Mas algo parece mudar.
Um estranho vento vindo do norte começa subitamente a soprar lá fora, estremecendo furiosamente contra os vidros das janelas em uivos e assobios loucos.
Espreito para a rua, surpresa com tão inesperada mudança e avisto duas figuras envoltas em mantos vermelhos a debaterem-se contra a intempérie. Corro à porta, aceno-lhes num chamamento e ofereço-lhes abrigo. À media que se aproximam reparo nos seus pés calçados com brilhantes sapatos vermelhos, uns rasos e pequenos e outros de salto alto um pouco maiores. Entram, retiram os mantos e dirigem-me um enorme sorriso, uma mulher e uma menina. Mãe e filha. Vianne Rocher e Anouk. E muito discretamente, escondido um pouco atrás, Pantoufle, o canguru que não consegue saltar devido a uma antiga ferida de guerra que teima em não sarar numa das pernas.
E a conversa surge, tão fácil, tão franca...
Vianne conta-me como sentiu o chamamento do vento e se deixou levar pelo desejo de partir para novas terras. Pergunto-lhe por Lansquenet, a pequena vila que revolucionou com a sua chocolaterie. Novamente sorri e conta-me como está feliz a Joséphine no seu Café Armande e como está mudado o Monsieur le Comte, com a companhia de Caroline.
Convido-as para jantar. Ao lume tenho uma receita da minha mãe. O arroz de chocolate que me fazia as delícias quando era pequena. Enquanto Anouk corria atrás de Pantoufle, que aparentemente tinha decidido ir conhecer o resto da casa, contei a Vianne como a minha mãe me dizia que o arroz era de chocolate e eu, crente de que assim era, adorava-o... E embora o sabor me parecesse estranho e nada doce, na minha mente era perfeito e eu juraria que sabia mesmo a chocolate! Como nos rimos!!
Abriu a mala e retirou um prato antigo bastante decorado, pousando-o na mesa e fazendo-o girar. Perguntou-me o que via. Quando lhe disse, estendeu-me um presente. O meu favorito disse ela.
Durante o jantar foi-nos falando dos sítios por onde passou, das pessoas que conheceu, de Roux e o seu barco, da figura sempre presente da sua mãe...
E no final da refeição, também Anouk, tal como eu o fazia, declarou que aquele era mesmo arroz de chocolate!
Novamente o vento a uivar furiosamente. Perguntei se não ficavam connosco uns dias. Não, disse Vianne, o nosso destino chama-nos e convida-nos a explorar terras ainda desconhecidas...
Eu e o meu marido insistimos para pelo menos um chocolate quente antes de partirem. Aceitam, mas Vianne quer dar-lhe o seu toque final. Deve ter sido o melhor que bebemos...
Despedimo-nos e fico a vê-las afastarem-se, com os seus mantos vermelhos a esvoaçar ao sabor do manhoso vento do norte...
A Ana do blogue Anasbageri - A Padaria da Ana, lançou um desafio, convidar uma personagem de um livro e/ou filme para jantar. Esta foi a minha participação e acabei por optar por duas convidadas, pois não consigo ver uma sem a outra, Vianne Rocher e Anouk, do livro Chocolate, de Joanne Harris.
Arroz de Cabidela
Ingredientes:
1/2 frango do campo
1 saquinho de sangue
1 cebola
2 dentes de alho
1 folha de louro
1 copo de vinho branco (ou mais, conforme necessário)
sal e pimenta preta acabada de moer q.b.
1 colher de sopa de polpa de tomate
1 colher de chá de colorau
1 medida de arroz carolino
4 medidas de água a ferver
azeite q.b.
Descasque a cebola e o alho, pique-os finamente e leve-os a refogar com um fio de azeite num tacho largo. Junte a folha de louro e, quando a cebola estiver a ficar translúcida, a polpa de tomate. Envolva bem e junte o frango arranjado e em pedaços. Tempere de sal, pimenta, o colorau e envolva bem por forma a dourar todos os pedaços, em lume brando e com cuidado para não queimar. Acrescente o vinho branco e deixe estufar durante cerca de uma hora, vigiando e adicionando mais vinho se achar que está a secar.
Quando o frango estiver quase pronto, junte a água a ferver, deixe levantar novamente fervura e acrescente o arroz. Rectifique de sal e quando estiver quase cozido misture o sangue, envolva muito bem, deixe levantar fervura e desligue de imediato.
Este arroz deve ficar bem malandrinho.
Bom apetite!
* O sangue que se compra em saquinhos (normalmente compra-se juntamente com o frango do campo) já traz misturado vinagre que o impede de coalhar. Por esse motivo não é necessário adicionar o vinagre ao arroz no final, a não ser que se goste do sabor e nesse caso fica ao critério de cada um.
Alice...
ResponderEliminarEssa receita é uma verdadeira tentação,
não tem como deixar de provar essa maravilha!
