As portas do salão abrem-se e começam a desfilar algumas das mais importantes figuras da história, com as suas vestes exuberantes e portes importantes!
Lá fora, a praça central vai-se apinhando de coches, carruagens e limousines, transformando o espaço numa autêntica passerelle de ostentação e luxo.
Depois de sua Majestade Marie Antoinette ter inaugurado este banquete real, entregando-se aos encantos de uns red velvet cupcakes, eis que surgem os mais ilustres convidados, acompanhados pelas melhores iguarias!
Com uma pontualidade irrepreensível, chegou Mary, Queen of Scots, a rainha enclausurada que como seu último desejo pediu a Joan que lhe trouxesse a sua querida e adorada Escócia. Joan, encantada com a beleza e porte altivo e orgulhoso da prisioneira, prontamente atendeu ao seu pedido e preparou-lhe uma Sopa de espinafres, ervilhas e lentilhas verdes e um Pão integral de soja e espelta com cerveja preta e sementes.
--
Lady Lenita, depois de ter encontrado D. Pedro I sentado numa namoradeira no Paço do Convento de Santa Clara em grande sofrimento, procurou apaziguar a sua alma oferecendo-lhe um Pão Girassol com Camembert, em homenagem àquela que foi a grande amada de sua Majestade, a mais bela e radiosa flor. D. Pedro I gostou tanto que decidiu ser o seu par neste banquete.
--
Uma hora depois de soarem as 15h da tarde no relógio, cujas badaladas se ouviram ribombar por todos os confins do palácio, chega D. Catarina de Bragança, sendo logo recebida por Lady Maria, sua amiga de longa data. Juntas tomaram um chá, depenicando pão torrado com marmelade e um Bolinho delicioso de Morango e Baunilha.
--
Ainda decidida a visitar uma outra amiga para mais um chá das cinco, D. Catarina de Bragança dirigiu-se à sua carruagem e rumou à propriedade Está Vento, deixando os vizinhos da amiga pasmados com a sua imponente chegada. Aqui deliciou-se com um Fofinho de Aveia e Amêndoa.
--
Também para o chá chegou a Princesa de Paris, Diana de Cadaval, que surpreendeu a sua amiga Lady Manuela com um telefonema e um convite inesperado. Nervosa com tão ilustre visita, Mané, como carinhosamente lhe chama Sua Alteza, foi de imediato para a cozinha preparar um Bolo de Ruibarbos e Curd de Limão.
--
Começa a chover a cântaros e ouvem-se os passos de mais uma convidada, a lindíssima Grace Kelly, a atriz que se tornou a mais bela princesa da história, que surge com um vestido de seda esvoaçante e elegante. Rapidamente se dirige para a sua doce amiga, Lady Ginja, e juntas vão sentar-se perto da lareira, na companhia dos gatos e de um maravilhoso Bolo de Chocolate, que saborearam por entre conversa animada.
--
Inspirada por uma das paixões mais arrebatadoras da história, pois viveu ela própria um amor proibido, embora felizmente sem acabar em tragédia, Lady Marmita fez o convite a D. Inês de Castro e serviu-lhe um delicioso Entrecosto com Romã. Foi um jantar cheio de sabor e romantismo, animado por confidências e desabafos, especialmente do "mau feitio" do sogro.
--
Lady Guida, para receber a sua convidada, a Duquesa de Parma, Infanta D. Maria de Portugal, escolheu uma receita do livro desta, uma relíquia do século XVI que transportou consigo quando foi ao encontro do seu futuro esposo em Bruxelas. Assim, fez uma das versões da Galinha Mourisca, seguindo à risca as instruções originais.
--
Vindo do Reino dos Prazeres Desconhecidos, chega D. Dinis, contando a todos quantos por ele passassem que tinha sido muito bem recebido para uma jantarada, cuja sobremesa servida, um Toucinho do Céu, foi a melhor que alguma vez provara!
--
Numa visita ao Palácio de Buckingham, Lady Susana encontrou por lá alguém que há muito desejava conhecer, a Princesa do Povo, Diana. Encantada com a simplicidade e simpatia da Princesa arriscou convidá-la para jantar e serviu-lhe uns deliciosos Nuggets, algo simples mas que ela nunca havia provado.
--
Lady Isabel nem queria acreditar quando à sua porta surgiram meia dúzia de cavalos e neles montados, cinco homens feridos e armados e uma Guerreira, linda e charmosa, também ela ferida. De imediato acolheu a comitiva de Elizabeth I de Inglaterra, servindo-lhes uma bela Pavlova de Chocolate. A Rainha gostou tanto que aceitou de imediato comparecer ao baile em sua companhia.
--
Curiosa em ouvir os feitos da Ínclita Geração contados pela sua progenitora, Lady Frango do Campo decidiu ir ao encontro de D. Filipa de Lencastre, Madrinha de Portugal, levando consigo uns Muffins de Alfarroba e Banana.
