Se há comida que me deixa sempre feliz é uma bela arrozada. Seja um simples arroz branco ou um belo arroz de marisco, para mim é sempre uma satisfação.
Quando cheguei ao 6º ano da faculdade, a preparação da prova final levou-me a entrar num espírito de reclusão quase perpétuo. De manhã trabalhava num pré-estágio das 9h à 13h30m e de tarde fechava-me em casa a queimar as pestanas. Ao lanche roía uma peça de fruta ainda sentada à frente do computador e ao jantar engolia uma sopa para logo poder voltar para o meu lugar, onde permanecia até à 1 da manhã. Deixei de ir ao ginásio, deixei de fazer o que fosse, apenas estava focada em acabar o curso. Até o desgraçado do meu marido, na altura namorado, era despachado e só tinha direito a um pouquinho de atenção aos fins de semana!
Ora a minha mãe, cheia de pena de me ver naquele ritmo, decidiu começar a fazer-me umas coisinhas ao final da tarde para ver se me animava. Qual não é o meu espanto, quando certo dia começo a sentir chegar-me o aroma de biscoitinhos a cozer no forno!! E noutro dia, o barulho de panelas a chocalhar, massas a bater e cozinhados a borbulhar!! A meio da semana!! Era chegar à cozinha quase todos os dias e deparar-me com a minha mãe num rodopio a fazer travessadas de rissóis caseiros, ou um empadão, ou um bolo, ou então uma das suas fantásticas arrozadas, entre as quais um belíssimo e muito memorável arroz de atum com ovos escalfados!!
Escusado será dizer que acabei o curso um bocadinho mais redondinha... Mas muito, muito feliz!!:)
E assim fiz este arrozinho, que tão boas memórias me traz, para celebrar o 1º aniversário do delicioso Bolo da Tia Rosa, o blogue da querida Mané, que para a ocasião nos convidou a partilhar consigo Um Arroz e uma História!
Ingredientes (2 pessoas, a sobrar para mais uma!)
1 cebola
2 dentes de alho
1 folha de louro
1 cenoura
2 tomates de cacho
1 colher de sopa de polpa de tomate
200g de mistura de cogumelos (usei congelados)
2 latas de atum em azeite
2 ovos
sal e pimenta preta acabada de moer q.b.
azeite q.b.
1 raminho de salsa
1 medida de arroz carolino
3 medidas de água a ferver
Descasque e pique a cebola e o alho e leve-os a refogar no azeite escorrido das latas de atum (eu só usei de uma e juntei mais um pouco de azeite normal). Junte a folha de louro e quando a cebola estiver translúcida junte a cenoura descascada e cortada em pedacinhos pequenos e os tomates também em pedaços (não limpei nem peles, nem sementes, mas pode fazê-lo se preferir). Adicione a polpa de tomate e envolva bem. Acrescente os cogumelos, deixe harmonizar os sabores e cubra com a água a ferver. Tempere de sal e quando levantar fervura junte o arroz, previamente lavado para perder a goma.
Quando o arroz estiver quase cozido, incorpore o atum desfeito, envolvendo bem. Polvilhe com a salsa picadinha, quebre os ovos sobre o arroz e tempere-os com um pouquinho de sal fino e pimenta acabada de moer. Deixe escalfar e assim que desligar, sirva de imediato.
Bom Apetite!!
Amai esta receita amiga levo-a comigo seu aspecto é bem delicioso!
ResponderEliminarBjs e obrigado pela partilha!
Eu também sou uma arrozeira como tu! E este arrozinho está com muito bom aspecto.
ResponderEliminarBjs.
Olá querida vizinha!
ResponderEliminarGostei imenso de ler um pouco mais sobre ti e sobre a tua vida. Nada como um mimo de uma mãe e dos seus cozinhados para nos darem forças nas tarefas a serem cumpridas. Soube bem melhor assim!
Eu lembro-me que na altura da faculdade e exames (eram 2 meses horríveis de clausura), a minha mãe fazia-me umas comidinhas e uns docinhos maravilhosos e escusado será dizer que também eu acabava essa época bastante redondinha :) Mas feliz, como tu!
E este arrozinho está perfeito, sinónimo de conforto e aconchego, de amor de mãe (que lamechas que estou hoje) e perfeito para a festa da querida Mané.
Um beijinho minha linda.