Acabou de ir para o meu bloco(receitas)... quero muito poder prepara-la! bj.
Obrigada Milena:) Espero que gostes!
EliminarBeijinhos
Alice, este arroz é a minha perdição amiga sou completamente doida, por arroz de cabidela...olha eu so como o arroz ok???
ResponderEliminaro frango fica para os outros!
beijinhos ficou 5*
:)
EliminarObrigada Beth! Eu também adoro o arroz:):) Este é um dos meus pratos preferidos, mas a culpa é da minha mãe!!:)
Beijinhos
E o vinagre, Alice? O arroz de cabidela leva sempre vinagre...
ResponderEliminarOndina, só se coloca vinagre para o sangue não coalhar e o sangue que se compra nos saquinhos já vem misturado com vinagre por isso não é necessário juntar mais...
EliminarBeijinhos
Alice,
ResponderEliminarQue texto magnifico, e que personagens tão encantadoras que escolheste, até as consigo ver a chegar a tua casa.
Adorei a história do "arroz de chocolate", as mães lembram-se de cada coisa para nos fazer comer :)
Obrigada por teres participado, agora basta-nos aguardar pelo novo tema, o que será?
bjs e até breve
Ana obrigada, foi um prazer participar, adorei o desafio!! E são tantas as hipóteses, confesso que não foi fácil a escolha!!
EliminarFico a aguardar ansiosamente o novo tema:):)
Beijinhos
Alice que lindo texto :) e desse arroz de chocolate eu adoro :)
ResponderEliminarBeijinho
Obrigada Moni, eu tb o adoro:)
EliminarBeijinhos
Bom dia Alice :)
ResponderEliminarExcelente participação e que belo texto!! Senti o vento, vi as personagens...muito bom!!
Tens um talento para escrever e descrever que cativa qualquer um.
O arroz...para mim só mesmo o franguinho, sem "chocolate" ;)
Beijinho grande e boa 4ª feira
Obrigada linda, fico tão contente com as tuas palavras:)
EliminarSem o chocolate também é bom sim senhor!!:)
Beijinhos
Arroz de chocolate....quando li o título fiquei bastante curiosa! Muito original sem dúvida!
ResponderEliminarAcho que nunca comi desse aroz, mas fiquei tentada a fazer!
Bjocas
Obrigada! Tens que experimentar! Por cá adoramos este arroz, é um sucesso sempre que surge no menu:)
EliminarBeijinhos
Eu nunca provei arroz de cabidela... mas na versão Arroz de Chocolate fiquei com muita vontade de provar. Pelas fotos está delicioso.
ResponderEliminarBeijinhos :)
Obrigada Selene:) Tens que experimentar, fica muito saboroso!
EliminarBeijinhos
Oi Alice,
ResponderEliminarFIcou lindo seu texto, deu vontade de estar aí entre seus convidados degustando esse delicioso arroz.
Bj e ótima quarta,
Lylia
Obrigada Lylia, seria muito bem vinda à minha mesa:)
EliminarBeijinhos
Sabes Alice, até eu que nunca fui à bola com arroz de cabidela me senti tentada. Acho que a versão chocolateira é um bom truque para pessoas como eu!!! Muitissimo original! Um grande beijinho
ResponderEliminarObrigada Andreia:) Olha, comigo resultou lindamente, sempre o comi sem grandes queixas e muito maravilhada:)
EliminarBeijinhos
Olá Alice, a descrição do teu jantar está fantástica!...Lindo...Conjuga-se na perfeição...Até os nossos fins de tarde, são exactamente como tu os descreves!
ResponderEliminarE em relação ao teu arroz de chocolate, fizeste-me sorrir...A minha mãe dizia a mesma coisa aos meus sobrinhos...Arroz de chocolate, arroz rosa(de polvo)...Mas deixa que te diga que o teu arroz está fabuloso! Com um aspecto.....
Bjocas e oxalá não te apareca mais ninguem para jantar hoje!! Hehehe
Obrigada Irene! Fico muito feliz por teres gostado:) Arroz rosa é também uma excelente ideia, fica já anotada!! Pois, vamos lá ver se hoje não me aparece mais ninguém!;P
EliminarBeijinhos
Alice, estava super curiosa ao ler o título. Um arroz de chocolate... Magnífica participação. Que poderia muito bem ser a minha, pois adoro estas personagens encantadoras :) Adorei ler o texto, viajei convosco e quase me sentei à mesa, por entre risos. Gostei também da história por detrás do arroz de chocolate. Um prato que a minha avó faz na perfeição e eu que não gostava, passei há pouco tempo a apreciar.
ResponderEliminarUm beijinho minha linda.