--
Lady Cristina, atraída pelo som das valsas de Strauss que se ouviam ao fundo do salão, foi ao encontro de Sissi, a bela imperatriz da Áustria e juntas deleitaram-se com um delicioso Sacher Torte.
--
Ouve-se novamente o som de cascos de cavalo a bater na pedra da calçada e Lady Ana, ansiosa pela chegada da sua amiga de décadas Alcipe, a Marquesa de Alorna, dirige-se à janela para ver se seria ela. Contentes com este reencontro, as amigas colocam a conversa em dia na companhia de umas deliciosas Duchaises com frutos Silvestres e decidem, por brincadeira, vestir as roupas uma da outra. Admirada com o conforto do par de calças emprestado por Lady Ana, a Marquesa decide que irá passar a vestir-se assim.
--
Vindas de uma visita ao Reino Pão de Cereais chegam quatro Rainhas, cujas histórias de vida não poderiam ser mais interessantes! Encantadas com a forma como foram recebidas pela anfitriã, não se cansaram de elogiar o delicioso menu que por lá degustaram.
--
Lady Patrícia não podia ter chegado em melhor companhia, com o Magnânimo D. João V, cuja boa disposição e espírito festivo contagiaram todo o salão! Sua Majestade não se cansava de elogiar as maravilhosas Donas Amélias que Lady Patrícia tão gentilmente lhe tinha oferecido!
--
Quando viu o formato dos deliciosos Muffins de Abóbora que Lady Carla fez em sua honra, D. Isabel de Aragão, a Rainha Santa, não pode deixar de exclamar - "São Rosas!".
--
Lady Pami Sami, avistando a sua amiga de longa data Sissi, acenou-lhe para que viesse degustar as lindas tacinhas que com tanto cuidado havia preparado para a imperatriz, ciente do seu rigoroso regime alimentar. Esta ficou logo encantada com a beleza e originalidade da Pana Cotta de Beterraba que a amiga lhe serviu.
--
De volta de mais uma batalha, D. Afonso Henriques conta como foi bem recebido em casa de Lady Manuela, que depois de lhe servir o seu caldo de galinha preferido ainda fez um Bolo de Abóbora com Passas e Nozes.
--
Do Palácio de Kensington e acompanhadas pela Duquesa de Kent, chegam duas primas muito divertidas, D. Maria da Glória de Portugal e a Princesa Alexandrina Victoria. De imediato se juntaram à sua amiga Lady Agnès que lhes serviu uns Scones de Laranja e Morangos e um chá numa caneca com uma boneca.
--
Depois de 2000 anos no túmulo, Cleópatra, a Rainha do Egipto, adorou o Bolo Dourado que Lady Nita lhe ofereceu, mas só depois deste ter sido aprovado pelos seus reais provadores de comida!
--
De repente, o salão enche-se de suspiros à passagem d'El Rei D. Sebastião, que se apresenta impecavelmente e elegantemente vestido com um outfit Nuno Gama! Lady Manuela, encantada com tal figura tão desejada ofereceu-lhe uns Merengues bem aromatizados que fizeram os olhos d'El Rei brilhar como os de uma criança!
--
Depois de ter sido presentada com uns muffins, D. Isabel de Aragão, foi ao encontro de Lady Babette que gentilmente lhe ofereceu um Pão de passas e nozes muito estaladiço. A Rainha Santa adorou e pediu-lhe as sobras para levar no seu regaço para os mais pobres.
--
A Rainha Santa, no entanto, foi ainda ao encontro da sua amiga Lady Vera, que a levou para um pic-nic em plena Praça da Canção, junto ao Mondego. Enquanto se deliciava com umas deliciosas Barras de Crumble de Framboesa e Morango, D. Isabel, sem se aperceber, atraiu para junto de si quase toda a cidade em peso!
--
Finalmente, acabado de chegar do Reino da Prússia, surge D. João II. Ainda admirado, conta como um rapaz lhe entrou no palácio e lhe comeu a sua ceia, uns deliciosos Rojões de Vaca com Batatas. Se não fosse a mulher gorda, o rapaz tinha-o deixado de estômago vazio!!
--
Mas eis que se ouvem novamente ainda os ecos de carruagens na praça! Eram Lady Manuela Cravo e Canela e D. Teresa (ou Matilde) que depois de uma longa viagem desde a corte de Flandres ainda vêm alegrar a festa com a sua presença! Trazem com elas um vinho quente e uns biscoitos de mel das serras altas, com passas das vinhas do Douro, amêndoas e as raspas das laranjas deixadas pelos mouros. Foi uma entrada especialmente marcada pelo reencontro emocionado de D. Afonso Henriques com a sua filha predileta, Teresa.
