quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Frango Estufado com Cogumelos em Molho de Cerveja e Laranja

Depois de muito pensar, pensar e pensar o que é que haveria de fazer que levasse laranja para o 6º aniversário do blogue Cinco Quartos de Laranja, eis que sai este belo franguinho que ficou uma maravilha! A combinação de sabores é surpreendente, fica muito aromático e bem apaladado, para além de ser um prato bastante saudável. Fica então, mesmo no limite, a minha participação no desafio lançado pelo fantástico blogue da Laranjinha, com votos de muitas felicidades e sucesso e que continue sempre a surpreender-nos com a sua excelente qualidade!

Ingredientes (2 pessoas):
2 Peitos de Frango partidos ao meio (faz 4)
1 cebola
3 dentes de alho
1 courgette pequena
200g de cogumelos frescos fatiados
1 laranja (sumo e um pouco de raspa)
1 garrafa de 33cl de cerveja
1 colher se sopa de folhas secas de salva
1 colher de chá de pimenta da Jamaica em pó
1 colher de sopa de molho inglês
sal e pimenta preta acabada de moer q.b.
azeite q.b.

Aqueça um pouco de azeite numa caçarola e aloure a cebola descascada e cortada em rodelas, 2 dentes de alho descascados e laminados e 1 esmagado com a casca. Corte a courgette em pedaços, mantendo a casca e quando a cebola estiver a ficar translúcida junte-os ao refogado. Adicione de seguida os peitos de frango e tempere de sal, pimenta preta, as folhas de salva e a pimenta da Jamaica. Junte um pouco de raspa da laranja e o seu sumo e deixe apurar um pouco. Regue com a cerveja, tape a caçarola e deixe ferver até o molho ficar reduzido a metade. Incorpore então o molho inglês e deixe apurar mais uns 10 minutos.
Sirva de imediato e bom apetite!

Acompanhei com um arroz Thai com ervilhas que confesso me surpreendeu bastante e já está no topo das minhas preferências! A Sofia, no seu maravilhoso blogue que adoro visitar, Inventuras na Cozinha,  já tinha falado e recomendado este tipo de arroz, deixando-me bastante curiosa e cheia de vontade de o experimentar. E foi muito bem recomendado!! É um arroz muito aromático, com um grão mais fino do que o nosso arroz corrente e sabor agradavelmente perfumado. Ideal para acompanhar este prato!

35 comentários:

  1. Gostei bastante do aspecto, o tempero da laranja na carne de frango resulta bastante bem.

    ResponderEliminar
  2. Alice,
    fazes sempre umas coisas tão tão boas!!! Vou guardar a receita para o meu rapaz, eu embora n coma, adoro fazer este tipo de pratos, fica um cheiro maravilhoso nas nossas casas.:)

    bjs

    ResponderEliminar
  3. Sofia,
    Ficou um espetáculo de prato,deve ter ficado muito saboroso, agora preciso experimentar esse arroz que recebeu tantos elogios...beijkas grandes

    ResponderEliminar
  4. Olá Alice:)

    Já experimentei frango com cerveja; frango com laranja e até frango com cogumelos agora tudo junto é que ainda não tive o prazer de comer. Gostei da combinação e do aspecto.
    Também já uso, à pouco tempo, o arroz Thai Jasmim e na Casinha todos adoramos. Só tenho pena do preço:)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Alice, que belo franguinho com laranja. E mais atrasada estou eu, que só publico a minha participação hoje, antes do jantar, lol!
    Entretanto, queria dizer-te que o nosso "horário de refeições" é bem flexivel: se num dia de vegetariano quisermos outra coisa, não há stress. Mas pelo menos assim temos uma forma para nos orientarmos quando não temos a mínima ideia do que cozinhar :)

    ResponderEliminar
  6. Que bela refeição Alice, esse franguinho deve ter ficado muito bom e com ingredientes que eu aprecio bastante:))gostei!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Olá Alice! Gosto sempre tanto das tuas sugestões :) Eu adoro franguinho e a sua versatilidade, as possibilidades são infinitas. Uma saborosa participação que alegrará a Laranjinha com toda a certeza. Os cogumelos estão mesmo a pedir que eu vá aí picar um :)
    O arrozinho thai bem perfumado é sempre um belo acompanhamento! (a Sofia só dá boas ideias!).
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  8. Alice adorei este frango, esse molho parece-me delicioso e creio que esses cogumelos estão mesmo ao meu gosto.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  9. Que bom aspecto!
    Gostei desta sugestão tão apetitosa!

    http://asvezescozinheira.blogspot.com

    ResponderEliminar
  10. Amiga, que bela participação...e que agradável surpresa!! Sabes, o dia passou a correr e eu nem vi as horas...mas ainda deu tempo de aqui passar e sentir o aroma tão perfumado desse frango suculento e preparado com tanto carinho para um blogue que também gosto de visitar! Foi uma excelente participação, gostei muito!
    Fico mesmo feliz que tenhas feito e gostado do arroz de ervilhas...o aroma do arroz Thai é incrível, não é?...está mesmo soltinho e colorido! Obrigada pelas tuas palavras e pela referência ao meu blog, obrigada de coração! ;)
    Um grande beijinho Alice! Até amanhã ;)

