quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Um Arroz de Chocolate e Duas Convidadas para Jantar

Era um final de tarde perfeito. O dia tinha estado radioso e a noite já se avisava tingindo o céu de tons alaranjados e trazendo brisas de ar gelado. Eu estava sentada no sítio do costume, naquele onde o sol toca com os últimos rasgos de luz e vai desaparecendo suavemente até a escuridão se instalar. À minha frente um livro aberto.
Mas algo parece mudar.
Um estranho vento vindo do norte começa subitamente a soprar lá fora, estremecendo furiosamente contra os vidros das janelas em uivos e assobios loucos.
Espreito para a rua, surpresa com tão inesperada mudança e avisto duas figuras envoltas em mantos vermelhos a debaterem-se contra a intempérie. Corro à porta, aceno-lhes num chamamento e ofereço-lhes abrigo. À media que se aproximam reparo nos seus pés calçados com brilhantes sapatos vermelhos, uns rasos e pequenos e outros de salto alto um pouco maiores. Entram, retiram os mantos e dirigem-me um enorme sorriso, uma mulher e uma menina. Mãe e filha. Vianne Rocher e Anouk. E muito discretamente, escondido um pouco atrás, Pantoufle, o canguru que não consegue saltar devido a uma antiga ferida de guerra que teima em não sarar numa das pernas.
E a conversa surge, tão fácil, tão franca...
Vianne conta-me como sentiu o chamamento do vento e se deixou levar pelo desejo de partir para novas terras. Pergunto-lhe por Lansquenet, a pequena vila que revolucionou com a sua chocolaterie. Novamente sorri e conta-me como está feliz a Joséphine no seu Café Armande e como está mudado o Monsieur le Comte, com a companhia de Caroline.
Convido-as para jantar. Ao lume tenho uma receita da minha mãe. O arroz de chocolate que me fazia as delícias quando era pequena. Enquanto Anouk corria atrás de Pantoufle, que aparentemente tinha decidido ir conhecer o resto da casa, contei a Vianne como a minha mãe me dizia que o arroz era de chocolate e eu, crente de que assim era, adorava-o... E embora o sabor me parecesse estranho e nada doce, na minha mente era perfeito e eu juraria que sabia mesmo a chocolate! Como nos rimos!!
Abriu a mala e retirou um prato antigo bastante decorado, pousando-o na mesa e fazendo-o girar. Perguntou-me o que via. Quando lhe disse, estendeu-me um presente. O meu favorito disse ela.
Durante o jantar foi-nos falando dos sítios por onde passou, das pessoas que conheceu, de Roux e o seu barco, da figura sempre presente da sua mãe...
E no final da refeição, também Anouk, tal como eu o fazia, declarou que aquele era mesmo arroz de chocolate!
Novamente o vento a uivar furiosamente. Perguntei se não ficavam connosco uns dias. Não, disse Vianne, o nosso destino chama-nos e convida-nos a explorar terras ainda desconhecidas...
Eu e o meu marido insistimos para pelo menos um chocolate quente antes de partirem. Aceitam, mas Vianne quer dar-lhe o seu toque final. Deve ter sido o melhor que bebemos...
Despedimo-nos e fico a vê-las afastarem-se, com os seus mantos vermelhos a esvoaçar ao sabor do manhoso vento do norte...


A Ana do blogue Anasbageri - A Padaria da Ana, lançou um desafio, convidar uma personagem de um livro e/ou filme para jantar. Esta foi a minha participação e acabei por optar por duas convidadas, pois não consigo ver uma sem a outra, Vianne Rocher e Anouk, do livro Chocolate, de Joanne Harris.


Arroz de Cabidela 

Ingredientes:
1/2 frango do campo
1 saquinho de sangue
1 cebola
2 dentes de alho
1 folha de louro
1 copo de vinho branco (ou mais, conforme necessário)
sal e pimenta preta acabada de moer q.b.
1 colher de sopa de polpa de tomate
1 colher de chá de colorau
1 medida de arroz carolino
4 medidas de água a ferver
azeite q.b.

Descasque a cebola e o alho, pique-os finamente e leve-os a refogar com um fio de azeite num tacho largo. Junte a folha de louro e, quando a cebola estiver a ficar translúcida, a polpa de tomate. Envolva bem e junte o frango arranjado e em pedaços. Tempere de sal, pimenta, o colorau e envolva bem por forma a dourar todos os pedaços, em lume brando e com cuidado para não queimar. Acrescente o vinho branco e deixe estufar durante cerca de uma hora, vigiando e adicionando mais vinho se achar que está a secar.
Quando o frango estiver quase pronto, junte a água a ferver, deixe levantar novamente fervura e acrescente o arroz. Rectifique de sal e quando estiver quase cozido misture o sangue, envolva muito bem, deixe levantar fervura e desligue de imediato.
Este arroz deve ficar bem malandrinho.