E assim nos encontramos neste baile real rodeados de mil e um convidados de excelência e de sangue azul!
Foi um desfile e tanto de figuras que marcaram e continuam a marcar a história aristocrata mundial e é uma honra poder ter sido a anfitriã de tão pomposo evento!
É com o coração cheio e um grande obrigada a todos os que participaram de forma tão carinhosa, que dou por encerrada esta 8ª edição do "Convidei para Jantar", com o tema Aristocratas.
E é assim que passo o testemunho à anfitriã da 9ª edição deste fabuloso projeto "Convidei para Jantar" que irá decorrer no delicioso blogue Marmita!
Alice, que belas participações! Acho que tiramos a as reais barrigas de misérias :p
ResponderEliminarE foi assim que acabaram o reis :) Gostei muito e mais um desafio superado, agora venham mais temas! beijos e bom domingo
ResponderEliminarÉs maravilhosa Alice! Adorei as tuas descrições. A festa final foi mesmo um grande sucesso! Bem haja por tudo :)
ResponderEliminarUma real festa de final :)
ResponderEliminarAdorei, adorei, doce Alice. A festa final esta digna de uma festa Real.
ResponderEliminarGostei muito de participar.
Beijinhos
"Lady Maria" :)
Que festa fantástica!
ResponderEliminarPeço desculpa pela minha participação ter sido tão em cima do joelho mas foi o máximo que consegui :/
Um beijinho de parabéns pelo sucesso de mais uma edição!
Querida Alice, todas suas participações foram fantásticas. São tantas delicias que não saberia qual escolher, qual gostei mais. Gostei de todas. Parabéns, e vamos esperar pelas próximas. Bjos e ótimo domingo
ResponderEliminarTodas as participações são dignas da aristocracia. Parabéns a T O D A S
ResponderEliminarGostei muito do baile final
beijinho para ti, Alice e para cada uma das participantes
e vamos ao desafio da Marmita
Alice, o baile foi fantástico a começar pela introdução que foi digna de um real baile. Gostei muito de participar e espero conseguir participar no próximo, é que o tempo tem sido muito curto para me dedicar aos meus hobies. Mais uma vez parabens.
ResponderEliminarBeijinhos e continua assim :)
que super produção.
ResponderEliminaradorei!
beijos
boracozinhar-lu.blogspot.com
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarQuerida Alice,
ResponderEliminarADOREI a belíssima introdução ao Banquete Real. Foi um resumo fantástico de todas as participações, mas diga-se de passagem que El Rei D. Sebastião partiu corações na ala feminina das convidadas, maravilhosamente vestido com um outfit Nuno Gama, eheheh!
FIQUEI MARAVILHADA COM TUDO; OS CONVIVAS, A MESA, O SALÃO, A ORQUESTRA, O BAILE, OS OUTFITS... MAS, ESPECIALMENTE, COM O FESTIM GASTRONÓMICO, OS IMPORTANTES E ILUSTRES CONVIDADOS E MAIS AINDA COM AS ANFITRIÃS.
MUITO OBRIGADA POR ESTE Convidei para jantar... FANTÁSTICO!
Adorei participar e já estou a pensar no próximo Convidei para jantar... na "belíssima cidade de Sevilha" da adorável Marmita.
Bjnhos e um domingo maravilhoso.
(tenho tido alguns contratempos quando escrevo os comentários mas à segunda é de vez!)
http://saborescomtempo.blogspot.pt/
Que maravilha de festa só comidas deliciosas
ResponderEliminarbom domingo
beijos
Um desfile maravilhoso de iguarias e ilustres convidados. Este mês, infelizmente, não consegui participar. Tinha a convidada escolhida, mas a inspiração para escrever o texto nunca chegou. Espero que me perdoes. Vou agora espreitar a Marmita e ver o tema do próximo mês.
ResponderEliminarUm beijinho e parabéns por esta edição tão rica:)
Ilídia
Olá Alice,
ResponderEliminarO teu post de Banquete real está gírissimo, mas acho que te esqueceste de mim e da minha convidada :( !!!!
Não estamos zngadas mas também gostaríamos de participar nos festejos e rever os nossos familiares e amigos.
Bjnhos
Oh Manuela!! Não sei como me foi escapar a tua, espero que me perdoes este lapso!!:(
EliminarO vosso lugar está mais do que garantido nos festejos e vou já colocar a tua belíssima participação!!
Um grande beijinho e mais uma vez desculpa esta distração...
Alice querida,
ResponderEliminarfoi um sucesso magnífico este desfile de monarcas pelo salão!
Estão todos de parabéns e tu por teres sido uma anfitriã digna da realeza cara amiga. Gosto de ser Lady Ginja, soa bem.
Um beijinho e bom domingo!
Agora vamos até à Marmita. Adoro este desafio.