Olá minha querida Alice,
ResponderEliminarEu é que agradeço as tuas palavras, o teu enorme carinho e amizade. Fico sempre muito feliz com a tua visita e com o teu comentário, acredita! O tempo é que nem sempre corre a nosso favor...mas eu sei que sabes, e tu sabes que eu sei ;)
Agora o teu arroz...ficou uma autêntica delícia, é que fiquei já a imaginar tudo o que li e vi acerca desse prato...o ovo escalfado então, ficou perfeito! A comida das nossas mães é sempre tão boa, com aquele toque especial...e são mimos que ficam na memória e que guardamos com tanto carinho. Podes ter acabado o curso mais "bolinha" mas, como disseste, mais feliz, e não há nada que pague uma refeição feita com tanto amor e carinho...
Amiga, um grande beijinho e tem um excelente fim de semana! Obrigada por tudo...
Esses ovos escalfados estão a piscar-me o olho :p
ResponderEliminarComidinha de mão é sempre boa, não é? elas são umas queridas, sempre com um miminho para as alturas mais complicadas de atravessar!
Muito apetitoso.
ResponderEliminarGostei imenso desta sugestão.
http://asvezescozinheira.blogspot.com
Eu adorei a tua sugestão, eu adoro arroz, e adoro ovos escalfados!
ResponderEliminarBeijinhos
Uma óptima sugestão!
ResponderEliminarNão há nada como uma mãe, sempre preocupada com a felicidade e o bem estar dos seus filhos! A minha também é assim e é tão bom=)
ResponderEliminarEste arrozinho está mesmo como eu gosto, então com os ovinhos escalfados, que delícia!
Beijinhos e bom fds**
Uma receitinha a guardar bela sugestao
ResponderEliminarBjocas e bom fim de semana,
As Papinhas dos Babinhos
Me ha encantado esta recetita, la veo estupenda y deliciosa, yo los otros dias tambien hice una con el huevo esclafado y estaba muy buena. Un besazo
ResponderEliminarcosicasdulces.blogspot.com
Olá Alice,
ResponderEliminarAcho que não podia ter uma participação mais fantástica, quer em termos de história que é um encanto - até consegui visualizar a mãe na cozinha :)))) -, quer em termos de arrozada que, cá entre nós, já jantei, mas fiquei a salivar que nem uma aguada...
Beijinhos e bom fim de semana,
Lia.
QUERIDA ALICE,
ResponderEliminarUM ARROZ BEM FEITINHO E BELAS RECORDAÇÕES QUE MARAVILHA!
EU TAMBÉM AMO ARROZ FEITO DE QUALQUER MANEIRA MAS SE FOR FEITO ASSIM MELHOR AINDA, FICOU BOM DEMAIS!
BOM FIM DE SEMANA!
BJS D ♥
Nossa Alice, que arrozinho delicioso esse hein?Preciso provar essa maravilha que me deixou morrendo de vontade...beijkas
ResponderEliminarOlá Alice, gosto imenso de escutar as boas lembranças das pessoas com quem me relaciono, acabamos sempre por nos rever, numa ou noutra situação, numa ou noutra atitude, os contornos comuns são os engraçados de descobrir.
ResponderEliminarGostei imenso do teu arroz, e espero ir a tempo de provar um bocadinho na festa da Mané.
Um beijinho, bom fim de semana.
ALICE ADOREI O TEU ARROZ, ISTO PORQUE ADORO ARROZ DE ATUM E ADORO OVOS ESCALFADOS E NUNCA TINHA VISTO OS DOIS JUNTOS.
ResponderEliminarFICOU UM ARROZ FANTÁSTICO.
BOM FIM DE SEMANA
BJS
Que belo arroz Alice deve ter ficado uma delícia e com esses ovos... bem que podia ser o meu almoço de hoje, não me importava nada :))
ResponderEliminarBeijinhos e bom fim de semana!
Bom Dia Alice
ResponderEliminarEstava a pensar em ti (tenho um recado para te entregar) e abro o computador e vejo o teu arrozinho repleto de carinho da tua mãe. Estou tão contente por começar o dia assim. E ainda por cima com algo o mais importante a acompanhar este prato: AMOR
Aposto que este e outros arrozes forma um tonificante imprescindível para ultrapassares aquele época de exames que, como sabemos, é sempre envolventes e "stressantes".
Tenho um sorriso muito grande no meu rosto e ele transmite que recebi o teu carinho com agrado.
MUITO OBRIGADAAAAAAAA
Beijinho e Bom Fim de semana
PS.: Outra coisa e o motivo por estar a pensar em ti: queria pedir-te o favor de me escreveres, para o meu mail (obolodatiarosa@gmail.com, tenho o um recado para ti e não vejo no teu blog o mail para poder entregá-lo. Fico a aguardar. Obrigada
Bom dia Mané!!
