segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Tarte de Marmelo e Maçã com Amêndoas

Não sou grande fã de marmelada... Nem nunca fui, aliás.
Ainda me lembro da hora do lanche na minha escola, em que me depositavam na frente um prato com uma fatia de pão barrado com uma infeliz camada de marmelada... Não foram poucas as vezes em que essa fatia acabou sorrateiramente semeada debaixo da mesa da cantina. E não foram poucas as vezes em que acabei muito chorosa por ter que engolir o malfadado pão perante o olhar reprovador da professora.
Por esse motivo dei comigo a matutar para com os meus botões, por que razão teria eu trazido aquela "sacada" de marmelos do mercado para casa... Eles são lindos, são... Mas se eu não gosto de marmelada...!!!

O tempo frio exige forno ligado e cheiro a bolo pela casa. E eu decidi fazer-lhe a vontade e fiz esta tarte, uma pequena maravilha saboreada num dia em que o sol sorriu e por momentos abraçou com os seus doces raios um dia pleno de outono:)
Ingredientes:
Massa areada:
300g de farinha (com fermento)
140g de margarina à temperatura ambiente
60g de açúcar
60g de água gelada (ou um pouco mais)
1 pitada de sal

Recheio:
4 marmelos grandes
8 colheres de sopa de açúcar amarelo
2 paus de canela
1/2 limão - casca e sumo
100ml água
250ml (1 copo) de vinho moscatel
2 ou 3 maçãs
canela em pó q.b. para polvilhar
1 colher de sopa de açúcar para polvilhar
amêndoas palitadas q.b. para polvilhar



Coloque a farinha numa taça juntamente com a margarina em cubinhos e com a ponta dos dedos misture e ligue bem. Acrescente o açúcar, a água e o sal e envolva bem até formar uma bola.
Envolva em película aderente e leve ao frigorífico durante pelo menos 30 minutos.
(Pode também utilizar um processador de alimentos: coloque a farinha e a margarina no copo e bata. Junte o açúcar, o sal e ligue novamente o processador. Pela chaminé, sem parar de bater, deite a água. A massa forma muito rapidamente uma bola e está pronta.)

Ligue o forno a 170ºC.

Descasque e corte os marmelos em cubos pequenos. Coloque-os num tacho juntamente com os paus de canela, o açúcar amarelo, a casca de meio limão e regue com o sumo deste.
Leve ao lume, acrescente a água e deixe levantar fervura. Assim que começar a ferver adicione o moscatel e deixe cozer até os marmelos ficarem cozidos (moles mas sem se desfazerem) e o líquido ficar reduzido até se transformar numa espécie de xarope caramelizado com a fruta. Reserve.

Unte uma tarteira de fundo amovível com manteiga.
Retire a massa do frigorífico e numa superfície enfarinhada estenda-a. Eu faço-o com a ajuda de película aderente: coloco sobre a massa uma folha e assim o rolo não cola e é mais fácil estendê-la.
Forre a tarteira com a massa e se necessário apare o excedente (eu não precisei, gosto de saborear a massa areada, parece bolacha!).
Pique o fundo com um garfo e coloque no frigorífico mais 10 minutos (todo este processo se faz enquanto a fruta coze, portanto não há grandes perdas de tempo).

Recheie a massa com o preparado caramelizado de marmelos e cubra-o com fatias fininhas de maçã descascada. Polvilhe com a colher de sopa de açúcar, canela em pó a gosto e com a amêndoa palitada.
Leve ao forno cerca de 40 minutos, até a massa e a maçã estarem cozidas.

Esta tarte ficou maravilhosa, fez um enorme sucesso num almoço de família:)

São servidos desta fatia? :)

*Queria ainda pedir a todos desculpa pela minha ausência dos vossos blogues, tem sido complicado gerir o meu tempo e acabo por não vos conseguir visitar tanto quanto gostaria... Mas estou a tentar movimentar terras para alterar isso e espero em breve voltar a ser "cliente" assídua nas vossas casas!

35 comentários:

  1. Olá querida Alice, é sempre um gosto ver-te de novo, ler os teus textos e deliciosas receitas. Assim como olhar esta deliciosa tarte:)
    Também eu, ando numa fase de mais trabalho, o que me impede de visitar e comentar nas cozinhas das amigas. Vai passar :)
    Beijinhos grandes.