Obrigada Ginjinha! Pois o título foi mesmo um "teaser":):) Fico tão contente com as tuas palavras, ainda bem que gostaste:) O da minha mãe também tem aquele gostinho tão especial, acho que o dela é que me "sabe" mesmo a chocolate:):)
EliminarUm grande beijinho também para ti:)
Combinado, vou "catrapiscar" a receita do requeijão e depois digo-te ;)
ResponderEliminarO arroz Thai...dá vontade de comer de olhos fechados...é mesmo aromático, suave mas delicioso!! Depois diz-me o que achaste :)
Beijinho! ;)
Obrigada minha linda:) Então catrapisca lá!!:):):)
EliminarOlha e agora ainda me deixaste com mais vontade de ir experimentar esse arroz! Acho que vai já ser ainda esta semana:)
Beijocas e obrigada:)
:) Que inspiração :)...
ResponderEliminarE adoro este arroz assim mesmo, bem caldoso e cremoso!!! Excelente aspecto
um beijo
Obrigada Xana:)
EliminarTambém é assim que por aqui mais gostamos, muito malandrinho:):)
Beijocas:)
Tenho de mostrar esta receita ao João!!
ResponderEliminarNós também partilhamos receitas no nosso blogue. Mas não só :) Dicas de restaurante sugestões e textos sobre viagens também.
Espreite! www.lesbonsvivantsblog.blogspot.com
Olá, muito obrigada pela visita e simpatia:)
EliminarIrei espreitar sim!
Um beijinho
visit & follow here.
ResponderEliminarThank you for visiting and following my kitchen:)
EliminarQue bom este arrozinho, acho que Não só as tuas convidadas gostaram como também a Ana.
ResponderEliminarEu tb aceitei o desafio da Ana e convidei...
Bjs
Obrigada Mané:)
EliminarVou já espreitar quem convidaste!!:):)
Beijinhos
Alice que delícia de história e que receita maravilhosa. Adoro arroz de cabidela e adoro o filme e as actrizes. Que belo jantar.
ResponderEliminarMuitos parabéns pelo blog e pela forma como escreve. Lindo!
Beijinhos,
MJ
Obrigada Maria João, pela simpatia e pelo elogio!:) É mesmo um livro/filme delicioso (literalmente)!
EliminarBeijinhos:)
Gostei de conhecer este blogue e adorei esse arroz de chocolate.
ResponderEliminarBeijinhos
Obrigada Carla:) Por acaso já me andava a passear também pela tua cozinha, que estou a adorar:)
EliminarBeijinhos:)
Hummmm que bom aspecto, adorei!
ResponderEliminarAdoro o filme "Chocolate", é fantástico! :)
Beijinhos
Obrigada MissB! E muito bem vinda à minha cozinha:)
EliminarBeijinhos
Alice,
ResponderEliminarVim parar à Cozinha Maravilha e encontro este Arroz de Cabidela para duas velhas conhecidas. Eu que não sou fã de cabidela acho a escolha perfeita! Obrigada pelas palavras simpáticas lá no gourmets e até breve. :)
Um beijo*
Obrigada Suzana:) Fico muito feliz por teres gostado!
EliminarBeijinhos:)
ALICE ESSE ARROZ ESTA UMA VERDADEIRA DELICIA,HÁ MUITO QUE NÃO COMO.
ResponderEliminarBJS
Obrigada São! Eu também já não comia há algum tempo, soube muito bem recordá-lo:)
EliminarBeijinhos:)
Un plato muy sabroso y reconfortante, me gustan mucho los platos de cuchara, te ha quedado realmente delicioso.
ResponderEliminarBesos
Muchas gracias Mari:) É mesmo um prato muito reconfortante e soube mesmo bem:)
EliminarBesitos:)
Olá Alice:)
ResponderEliminarSou a Formiguinha e vim conhecer o teu cantinho.
Fui tão bem recebida com esse arroz de chocolate, que adoro, que já fiquei seguidora.
Parabéns pelo blog e pelas delícias que aqui colocas.
Até breve!
Bom fim-de-semana e bom Carnaval:)
Beijinhos
Olá Formiguinha, obrigada pela visita e pela simpatia:) Bem vinda à minha cozinha!
EliminarBeijinhos e bom Carnaval:)
Olá Alice, vim retribuir a visita e agadecer as tua palavras. Gostei muito de conhecer o teu blog e de ver a tua participação no passatempo da Ana. Este livro passa por minhas mãos "n" vezes lá biblioteca da escola onde trabalho. A Ilídia já o leu e sugeriu-me lê-lo, mas ele anda sempre requisitado por alunos, ainda não chegou a minha vez :) Tem que ser para as férias.
ResponderEliminarExcelente participação.
Beijinhos
Obrigada Susana, fico muito feliz por teres gostado:) É um livro maravilhoso, vais gostar de certeza! Eu devorei-o, achei a história tão deliciosa e acabei por me afeiçoar tanto à escritora que vou lendo todos os livros dela:)
EliminarBeijinhos:)