Há muitos anos atrás lembro-me de umas certas férias.
Lembro-me de irmos os quatro no carro, atravessar a fronteira e de ouvir o Marco Paulo a tocar na rádio. Oh Joanaaaa...
Não sei porquê, mas sempre que ouço alguma música do Marco Paulo a tocar, viajo até essas férias...
Lembro-me de ver o mar, da excitação em que íamos as duas no banco de trás do carro, da alegria de irmos em aventura. Estava tanto calor...!
Lembro-me do meu pai parar e sairmos a correr pela praia fora, em ânsias de mergulhar. Da água ser morna e de nos rirmos em grandes gargalhadas com o susto de sentirmos as pernas picadas por um cardume de minúsculos peixes. De rirmos por cada investida, ignorando a dor. Lembro-me que não íamos com rumo, nem hotel marcado. De entrarmos e sairmos de dois ou três até encontrarmos um que tinha vaga. Lembro-me de que o chocolate que a minha mãe nos comprou derreteu com o calor, transformando-se numa mousse agarrada à prata. E lembro-me de irmos almoçar a um restaurante e da minha mãe pedir linguado para nós as duas. E de arregalarmos os olhos quando pousaram dois enormes exemplares à nossa frente. Os maiores linguados que algumas vez vira. E lembro-me que o meu pai comeu a dose dele e depois comeu também a minha:)
Ingredientes (2 pessoas):
2 linguados arranjados
1 cebola roxa
1/2 pimento vermelho
1/2 pimento verde
a parte branca de 1 alho francês
batatinhas para assar q.b.
1/2 limão
Azeitonas pretas q.b.
sal e pimenta preta acabada de moer q.b.
1 colher de sopa de colorau
bacon em tirinhas q.b.
1 raminho de tomilho fresco
1 raminho de salsa fresca
azeite q.b.
vinho branco q.b.
Num pirex ou tabuleiro refractário coloque a cebola descascada e cortada em meias luas, os pimentos cortados em quadrados e o alho francês às rodelas. Tempere com um pouquinho de sal e regue com um fio de azeite.
Dê um golpe no sentido do comprimento dos linguados, até atingir a espinha, esfregue-os com sal e pimenta acabada de moer e disponha-os sobre os legumes. Corte o limão em gomos, descasque as batatinhas e coloque-os juntamente com as azeitonas em volta dos linguados. Polvilhe tudo com o colorau, coloque as tirinhas de bacon sobre cada peixe e, de seguida, as folhas de tomilho e a salsa picada. Regue tudo com um fio de azeite, deite um pouco de vinho branco com cuidado para não "lavar" os temperos e leve ao forno cerca de 50 minutos. Durante a primeira metade do tempo tape o tabuleiro com uma folha de alumínio para que não queime demasiado a superfície e retire para tostar na segunda metade, por cerca de 25 minutos. Nesta altura, se o forno tiver ventilador, baixe a temperatura para 180º.
Sirva de imediato e bom apetite!
Queria agradecer todos os comentários cheios de amizade e força aqui deixados, não imaginam como me deixaram sensibilizada por vos ler:)
Obrigada do fundo do coração.
Adoro linguado de qualquer maneira e este no forno ficou uma dleicia, adorei!
ResponderEliminarbeijinhos
Alice essa travessa ficou com um ar delicioso!
ResponderEliminarBeijinhos
Já me fizeste rir com o marco Paulo! E a minha avó que me queria convencer que a música dele Anita, tinha sido escrita para mim!? Hem? Já viste a honra?
ResponderEliminarGosto imenso de peixe já sabes, e esta tua receita está requintada e tentadora como sempre...
Bom fim-de-semana!
bjs
QUE DELÍCIA ADOREI A RECEITA,UM LINDO FINAL DE SEMANA BEIJOS
ResponderEliminarPelo visto vc já está com a corda toda novamente... que bom, fico feliz!!Essa prato ficou uma coisa de louco de tão espetacular, ô mãozinha de fada hein?...Maravilha!beijão
ResponderEliminarHumm, que delicia!!! Perfeito!!! Beijinhos e apareça no TC, para conferir as novidades!!!
ResponderEliminarNão sou apreciadora de peixe inteiro no forno, gosto apenas dos lombinhos, isto porque sou tremendamente esquisita com as espinhas!!!!
