Imagem retirada da net |
Ora quando vou fazer as compras regulares de abastecimento doméstico acabo sempre por exagerar no stock. Se vou ao mercado, não resisto ao peixe, aos legumes... Venho de lá carregadinha, carregadinha e quando chego a casa descubro que o meu frigorífico e congelador têm super-poderes. Vou ao talho e lembro-me que ainda não fiz aquilo, ou até poderia fazer isto e (porque não?!) talvez me apeteça também aqueloutro! E assim lá vou eu traumatizando o coitado do congelador, em camadas e camadas e saquinhos e caixinhas, todas empilhadas e encaixadas e empurradas lá para dentro... Abençoada máquina que me faz tão feliz!!
Mas a verdade é que assim também evito as idas recorrentes às compras e tenho sempre soluções para o menu semanal.
Pois numa semana pós abastecimento, eis que me oferecem uma grande e enorme (e linda!) abóbora, já toda arranjada sem casca e sem pevides, pronta a cozinhar!!! Fiquei tão, mas tão feliz da vida que arregacei logo as mangas e desatei a cortá-la em cubinhos para armazenar em sacos de congelação e ir utilizando depois. Mas um pequenino, minúsculo, quase insignificante pormenor... e espaço?? Pois é Alice.
Avizinham-se tempos de muitas receitinhas com abóbora a sair aqui da minha cozinha maravilha!
Lembrei-me de começar com um pão de abóbora, mas todas as receitas que encontrei levavam ovos e um abuso de açúcar e óleo. Decidi adequá-las a uma solução que me agradasse e assim surgiu este delicioso pão que me traz à memória as lendárias broinhas de Natal da minha mãe. O aroma é indescritível e o sabor de ir aos céus...
Ingredientes:
200g de abóbora + água da cozedura = 350ml de total
1 colher de sopa de açúcar de cana integral
1 colher de sopa de mel
1+1/2 colher de chá de sal (ou 1 pitada a gosto, que é o que faço)
1+1/2 colher de sopa de azeite
200g de farinha de milho
200g de farinha de trigo T65
100g de farinha integral
1 colher de chá de canela em pó
1 colher de chá de noz moscada em pó
1 colher de chá de erva doce (grão)
1 saqueta de fermento seco de padeiro (usei vahiné)
1/2 colher de café de bicarbonato de sódio
2 colheres de sopa de sementes de linhaça castanha
2 colheres de sopa de sementes de abóbora
3 ou 4 colheres de sopa de passas
Coza a abóbora em água temperada com uma pitada de sal, escorra e pese. Acrescente água da cozedura suficiente para fazer os 350ml e reduza a puré. Deixe arrefecer até ficar morno e transfira-o para a cuba da máquina. Junte os restantes ingredientes pela ordem indicada, coloque a cuba na máquina e seleccione o programa pão doce, ou pão rápido (eu fiz dois pães, um em cada programa e ficaram os dois óptimos).
Quando a máquina começar a amassar, levante a tampa e com a ajuda de um rapa-salazar empurre a massa que fique presa às paredes, para que se incorpore na bola que se está a formar. Feche a tampa e não volte a abrir até ao final do programa. Quando este terminar, retire e coloque numa grelha a arrefecer.
É uma autêntica maravilha quentinho acabado de fazer, mas no dia seguinte torrado e barrado com um requeijão de ovelha... hmmmm:)
Ai Alice, no outro dia isso também me aconteceu! Um colega ofereceu-me uma belissima e gigante abóbora: congelei uma boa parte mas a outra foi utilizada para fazer chutney. E agora este pão está a dar-me ideias. Muitas!!!! Ficou com óptimo aspecto de deve ser uma delícia :)
ResponderEliminarAlice esse pão é lindo e sem duvida bem saboros, olha eu muitas vezes me acontece o mesmo, compro e depois quando dou por ela ja tenho em casa com a data passada!
ResponderEliminarbjs
O teu pão ficou fantástico, tem muito bom aspecto!
ResponderEliminarBeijinhos :)
Alice vim agradecer por seguir o Chá da tarde,aguardo sua resposta...beijinhos
ResponderEliminarEstá lindo, cheio de fibras e boas memórias...