    ResponderEliminar
  11. O aspecto e magnifico e como participação, acho que não podia ter escolhido uma sugestões mais apetitosa e super bem apresentada. Parabéns!!
    Beijinhos,
    Lia

    ResponderEliminar
  12. mas que leva refeiçao que nos fizes-tes muito boa adorei o aspceto que esta 5* muito bom adorei bjs

    ResponderEliminar
  13. Alice,

    o frango ficou magnífico. Adorei a combinação de sabores.
    Gostei muito.

    Muito obrigada pela tua participação.

    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  14. UMA EXCELENTE ESCOLHA, ADORO FRANGO ADORO COGUMELOS ,LOGO ESSA SUGESTÃO ME AGRADA.
    BJS

    ResponderEliminar
  15. Bela sugestao

    Bjs

    As Papinhas dos Babinhos

    ResponderEliminar
  16. Gosto imenso de combinar fruta com carne e já não me lembrava de o fazer tantas vezes como este ano. Os citrinos têm caído na minha cozinha aos montes :) Este prato ficou mesmo à minha maneira! Bela participação!
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  17. Obrigada a todas pelos vossos simpáticos comentários:)
    Este frango resultou mesmo bem, será para repetir de certeza!
    Foi um prazer participar no desafio:)
    Beijocas:)

    ResponderEliminar
  18. Parece-me uma excelente sugestão!
    Vou levar a receita :)

    ResponderEliminar
  19. Eu bem me parecia que a Laranjinha ia gostar.
    Ficou excelente a combinação
    :)

    ResponderEliminar
  20. Olá Alice, adorei o aspeto do teu franguinho, mesmo ao meu gosto. A laranja confere um aroma divinal aos cozinhados. Eu adoro. Esta receita ficou debaixo de olho, qualquer dia aparecerá no meu blog. Levo daqui a inspiração ;)
    Excelente participação.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  21. Que aspecto de delicioso!!!
    Deve ficar uma maravilha =)
    Beijinhos ***

    ResponderEliminar
  22. Deve de ter ficado tão bom!!!
    Que aspecto de delicioso =)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  23. Um receita repleta de sabor e irreverência :D
    Eu adoro frango estufado e julgo que os citrinos ficam sempre bem, especialmente se for uma laranjinha doce e sumarenta :)
    Beijinhos grandes

    ResponderEliminar
  24. Olá linda, venho aqui para te dar os parabéns! Logo de manhã vi que tinhas sido uma das vencedoras :) Os prémios devem ser deliciosos, fico à espera de umas receitinhas bem aromáticas ;))
    Um grande beijinho amiga

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada querida Sofia:) Pois foi, eu nem queria acreditar quando vi lá o meu nome nas sorteadas, fiquei tão, mas tão feliz!!! Gostei muito de participar neste desafio e não podia estar mais contente por ter a sorte de receber os prémios!! (o que é inédito, nunca me costuma sair nada!)
      Um grande beijinho minha linda e muito obrigada pelo carinho:)

      Eliminar
  25. humm, nao vou passar sem experimentar esta receita deliciosa!

    bj
    http://ladyaofogao.blogspot.com

    ResponderEliminar
  26. hummm... que delícia!
    adorei o seu blog.
    beijos

    ResponderEliminar
  27. Mas que bom que deve ficar...muito bom aspecto....adorei....bjokitas

    ResponderEliminar
  28. OLÁ ALICE!
    ESTE FRANGO ESTÁ COM UM ASPECTO DELICIOSO, AS FOTOS ESTÃO LINDAS!

    BOM FIM DE SEMANA!
    BJS

    ResponderEliminar
  29. O teu franguinho está um mimo! Com cerveja...Huummm.....Só pode ter ficado delicioso!
    A cerveja tem a faculdade de fazer uns molhos deliciosos!
    Bjocas

    ResponderEliminar
  30. Ficou delicioso o teu franguinho, está com um aspecto divinal querida!

    Beijinhos e bom fim-de-semana!
    MissB
    http://arcoirisnacozinha.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  31. ALICE QUERIDA,
    OBRIGADA POR ME SEGUIR E PELO COMENTÁRIO AMEI!
    JÁ ESTOU SEGUINDO O SEU BLOG TBM, O MEU NOME DE SEGUIDORA É LUZIANDREA.
    BEIJINHOS...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada querida, fico muito feliz por ter-te cá!
      Beijinhos:)

      Eliminar
  32. Alice, vim aqui para te felicitar pelo presente nos Cinco Quartos de Laranja. PARABÉNS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Mané:) Fiquei mesmo contente com a sorte que tive!
      Um grande beijinho e um excelente fim de semana:)

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...