Bom apetite!

* O sangue que se compra em saquinhos (normalmente compra-se juntamente com o frango do campo) já traz misturado vinagre que o impede de coalhar. Por esse motivo não é necessário adicionar o vinagre ao arroz no final, a não ser que se goste do sabor e nesse caso fica ao critério de cada um.

50 comentários:

  1. Alice...
    Essa receita é uma verdadeira tentação,
    não tem como deixar de provar essa maravilha!
    Acabou de ir para o meu bloco(receitas)... quero muito poder prepara-la! bj.

    ResponderEliminar
  2. Alice, este arroz é a minha perdição amiga sou completamente doida, por arroz de cabidela...olha eu so como o arroz ok???
    o frango fica para os outros!

    beijinhos ficou 5*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :)
      Obrigada Beth! Eu também adoro o arroz:):) Este é um dos meus pratos preferidos, mas a culpa é da minha mãe!!:)
      Beijinhos

      Eliminar
  3. E o vinagre, Alice? O arroz de cabidela leva sempre vinagre...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ondina, só se coloca vinagre para o sangue não coalhar e o sangue que se compra nos saquinhos já vem misturado com vinagre por isso não é necessário juntar mais...
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Alice,
    Que texto magnifico, e que personagens tão encantadoras que escolheste, até as consigo ver a chegar a tua casa.
    Adorei a história do "arroz de chocolate", as mães lembram-se de cada coisa para nos fazer comer :)

    Obrigada por teres participado, agora basta-nos aguardar pelo novo tema, o que será?

    bjs e até breve

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ana obrigada, foi um prazer participar, adorei o desafio!! E são tantas as hipóteses, confesso que não foi fácil a escolha!!
      Fico a aguardar ansiosamente o novo tema:):)
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Alice que lindo texto :) e desse arroz de chocolate eu adoro :)

    Beijinho

    ResponderEliminar
  6. Bom dia Alice :)
    Excelente participação e que belo texto!! Senti o vento, vi as personagens...muito bom!!
    Tens um talento para escrever e descrever que cativa qualquer um.
    O arroz...para mim só mesmo o franguinho, sem "chocolate" ;)
    Beijinho grande e boa 4ª feira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada linda, fico tão contente com as tuas palavras:)
      Sem o chocolate também é bom sim senhor!!:)
      Beijinhos

      Eliminar
  7. Arroz de chocolate....quando li o título fiquei bastante curiosa! Muito original sem dúvida!
    Acho que nunca comi desse aroz, mas fiquei tentada a fazer!

    Bjocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! Tens que experimentar! Por cá adoramos este arroz, é um sucesso sempre que surge no menu:)
      Beijinhos

      Eliminar
  8. Eu nunca provei arroz de cabidela... mas na versão Arroz de Chocolate fiquei com muita vontade de provar. Pelas fotos está delicioso.
    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Selene:) Tens que experimentar, fica muito saboroso!
      Beijinhos

      Eliminar
  9. Oi Alice,
    FIcou lindo seu texto, deu vontade de estar aí entre seus convidados degustando esse delicioso arroz.
    Bj e ótima quarta,
    Lylia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Lylia, seria muito bem vinda à minha mesa:)
      Beijinhos

      Eliminar
  10. Sabes Alice, até eu que nunca fui à bola com arroz de cabidela me senti tentada. Acho que a versão chocolateira é um bom truque para pessoas como eu!!! Muitissimo original! Um grande beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Andreia:) Olha, comigo resultou lindamente, sempre o comi sem grandes queixas e muito maravilhada:)
      Beijinhos

      Eliminar
  11. Olá Alice, a descrição do teu jantar está fantástica!...Lindo...Conjuga-se na perfeição...Até os nossos fins de tarde, são exactamente como tu os descreves!
    E em relação ao teu arroz de chocolate, fizeste-me sorrir...A minha mãe dizia a mesma coisa aos meus sobrinhos...Arroz de chocolate, arroz rosa(de polvo)...Mas deixa que te diga que o teu arroz está fabuloso! Com um aspecto.....
    Bjocas e oxalá não te apareca mais ninguem para jantar hoje!! Hehehe

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Irene! Fico muito feliz por teres gostado:) Arroz rosa é também uma excelente ideia, fica já anotada!! Pois, vamos lá ver se hoje não me aparece mais ninguém!;P
      Beijinhos

      Eliminar
  12. Alice, estava super curiosa ao ler o título. Um arroz de chocolate... Magnífica participação. Que poderia muito bem ser a minha, pois adoro estas personagens encantadoras :) Adorei ler o texto, viajei convosco e quase me sentei à mesa, por entre risos. Gostei também da história por detrás do arroz de chocolate. Um prato que a minha avó faz na perfeição e eu que não gostava, passei há pouco tempo a apreciar.
    Um beijinho minha linda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Ginjinha! Pois o título foi mesmo um "teaser":):) Fico tão contente com as tuas palavras, ainda bem que gostaste:) O da minha mãe também tem aquele gostinho tão especial, acho que o dela é que me "sabe" mesmo a chocolate:):)
      Um grande beijinho também para ti:)