    ResponderEliminar
  2. Essa tarte ficou linda,nunca comi marmelos mas acho que ia gostar da tarte.
    boa semana
    bjs

    ResponderEliminar
  3. Querida Alice,
    Antes de mais não te preocupes de não me visitares sempre que desejas, pois eu sei como é a falta de tempo.
    Mais vale uma visita com tempo e dedicação do que muitas a correr :)
    Quanto à tua tarte está com um aspeto delicioso e as fotografias estão super sugestivas.
    Diria mesmo lindas!!!
    O desejo de uma ótima semana e beijinho.

    ResponderEliminar
  4. Querida Alice,

    Que delicioso destino deste aos lindos marmelos ! :)

    A tarte está esplêndida, queria essa fatia agora para acompanhar o meu cafézinho da noite, ficou fabulosa !

    Adorei muitissimo as fotos, amiga, estás de parabéns, já tinha saudades de te ler ! :)

    Um beijinho grande

    Isabel

    ResponderEliminar
  5. Alice querida, ao contrário de voce, sempre gostei de marmelada, no pão quando pequena e serviam na cantina, eu os devorava. Assim como devoraria com imenso prazer uma fatia generosa dessa linda tarte. Adorei, para mim, está divinal. Bjocas uma linda semana

    ResponderEliminar
  6. Olá vizinha!!! Já tinha saudades de passar por aqui...
    Que bonita tarte venho encontrar! E imagino que devia estar deliciosa!! Com a tua descrição lembrei-me dos meus próprios lanches!
    Que saudades dos tempos sem preocupações :))
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  7. Ora aqui está uma optima sugestão, eu ao contrário de ti ADORO marmelada mas poucos marmelos aparecem cá por casa.. Adorei a tua sugestão e não te preocupes com a ausencia a vida é mesmo assim, por vezes faltam-nos mais umas horinhas aos dias :)! beijos

    ResponderEliminar
  8. Olá Alice,
    Apesar de não gostares de marmelada conseguiste dar uma utilidade optima aos marmelos e esta tua tarte ficou linda! que bem deve saber agora nos dias de Inverno com uma chavena de chá :)
    um beijinho,
    Margarida

    ResponderEliminar
  9. Olá
    Era impossível não fazer sucesso, com esse aspecto fantástico! Ficou linda e tão apetitosa... não sou fã de marmelos e adorava dar um dentada!

    Beijinhos,
    Marisa
    http://sweetmykitchen.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. Olá Alice,
    Eu também não gosto de marmelada, nada mesmo. Mas a tarte ficou linda e com um aspecto bem apetitosa :)

    Bons cozinhados! *
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Já eu adoro marmelada, e esta tarte ia fazer-me tãoo feliz agora :)...
    Ficou mesmo linda!!
    um beijinho querida

    ResponderEliminar
  12. Estou a visitar alguns blogs, e tive o privilégio de encontrar o seu, vi na pagina inicial o que escreveu, e como gostei folheei mais algumas páginas e fiquei maravilhado pelo que vi e li.
    Dou-lhe os parabéns, mas queria deixar um apelo continue assim dando sempre o melhor, boas mensagens, bons temas. Gosto de escrever, mas também gosto de ler bons temas, por isso é que parei aqui.
    Meu nome é: António Batalha.
    Sou um servo de Deus,e deixo aqui a minha bênção,que haja paz,amor na sua vida, muita saúde e felicidade.
    PS. Se desejar seguir meu blog faça-o de forma a que eu possa seguir o seu blog também.

    ResponderEliminar
  13. Olá minha linda Alice :)
    Eu adoro marmelada, barrar em torradas já com manteiga...que delícia tem sido ao pequeno-almoço!!
    Mas os marmelos servem para muito mais que marmelada :) Também ficam tão bons assados a acompanhar carnes, não é? E perfeitos em bolos, crumbles e tartes, como esta tua. Linda e perfeita, banhada por uns raios de sol outonais. Cheira mesmo a esta época, aos produtos da estação e eu adoro essa combinação que fizeste com marmelo, maçã, amêndoa e canela. Só pode ter feito sucesso!
    Um beijinho querida.

    ResponderEliminar
  14. Minha doce Alice, tal como tu, detestava marmelada em miuda. Agora depois de adulta aprendi a gostar, ate porque o meu filho mais guloso adora tudo com marmelada e marmelada com tudo. Por isso, fico bem justificado o facto de levar imediatamente esta tua receita para fazer ca em casa ja no proximo domingo ;)
    Beijinhos e obrigada pela partilha, minha querida.
    Maria

    ResponderEliminar
  15. adoro maça para mim essa tarte esta 5* mt bonita ja comia bem essa fatia bjs

    ResponderEliminar
  16. Já eu não posso dizer o mesmo, adoro marmelada, mas só feita em casa=) mas esta é uma excelente sugestão para variar um bocadinho ao tradicional uso dos marmelos, que por acaso nunca provei sem ser em marmelada! Parece-me muito boa=) beijinhos

    ResponderEliminar
  17. Eu cá adoro marmelada, e ia adorar esta bela combinação de marmelos com maçã!

