terça-feira, 21 de fevereiro de 2012
Bacalhau com Crosta de Broa
Falta-me tempo. O dia é feito de correrias, a noite surge num instante e num instante se transforma em dia... E o dia é novamente um corrupio. Não tenho tempo outra vez. Faço planos, elaboro esquemas a revejo objectivos.
- Mas como? - Hoje acordei e já é depois de amanhã... E amanhã sei que já será para a semana... Numa roda viva e furiosa de rotinas, acabo por não me conseguir libertar deste carrossel de minutos, horas, dias e meses... E eu que ainda não fiz aquilo... Quero que pare. Que o tempo me dê tempo de fazer aquilo que ainda não tive tempo de fazer... Que me dê tempo para conseguirmos ter os dois tempo... Porque a vida continua a correr e eu ainda tenho tudo por fazer...
Ingredientes (4 a 6 pessoas):
4 postas de bacalhau demolhadas
cerca de 8 batatas médias
1 boa cebola
5 ou 6 dentes de alho
1 folha de louro
2 tomates chucha madurinhos
3 ovos
1/4 de uma broa de milho
azeite q.b.
1 ramo de salsa
sal e pimenta preta acabada de moer q.b.
Coza o bacalhau, limpe-o de peles e espinhas, lasque-o e reserve. Coza também os ovos, descasque-os e reserve. Descasque as batatas, corte-as em rodelas grossas e escalde-as em água a ferver sem as deixar cozer por completo. Retire-as e leve-as a dourar numa frigideira com azeite bem quente. Tempere-as de sal e disponha-as no fundo de um pirex por forma a cobri-lo por completo. Num tacho largo coloque uma boa porção de azeite, junte o louro e frite a cebola, previamente descascada e cortada em meias luas fininhas e 4 ou 5 dentes de alho, também descascados e laminados. Quando a cebola começar a amolecer junte o tomate em pedaços (se quiser limpe-o de peles e sementes, mas eu não o fiz) e deixe murchar um pouco. Adicione de seguida o bacalhau, envolva bem, tempere com pimenta preta acabada de moer e junte metade da salsa picada.
Deite este preparado sobre as batatas e cubra com os ovos cozidos cortados em rodelas (eu coloquei mais um pouquinho de pimenta preta sobre cada rodela de ovo e uma pitada de sal fino). Regue tudo com um fio de azeite.
Desfaça a broa retirando a côdea e coloque-a numa picadora juntamente com 1 dente de alho descascado, a restante salsa e um fio de azeite. Pique tudo muito bem e deite sobre o bacalhau, regando com mais um fio de azeite. Leve ao forno pré-aquecido a 200º até a broa ficar douradinha.
Sirva de imediato.
Bom Apetite!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Olá Alice minha querida tudo bem? Espero que estejas a curtir bem o Carnaval...o teu bacalhau ficou para além de bom 5*****
ResponderEliminarUm beijinho muito grande e um resto de um bom Carnaval:))
Olá Alice, cheguei com tempo:)
ResponderEliminarEste, é dos meus pratos preferidos de bacalhau,
o prazer deste prato,começa ainda no forno, quando o cheiro da broa aromatizada pelos alhos invade a cozinha, aiii...que delicia!
Beijinhos.
Humm!!! O bacalhau é sempre bem vindo cá em casa e feito dessa forma é delicioso :)
ResponderEliminarBjokas
O tempo perguntou ao tempo quanto tempo o tempo tinha e o tempo respondeu ao tempo que não tinha tempo para nada :p
ResponderEliminarAinda assim, tiveste tempo para preparar um belissimo bacalhau com broa (que bem me sabia!)
A tua sugestão é mesmo apetitosa.
ResponderEliminarO bacalhau é um ingrediente que se presta a imensas receitas deliciosas.
Que delicia Alice :) adoro a versatilidade do bacalhau, é fenomenal!