      Eliminar
  13. Combinado, vou "catrapiscar" a receita do requeijão e depois digo-te ;)
    O arroz Thai...dá vontade de comer de olhos fechados...é mesmo aromático, suave mas delicioso!! Depois diz-me o que achaste :)
    Beijinho! ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada minha linda:) Então catrapisca lá!!:):):)
      Olha e agora ainda me deixaste com mais vontade de ir experimentar esse arroz! Acho que vai já ser ainda esta semana:)
      Beijocas e obrigada:)

      Eliminar
  14. :) Que inspiração :)...
    E adoro este arroz assim mesmo, bem caldoso e cremoso!!! Excelente aspecto
    um beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Xana:)
      Também é assim que por aqui mais gostamos, muito malandrinho:):)
      Beijocas:)

      Eliminar
  15. Tenho de mostrar esta receita ao João!!

    Nós também partilhamos receitas no nosso blogue. Mas não só :) Dicas de restaurante sugestões e textos sobre viagens também.

    Espreite! www.lesbonsvivantsblog.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, muito obrigada pela visita e simpatia:)
      Irei espreitar sim!
      Um beijinho

      Eliminar
  16. Que bom este arrozinho, acho que Não só as tuas convidadas gostaram como também a Ana.
    Eu tb aceitei o desafio da Ana e convidei...
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Mané:)
      Vou já espreitar quem convidaste!!:):)
      Beijinhos

      Eliminar
  17. Alice que delícia de história e que receita maravilhosa. Adoro arroz de cabidela e adoro o filme e as actrizes. Que belo jantar.

    Muitos parabéns pelo blog e pela forma como escreve. Lindo!

    Beijinhos,
    MJ

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Maria João, pela simpatia e pelo elogio!:) É mesmo um livro/filme delicioso (literalmente)!
      Beijinhos:)

      Eliminar
  18. Gostei de conhecer este blogue e adorei esse arroz de chocolate.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Carla:) Por acaso já me andava a passear também pela tua cozinha, que estou a adorar:)
      Beijinhos:)

      Eliminar
  19. Hummmm que bom aspecto, adorei!
    Adoro o filme "Chocolate", é fantástico! :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada MissB! E muito bem vinda à minha cozinha:)
      Beijinhos

      Eliminar
  20. Alice,

    Vim parar à Cozinha Maravilha e encontro este Arroz de Cabidela para duas velhas conhecidas. Eu que não sou fã de cabidela acho a escolha perfeita! Obrigada pelas palavras simpáticas lá no gourmets e até breve. :)

    Um beijo*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Suzana:) Fico muito feliz por teres gostado!
      Beijinhos:)

      Eliminar
  21. ALICE ESSE ARROZ ESTA UMA VERDADEIRA DELICIA,HÁ MUITO QUE NÃO COMO.
    BJS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada São! Eu também já não comia há algum tempo, soube muito bem recordá-lo:)
      Beijinhos:)

      Eliminar
  22. Un plato muy sabroso y reconfortante, me gustan mucho los platos de cuchara, te ha quedado realmente delicioso.
    Besos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muchas gracias Mari:) É mesmo um prato muito reconfortante e soube mesmo bem:)
      Besitos:)

      Eliminar
  23. Olá Alice:)

    Sou a Formiguinha e vim conhecer o teu cantinho.

    Fui tão bem recebida com esse arroz de chocolate, que adoro, que já fiquei seguidora.

    Parabéns pelo blog e pelas delícias que aqui colocas.
    Até breve!

    Bom fim-de-semana e bom Carnaval:)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Formiguinha, obrigada pela visita e pela simpatia:) Bem vinda à minha cozinha!
      Beijinhos e bom Carnaval:)

      Eliminar
  24. Olá Alice, vim retribuir a visita e agadecer as tua palavras. Gostei muito de conhecer o teu blog e de ver a tua participação no passatempo da Ana. Este livro passa por minhas mãos "n" vezes lá biblioteca da escola onde trabalho. A Ilídia já o leu e sugeriu-me lê-lo, mas ele anda sempre requisitado por alunos, ainda não chegou a minha vez :) Tem que ser para as férias.
    Excelente participação.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Susana, fico muito feliz por teres gostado:) É um livro maravilhoso, vais gostar de certeza! Eu devorei-o, achei a história tão deliciosa e acabei por me afeiçoar tanto à escritora que vou lendo todos os livros dela:)
      Beijinhos:)

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...