    A tarte ficou perfeita :)

    ResponderEliminar
  18. Querida amiga, que tarta mas fantastica, se ve una base y un relleno espectacular, me ha encantado. Un beso muy grande preciosa

    ResponderEliminar
  19. Alice, que bela tarte. Só tenho pena que seja necessário comer um boi pela perna para fatiar os marmelos, caso contrário utilizá-los-ia muito mais vezes. Já anotei esta tua sugestão para a próxima saca de marmelos :)

    ResponderEliminar
  20. Querida Alice...
    Fizeste lembrar-me a minha infância e as birras com a professora!
    "Eu prefiro leite simples, não gosto com chocolate"..."Hoje bebe tudo com chocolate" e eu chorava, chorava! "Enquanto não beberes não sais da cantina"! E nesse dia fui salva pelo meu avô! Chegou para me ir buscar e eu muito chorona... Até que ele meteu na cabeça das senhoras que se as crianças preferiam leite simples porquê dar-lhes com chocolate que fazia pior? Lá fui com uma autorização da mãe para beber leite simples para sempre!
    A marmelada era igual, mas essa ia para baixo da mesa (a minha e a de muitos outros), mas não era por não gostar de marmelada, que sempre gostei da da minha avó, mas aquela era horrível, dura, super doce!!!
    Também fui apanhada e obrigada a comer mais do que uma vez! Mas pronto!
    Que giro lembrar estes momentos!
    Quanto à tua tarte PERFEITA! Está mesmo bonita e deu-me uma vontade de a atacar :)
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  21. Prefiro o marmelo à marmelada, mesmo amargoso eu gosto! A tua tarte deve ter ficado fantástica!!

    ResponderEliminar
  22. também não gosto muito de marmelada, portanto marmelos em versão tarte devem ser bem melhores.
    Está linda:)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  23. Alice, que boa e bonita tarte! Também nunca liguei muito a marmelada, já não como há anos!
    Beijinhos, boa sexta!
    Madalena

    ResponderEliminar
  24. Só as fotografias estão divinais, pela receita imagino a tarte. :)

    ResponderEliminar
  25. Querida Alice,
    eu tenho trauma de maracujá, na minha infância comi tanto que
    passei mal, hoje até o cheiro me faz mal, o meu filho adora
    maracujá.
    Aqui não tem marmelos, a fruta parece uma pera.
    Sua torta ficou linda e pelos ingredientes uma delícia!

    Beijos, bom fds!

    ResponderEliminar
  26. Já gostei menos, já gostei mais, agora simplesmente gosto de marmelada.
    Depois desse trauma infantil, não é de admirar que... :D
    Mas esta tarte esta qualquer coisa, um aspcto delicioso.
    Sou servido dessa fatia sim senhor. ;)
    Beijinhos

    Jota
    http://searchncook.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  27. Podes não gostar de marmelada mas esta tatre está divinal e cura qq um

    ResponderEliminar
  28. Pois eu adoro marmelada! Como mesmo à fatia, sem mais nada.....
    Mas uma fatia dessa tarte com uma chávena de chá....perfeito para um fim de tarde.....

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  29. Esta tarte acertou em cheio, ando com um enorme vício em amêndoas e marmelada!! Gostei muito da combinação ;)
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  30. Muito obrigada a todos pelos vossos comentários sempre tão cheios de carinho!!
    Adoro ler as vossas opiniões, é sempre com um enorme sorriso que o faço:)
    Um grande beijinho!

    ResponderEliminar
  31. Olá ALice! Também não sou fã de marmelada! Mas sabe que essa sua tarte me deu vontade de dar uma chance novamente à ela? Que bela tarte! Um beijo, Paula

    ResponderEliminar
  32. Olá, Alice! Eu gosto muito de marmelos, por isso acho que esta tarte deve ser uma pequena grande maravilha!
    Bjs
    Paula

    ResponderEliminar
  33. Eu nunca gostei de marmelada, acho que, como outras coisas, é um gosto que se adquire depois de certa idade, pois agora adoro marmelada e especialmente, com queijos e chutneys...
    Adoro a tua tarte e os sabores conjugados e utilizados são divinos e o resultado final, como sempre, 5*****!!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...