ResponderEliminarUm pão muito saudável;)
Beijinho, boa semana Alice.
Parece mesmo muito bom!
ResponderEliminarQue rico pão resultou. Imagino o aroma que deixou pela casa: a pão quente e especiarias. Vou tentar lembrar-me desta receita quando tiver abóbora a mais cá por casa.
ResponderEliminarBeijos
Patrícia
Obs. Ando a tentar disciplinar-me para manter o meu frigorífico com capacidade para circulação de ar porque também tenho a sua tendência de armazenar tudo em saquinhos e caixinhas. A definição de um menu semanal tem sido uma ajuda nesse aspeto.
Olá, muito obrigada pelo comentário e pela visita:)
EliminarEu também vou tentando planear dentro dos possíveis um menu semanal, mas infelizmente nem sempre consigo devido às constantes oscilações de rotina cá de casa... Mas é sem dúvida a melhor solução!
Beijinhos:)
Muito obrigada a todas pelos simpáticos comentários:)
ResponderEliminarBeijinhos e tenham uma excelente semana!
Olá Alice, tudo bem? :)
ResponderEliminarTambém eu não resisto a ingredientes frescos...legumes, peixe, carne, acho que se pudesse trazia tudo, mas depois sofro do mesmo problema, o espaço...hihihi Passei a fazer uma lista e a segui-la à risca, senão... :)
Abóbora, é tudo de bom!! Também me deram uma e tive de alugar um T2 na minha arca...Espero deliciada pelas sugestões que sairão daí!
O teu pão ficou maravilhoso, acho que a textura está perfeita e a côdea crocante é a perdição completa...também costumo torrar o pão e barrar com requeijão, mas de cabra (caseirinho) é muito bom!!
Um grande beijinho linda e boa semana!
P.s. Eu bem queria cantar como um rouxinol ihih
Obrigada!
Alice, sofremos do mesmo mal :) Não resisto a produtos frescos e legumes e claro, fazer mantimentos para mais tempo.
ResponderEliminarE este pão parece-me perfeito! E eu que tenho congelado (ah pois) uma grande quantidade de puré de abóbora? Já estou a planear (so tenho mesmo de encontrar maneira de converter a receita em abóbora em puré). Deve espalhar um cheirinho magnífico pela casa.
Um beijinho.
Olá ALice.
ResponderEliminarOs frescos são a nossa perdição ;)
O pão ficou lindo, deve ser muito saboroso.
Beijinhos e boa semana
Que belo pão Alice! Sem duvida que deste bom uso à abóbora! Nunca fiz mas fiquei curiosa em relação ao paladar!
EliminarBjinhos
Alice, essa briga com a geladeira não é só sua pode ter certeza, e o mais engraçada é que com jeitinho sempre cabe mais um...
ResponderEliminarEsse pão ficou maravilhoso, na verdade um super pão... delícia!beijkas
Te ha quedado estupendo, con una miga deliciosa.
ResponderEliminarBesos
Obrigada pelo comentário tão simpático e pela visita:)
EliminarBeijinhos
Lindo Pãozinho Alice e bem apetitoso assim como apetitoso é o teu blogue...Parabéns, já te fico a seguir..
ResponderEliminarbeijinhos!!
Olá Mariana, obrigada pelo carinho:)
EliminarBeijinhos
Eu tenho o mesmo problema lol
ResponderEliminarQuando vou às compras, olho para os alimentos e já estou a imaginar uma infinidade de receitas feitas com eles e acabo por comprar o que não estava na lista lol
Quanto à receita... ficou fantástica, mesmo ao meu gosto :)
Bjokas e boa semana
Alice, o teu pãozinho tem tão bom aspeto que já me apetecia provar uma fatia :))Que delicia!!
ResponderEliminarBeijinhos querida e boa semana!
Eu já me estou a rir pq sou como tu. Tenho sempre o congelador a estourar! Somos só dois, e eu detesto deitar comida fora. mas nunca resisto a ingredientes frescos e muitas vezes em saldos!
ResponderEliminarA tua sugestão está excelente, tv eu encontre coragem de comprar uma abóbora gigante tb para nós.
bjs e boa semana
Isto é que é um pãozinho apetitoso....
ResponderEliminarBjocas