ResponderEliminarAcho que esta tua receita irá resultar muito bem com uns lombinhos de perca do Nilo ou de pescada.
Obrigada Beth e Cidália, fica mesmo uma delícia e muito aromático, a cebola roxa assada é qualquer coisa surreal!
ResponderEliminarAna, obrigada! Ai as avós, mas olha que de certeza te sentias muito especial sempre que ouvias a música!
Luci, obrigada, fico contente por teres gostado:)
Maísa, minha amiga, muito obrigada:) Um beijão também para vc!
Tabuleiro Chic, obrigada pela visita e simpatia, irei espreitar sim:)
Luísa, que bela sugestão, até tenho uns lombinhos de perca congelados à espera de destino!:)
Beijocas e um excelente fim de semana para todas:)
Olá Alice, gostei de te ler, é tão bom recordar essas doces lembranças...
ResponderEliminarSabes que nunca fiz linguado no forno? Compro e grelho, também já fiz ao vapor com molho pitáu.
Levo a tua sujestão comigo,o teu pirex está formidável;)
Beijinhos e bom fim de semana.
Olá Duxinha, obrigada:)
ResponderEliminarAcreditas que andei o dia todo a pensar como os ia fazer? Também os costumo apenas grelhar, mas apetecia-me algo diferente! Ao vapor com esse molho também devem ficar uma maravilha:)
Beijocas e bom fim de semana para ti tb:)
QUERIDA ALICE,
ResponderEliminarGOSTO MUITO DE UM PEIXINHO ASSIM NO FORNO, FICA TÃO BOM, HUMMMMM!
EU SÓ GOSTO DE PEIXE ASSADO OU COZIDO MAS O MEU FILHO E O MEU ESPOSO PREFEREM FRITOS, EU DETESTO O CHEIO DE GORDURA, RSRS. MAS AS VEZES FAÇO FRITO PARA AGRADÁ-LOS,RSRS.
É BOM DEMAIS RECORDAR OS BONS MOMENTOS FELIZES PRINCIPALMENTE COM A FAMÍLIA. ENTÃO O SEU PAI COMEU A PORÇÃO DELE E A SUA, RSRS.
TENHA UM FINAL DE SEMANA ABENÇOADO!
BJS ♥
Olá Alice,
ResponderEliminarPOdem tirar-nos tudo, mas as memórias, se não as perdermos, essas ninguém nos as pode tirar e este post é disso uma prova.
A descrição da viagem é tão real e bem descrita que consegui visualizar a viagem, os cenários, o restaurante e tudo o resto. Obrigada por este momento lindo de partilha!
Quanto aos linguados, é um peixe que adoro e este está com um aspecto divino e confeccionado com ingredientes fabulosos.
Beijinhos,
Lia.
Andréa, obrigada querida:) É assim mesmo, de vez em quando temos que agradar aos nossos! Pois, eu não conseguia comer tudo então o guloso do meu pai acabou por mim:D
ResponderEliminarBeijinho e um lindo fim de semana para vc!
Olá Lia! As nossas memórias é que fazem aquilo que somos, são os alicerces que nos sustentam e nos fazem seguir em frente:)
Muito obrigada querida, fico feliz que tenhas gostado, nós cá em casa adorámos:)
Beijocas e bom fim de semana!
Olá Alice, já cá tinha vindo espreitar:p sou sua nova seguidora, convido-a a espreitar o meu cantinho tambem!:) bem, eu sou como a Luisa, tive traumas com espinhas :) mas adoro o cheirinho do peixe, e adoro peixe, tenho é que estar a tirar as espinhas:p beijinhos e ate breve.
ResponderEliminarhttp://amoridoce.blogspot.pt/
O teu pai é comilão ih ih ih
ResponderEliminarAs cantorias nos carros são mesmo de deixar carimbos na nossa memória de coração
Querida Alice!
ResponderEliminarEspero que já estejas mais animadinha e que a nuvem cinzenta tenha passado totalmente para o céu. Já pinga.
Que boa memória, de uma férias com sol e mar. também nós quando eu era "piquena" partíamos à aventura, sem hotel marcado, era mesmo engraçado e divertido.
E que bela refeição amiga, adoro linguado, está com uma cor fabulosa.
Comia e repetia (ou atacava a tua dose como o teu pai!) hehehe.
Um grande beijinho vizinha,
bom fim-de-semana.
