Pois foi uma alegria aqui em casa, os dois gulosos com a ansiedade e entusiasmo de duas crianças à espera de um brinde, ele a estender a massa enquanto eu fazia o molho de tomate e juntos a recheá-la conforme o que ía saindo do frigorífico e da dispensa!
Quando a colocámos no forno não conseguimos descolar da porta, de olhos arregalados e corações palpitantes a ver o queijo derreter e a massa a dourar...
E o que é certo é que foi um repasto capaz de fazer soar cornetas, os dois maravilhados com a nossa iguaria que comemos "com os olhos postos em Deus"!
Ingredientes:
Para a massa*
300ml de água
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de azeite
500g de farinha de trigo
1 saqueta de fermento biológico seco
Para o molho de tomate
1 cebola pequena
2 dentes de alho
1 lata de tomate pelado
sal e pimenta preta a gosto
1 folha de louro
1 colher de chá de manjericão seco
1 colher de chá de orégãos secos
azeite q.b.
Para o recheio (sem quantificar, é ao gosto de cada um)
fatias fininhas de presunto
cogumelos laminados
azeitonas verdes recheadas com pimento
azeitonas pretas descaroçadas
cebola em meias luas fininhas
tomate seco em azeite
malagueta vermelha fresca (só coloquei mesmo um bocadinho)
queijo da ilha ralado
queijo mozzarella ralado
Massa: Coloque todos os ingredientes na cuba pela ordem indicada e seleccione o programa de massas levedadas.
Molho de Tomate: Pique finamente a cebola e o alho e refogue-os num tachinho com um fio de azeite e a folha de louro. Quando a cebola começar a ficar translúcida adicione o tomate em pedacinhos e tempere de sal, pimenta, o manjericão e os orégãos. Deixe apurar em lume brando cerca de 10 minutos. Quando estiver pronto, retire a folha de louro e passe com a varinha mágica.
Estenda a massa numa superfície limpa e enfarinhada e transfira-a de seguida para um tabuleiro ou prancha de forno, previamente pincelado com azeite. Pique a massa com um garfo, barre-a com o molho de tomate e recheie a gosto. Leve ao forno a 200º vigiando até o queijo estar derretido e a massa dourada.
E voilà!
Nós por cá adorámos!
*Esta receita rende bastante massa, eu congelei o excedente para uma outra oportunidade e é só deixar descongelar 30 minutos à temperatura ambiente.
O molho de tomate que sobrar também dá para congelar, depois quando se quiser utilizar coloca-se a descongelar no microondas.
Fonte: Receita da massa ligeiramente adaptada do livro da Moulinex que vem com a máquina.
Alice, é uma alegria e um encanto fazermos as nossas próprias massas, não é? Também eu adoro ficar colada ao forno a ver o desenvolvimento :)
ResponderEliminarBela pizza.
Um beijinho.
Ginja
ResponderEliminarObrigada linda! Sim, a satisfação de sermos nós a fazer tudo não tem comparação!! Esta pizza soube mesmo a manjar dos deuses :)
Beijinho
Bella mesmo, aqui amamos pizzasss
ResponderEliminarabraço
Daniel Deywes
http://feitonahora.blogspot.com
Obrigada Daniel pela visita à minha cozinha e pelo comentário tão simpático:)
EliminarBeijinhos