ResponderEliminarBeijinhos MissB
http://arcoirisnacozinha.blogspot.com/
UM BACALHAU BEM DELICIOSO, GOSTO MUITO DA COMBINAÇÃO BACALHAU E BROA.
ResponderEliminarFICOU 5*
BJS
Olá minha querida Alice! Sei bem o que sentes, também vivo o mesmo. O tempo passa depressa demais e parece que não o acompanho...Num instante já tenho quase 30 anos,e não parece nada. Falta sempre mais tempo para tudo, os dias deveriam ser bem maiores :)
ResponderEliminarGostei imenso do teu bacalhau com broa, adoro essa crosta douradinha. E gostei dos tomates lá pelo meio a dar sabor e cor. Um apetitoso bacalhau :)
Um beijinho.
Alice, cá em casa o bacalhau é sempre bem vindo.
ResponderEliminarO teu ficou com um aspecto delicioso.
Beijinhos
Olá Alice :)
ResponderEliminarO tempo foge por entre os dedos e não há mesmo forma de o parar...apenas aproveitá-lo da melhor forma, registar bem os melhores momentos e guardá-los bem, pois mesmo que passem depressa a memória guarda-os para nós...este foi mesmo um belo momento que tu registaste, um bacalhau maravilhoso com a broa que eu tanto gosto...está com um aspecto mesmo convidativo e a esta hora podia mesmo ser o meu almocinho ;) Gostei muito da receita, com tomate nunca fiz mas gostei da ideia!
Um grande beijinho querida e boa 4ª feira!
Um bacalhau esplêndido, Alice!
ResponderEliminarSem dúvida que é um prato muito versátil!
Bjocas
Obrigada a todas pelos simpáticos comentários:) Ultimamente ando com esta sensação de que o tempo me anda a fugir, mas vou tentando contrariá-lo com momentos simples em que podemos parar e saborear um bom prato! Este bacalhau conseguiu proporcionar um desses momentos, abrandando o nosso mundo à medida que fomos degustando a bela refeição:)
ResponderEliminarBeijinhos!
Olá Alice,
ResponderEliminarQue deliciosa refeição.Gostei desse bacalhau.
Não conhecia teu blog mas gostei e vou voltar.Convido-te a visitares o meu recanto, aguardo por ti obrigado.
Um bjinho
Olá Mary, obrigada pela visita e comentário tão simpático! Irei visitar-te sim:)
EliminarBeijinhos
Querida Alice me encanta tu blog, y todo lo relacionado con Portugal, acabo de volver este puente de tu pais , de Viana do Castelo y de Ponte de Lima, he venido fascinada de tu pais, y me he traido una hoja de bacalao, y lo voy a prepara con esta apetitosa receta, te invito a conocer mi blog, y me quedo de seguidora.http://unospicanyotrosno.blogspot.com/2012/02/forum-gastronomico-santiago.html#comment-form
ResponderEliminarOlá Sopa Boba:) Muito obrigada pela simpatia e visita, fico muito feliz por saber que gostaste de Portugal e do meu blogue:)
EliminarIrei visitar-te também:)
Beijinhos
Alice,
ResponderEliminarfico a sonhar com o bacalhau, n é coisa que tenha aqui.
E... aprendi que a única coisa que temos é tempo. Não estamos doentes, ainda somos novos, tempo não nos falta, é uma questão de organizarmos o que realmente queremos e precisamos de fazer.
bjs e bom fim-de-semana
Olá Ana:)
EliminarTens razão, visto por esse prisma sim, temos saúde e juventude portanto temos tempo... E devemos sempre arranjar tempo para o que nos é mais importante! Ultimamente parece que o tempo me foge e não consigo ver nada feito, os dias são pequeninos demais e passam depressa demais, mas como tu dizes, tenho que parar e organizar-me!!:)
O bacalhauzinho é pena, que é tão bom! Tens que te vingar quando vens a Portugal e tentar levar o máximo dele contigo na mala para ir matando um bocadinho as saudades!;p
Beijinhos:)