As participaçôes forma todas uma maravilha,adorei o teu post foste uma boa anfitria.
ResponderEliminarBom domingo
bjs
Excelente edição, excelentes participações! ;)
ResponderEliminarJota
http://searchncook.blogspot.pt/
Olá minha querida, Alice!
ResponderEliminarQue sucesso, só delícias e participações especiais!
Parabéns à vc e a todas participantes!
Beijinhos e sucessos sempre!
Foi uma festa e tanto. Delícias sobre a mesa, boa companhia, dança até às tantas. Muito obrigada Alice pelo fantástico desafio que nos colocaste e por todo o esforço que dedicaste a organizar tudo.
ResponderEliminarBjnhos
Querida Alice,
ResponderEliminarFoste decerto quem mais brilhou neste baile ! :)
Foste uma anfitriã PERFEITA, acolheste todos com especial carinho à medida que foram chegando e preparaste uma recepção de luxo e digna da mais alta realeza contemporânea ou de outros tempos remotos...
A tua introdução à recepção é MAGNIFICA, adorei o desfile de cada convidado que se passeou pela passadeira vermelha e decerto que todos ficaram honrados pois o teu salão estava divinamente decorado !
Amiga, foi um privilégio ter tido a oportunidade de participar nesta edição do "Convidei para Jantar" !
Beijinhos grandes :)
Isabel
www.blogdochocolate.com
http://brisa-maritima.blogspot.pt
Olá Alice!
ResponderEliminarTodas as participações foram magnificas! Escolher iguarias seria difícil.
Parabéns para a excelente anfitriã. Acredite que senti muito não ter
participado, mas serei sempre visita desta cozinha.
As participações contribuiram para uma real festa. O meu convidado foi D. João V, mas ao que parece neste post ele resolveu comparecer na festa como D. Pedro.Atitudes típicas da aristocracia!LOL
ResponderEliminarUm abraço.
Patrícia
Realmente, sua Majestade entrou disfarçado, mas já lhe foi restituída a sua real identidade! Espero que D. João V não esteja muito zangado comigo:)
EliminarObrigada, Patrícia e um grande beijinho:)
Muito obrigada a todos pelos vossos comentários cheios de carinho!!
ResponderEliminarSem todas estas participações tão fabulosas não seria possível uma festa tão linda, todas vós é que fizeram este evento brilhar:)
Um grande beijinho:)
minha querida Alice :) que belo tema e que belas participações :) um belo banquete real com excelentes sugestões :) parabéns, foste uma anfitriã à altura :) beijinhos
ResponderEliminarMuitos Parabéns Alice!
ResponderEliminarFoi uma edição muito brilhante,cheia de participações maravilhosas e foste uma excelente anfitriã.
Beijocas
Bem querida Alice, que rico banquete :)... Gostei mesmo muito de tudinho!!
ResponderEliminarbeijinhos
Alice querida :) tenho pena de não ter participado! O banquete foi perfeito :)
ResponderEliminarDia 10 de Junho :)
Beijinhos
Alice,
ResponderEliminarNo meio de tanta luxuria e tamanha Aristocracia, que posso eu dizer?
Dou os Parabéns a todas as convidadas/participantes pela qualidade e originalidade de tais repastos e um muito especial para a anfitriã que foi perfeita!
Boa semana e beijinho.
Alice,
ResponderEliminarAté estou sem palavras, parabéns é o que me ocorre pois foste uma anfitriã perfeita e a mim surpreendeste-me deveras com uma festa verdadeiramente majestosa.
Teria que cá voltar com mais tempo e assegurar-me que converso todos estas convidados, não posso perder pitada da festa.
Bjs
É lá! Isso é que foi realeza ai por esses lados!!!
ResponderEliminarMas mais magnifico que os ilustres convidados foram as iguarias a eles oferecidas e mais magnifico ainda foram as brilhantes estórias que se contaram sobre cada um deles, finalizando nesta magnifica apóteose feita por si, Alice. É realmente de se lhe tirar o chapéu! E sim, é mesmo verdade de a cozinha da Alice é mesmo uma maravilha... Por isso venho cá "comer" várias vezes, ehehe...
Um grande beijinho
Que desfile mais encantador amiga!!
ResponderEliminarConfesso que estive um pouco ausente durante este desafio (desculpa), mas chegar aqui e ver o resultado do que foi este tema, estou mesmo rendida e encantada com o teu post! Tornaste este baile real num verdadeiro sonho! Gostei muito, estás de parabéns pela tua enorme dedicação e entrega! Todas as participações são deliciosas, e as histórias então...eu sabia que este tema iria trazer muitas e bem originais ;)))
Beijinho grande
Participações magníficas, numa festa real que culminou neste majestoso post. Parabéns pela fantástica iniciativa e pelo magnífico tema escolhido!
ResponderEliminarBeijinhos grandes,
Lia.