Olá Coradinha, benvinda à minha cozinha!
ResponderEliminarTambém já espreitei o teu cantinho:)
Este assado também ficará bem com filetes ou lombos:)
Beijocas e bom fim de semana.
Podes crer Mané, nunca mais me saiu esta ideia, quando ouço Marco Paulo, lembro-me automaticamente daquelas férias...:)
Beijocas e bom fim de semana!
Ginjinha obrigada minha linda, já arrebitei novamente, estou aqui a pensar no que é que hei-de fazer agora como prémio de consolação, talvez algo com chiquelate!:D
Qualquer dia volto a partir em aventuras destas, sem hotel, sem destino... eram mesmo divertidas e muito memoráveis essas férias!!
Um grande beijinho e bom fim de semana também para ti:)
Á uns dias estava a falar com a minha mãe que tinha saudades de comer o linguado ou solha frito com muito limão, com puré ou batata migada que comiamos em tempos... mas hoje em dia apanhar o cheiro a peixe frito....
ResponderEliminarEste tem um optimo aspecto.
Bjs
As Papinhas dos Babinhos
Obrigada Babinhas, eu também evito os fritos:)
ResponderEliminarBeijinhos e bom domingo!
Quando éramos miúdas ficávamos felizes tão fácil e com coisas tão pequenas... Agora tudo mudou...
ResponderEliminarAdoro linguado, e esta tua receita deixou-me bastante curiosa :) Nunca como porque gosto deles grelhados e não tenho como os fazer, e fritos tb, mas detesto fritar peixe.. lol.. às vezes lá calha uma solhazita :)
beijinhos
É tão bom recordar momentos bons!
ResponderEliminarAchei piada que a peixeira esta semana queria que eu comprasse linguado mas eu nunca sei o que devo fazer com eles... vou levar a tua receita para experimentar (mas sem pimentos)
Bjs
Olá minha querida Alice, tudo bem? :)
ResponderEliminarEm primeiro quero dizer-te que não consegui passar por aqui antes...os dias foram mesmo preenchidos e a net fica para 2º plano, teve de ser...e também quero agradecer-te pelas tuas palavras,e pelo teu o comentário! É sempre tão bom receber as tuas palavras sinceras e amigas, obrigada! Espero que tenhas tido um excelente fim de semana, cheio de alegrias e sabores deliciosos!
Este post está fantástico, fico feliz que a inspiração tenha voltado, e em grande! :))
Também me lembro dessa altura em que ouviamos músicas (que nos marcariam para sempre) e o Marco Paulo foi um deles eheh ainda me lembro de cassetes de cartão, enormes...nas viagens de longas horas para irmos de férias, em que os nossos dias eram apenas de brincadeira e diversão e claro comidinha feita pelos pais..bons tempos!
Este linguado está maravilhoso Alice, nunca fiz assim no forno, apenas grelhado na brasa, escalado e sabe tão bem!
Tenho de experimentar assim, o bacon deve dar um gostinho mesmo delicioso!!
Um grande beijinho amiga e tem uma excelente semana!
Olá Xana:) Pois é, em miúdas apreciávamos todos os pequenos pormenores mais genuinamente, tudo era divertido, ou pelo menos assim o recordamos! Peixe frito para mim só petinga e jaquinzinhos com arroz de tomate, adoro!!
ResponderEliminarOlá Smas:) É mesmo bom recordar bons momentos e lembrar como nos divertíamos!
Eu também os comprei sem saber muito bem o que fazer com eles e até ao último momento ainda tinha dúvidas!! Mas correu muito bem e será para repetir! Acho que qualquer "cama" de legumes deve resultar bem:)
Olá minha querida Sofia:)
Não te preocupes linda, eu sei como isso é, querer fazer tudo e acabar sem tempo para nada!!
E eu é que agradeço o carinho com que me escreves sempre, amiga:)
Ahaha, também me lembro das cassetes e como nós gostávamos dessas viagens enormes de carro, parecia que nunca mais chegávamos ao destino!! Eu e a minha irmã a martelar os meus pais "Quantos quilómetros faltam?", de 10 em 10 minutos...:D
Ainda bem que gostaste, também foi a primeira vez que o fiz assim e foi uma agradável surpresa!
Um grande beijinho para todas e tenham uma excelente semana!
Mas que bom aspecto :)
ResponderEliminarTenho de experimentar.