  20. Olá linda, tudo bem?
    Pois é, está a chegar o tempo em que gostaríamos que nada do que comemos tivesse ficado tão juntinho a nós....ihihih
    Eu também já penso nela...não és a única que sente arrepios lol
    Gostei imenso deste teu pratinho tão colorido e tão saudável! Tenho a certeza que te soube deliciosamente bem e que, com receitas assim, rapidinho alcanças o teu objectivo! Comidinhas de wok cheias de legumes são tão boas e também "nossas amigas" :) Vais ver que lhe ganhas o gosto e não queres outra coisa... :)
    Beijinho grande amiga e tem uma linda semana!

    ResponderEliminar
  21. Gosto deste prato Alice. Só não gosto que estejas de dieta. Pelo menos que seja uma coisa bem rápida. Ainda assim é sempre uma surpresa boa vir aqui, com ou sem restrições calóricas :)

    ResponderEliminar
  22. Pois esta receita (em substituição das tais "comidinhas" que fez no Outono/Inverno),até é bastante boa e saborosa.
    Para mim entendo dieta como algo radical: a supressão de quase tudo quanto nos dá prazer comer no dia e dia, que passados uns dias se torna algo assustador pois gostamos de ver resultados rápidos- e muitas vezes eles tardam em chegar- de tal modo que a minha dieta acaba tão depressa como começou.
    Até tenho bastante cuidado com a escolha dos alimentos. Raramente há fritos, alimentos com gordura ... há sempre sopa e muitas saladas e vegetais.
    Mas ninguém engorda cá em casa ... todos menos eu!
    (mas também ninguém teve filhos senão eu....)
    A mim até o ar me faz inchar!
    E se meia dúzia de quilos aparecem num instante, dar cabo deles é que é mesmo um grande e incontornável problema.
    Dieta tem de ser todos os dias do ano e não apenas em épocas especiais ou quando o tempo quente começa a despontar. Não tenho engordado muito há alguns anos, mas se tivesse menos 5 kg não se perdia nada!
    beijos
    desejo uma ótima semana

    ResponderEliminar
  23. Muito obrigada a todas pela solidariedade e apoio nesta luta tão ingrata, realmente quando se pensa em dieta, pensa-se em sacrifício e privação, mas não tem que ser assim!
    Eu ganhei uns quilinhos acumulados com muito amor (eheheh), mas agora tenho que inverter o processo, caso contrário corro o risco de ir a rebolar para a praia!:D
    Um enorme beijinho para vocês e mais uma vez muito obrigada pelas palavras que tão simpaticamente aqui me deixaram!

    ResponderEliminar
  24. Ai alice...,
    Dieta é algo que por estas bandas também era mais que necessário, mas só de pensar ou verbalizar a palavra, já me apetece ir para a cozinha fazer bolos...
    Este prato, com ou sem dieta, ficou lindo e super apetitoso!
    Beijinhos grandes,
    Lia.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...