EliminarFico tão feliz por teres gostado!! Foi com todo o carinho que participei na tua festa, desejo-te muitas felicidades e que o teu Bolo da Tia Rosa conte muitos e bons aninhos!!
Realmente foi bem notado, não tinha cá mail, mas isso já está corrigido e já o coloquei!!
Também já te enviei para o teu:)
Um grande beijinho e um excelente fim de semana:)
Muito obrigada a todas pelo carinho que aqui me deixam sempre:)
ResponderEliminarRealmente as nossas mamãs têm um papel muito importante, sempre atentas e sempre dispostas a acarinhar-nos e a mimar-nos! A balança lá se queixou, mas o coração agradeceu muito!
Beijocas um excelente fim de semana para vocês:)
Adorei a história. Qual a mãe que não tenta mimar os filhos? (às vezes até demais, mas isso é outra coisa!)
ResponderEliminarESte arroz é fabuloso. Bem aromático e super saboroso. Arroz cá em casa também se come com bastante agrado(mesmo até com grelos, que tanta gente não gosta).
OLhando para o ovinho escalfado lembrei-me da minha infância. Quando andava com falta de apetite a minha mãe cozinhava ervilhas com carne e ovos escalfados. Então...não havia doença que resistisse..
desejo um óptimo fim de semana
Tenho tantas recordações relacionadas com comida da mãe :)... Elas estão sempre lá mesmo!!!
ResponderEliminarFicou excelente o teu arroz, eu tb adoro arroz com tudo :)
um beijinho grande e óptimo fds
Alice,
ResponderEliminarQuem me dera! Estudei longe de casa..
A Manë vai adorar esta receita. É tão giro como tantas de nós associam o arroz a conforto, não é? O que será?
bom domingo!
que bela estória amiga...adorei e o arroz também muito bjokitas
ResponderEliminarBonita recordação, Alice! São esses momentos que dão sentido à vida. Mãe é sempre assim: faz tudo para agradar os filhos.
EliminarAdorei a receita,
Bj eótima semana,
Lylia
Olá Alice:)
ResponderEliminarMas que rica mãe que preparava tão apetitosas comidas.
Assim os estudos até sabiam melhor...
Gostei muito do arrozinho, qualquer dia faço:)
Boa semana!
Beijinhos
Fiquei com água na boca só de olhar as fotografias.
ResponderEliminarBoa semana
Bjs
Olá linda, bom dia!!
ResponderEliminarSabes, ontem o meu dia também foi assim, a correr, sem tempo para nada...hoje já me lembrei de ti e de vir aqui saber se estava tudo bem. Entretanto li o teu comentário :) Obrigada pelas tuas lindas palavras, sempre tão carinhosas e que eu recebo sempre de sorriso nos lábios e guardo no coração :)
Eu sei como é, o tempo foge por entre os dedos, mas o que interessa é que estejas bem :)
Um grande beijinho amiga e tem uma excelente semana, bom trabalho! :)
Querida Alice...
ResponderEliminarO teu arroz ficou com um aspecto de arrasar!
Sendo a receita da tua mãe e feita com tanta ternura....É sem dúvida digna de partilha!
Bjocas
QUERIDA ALICE,
ResponderEliminarTENHA UMA SEMANA ABENÇOADA!
BJS ♥
Alice... como sempre, receitas maravilhosas!
ResponderEliminarTambém adoOoOoOoro um arroz, quem diga uma arrozada! Sou daquelas que troco uma bela carne por ARROZ, acredita!? rs! Pois é...rs! Linda a tua história de perceverança! Grande beijo.
Olá,
ResponderEliminarTêm um aspecto absolutamente delicioso!
Bjinhos
Oi, tudo bem?
ResponderEliminarO arroz de Atum tem um aspecto delicioso, tenho de experimentar ;)
Já agora, adoro o teu blog esta muito bom.
Beijos
Olá vizinha!
ResponderEliminarPassei a saber se está tudo bem contigo e para dizer que tenho saudades :)
Um beijinho. E boa semana.
Ai como eu gosto de arroz, e então assim feito com mãos de mãe ainda melhor! É tão bom ter quem nos faça estes miminhos quando estamos mesmo a precisar! As mães são mesmo assim!
ResponderEliminarAdorei este prato!
Bjinhos
Olá, Alice. Antes de mais devo dizer que tens o mesmo nome de uma sobrinha muito querida e isso já é prenúncio de coisas boas.Depois, que foi com alguma surpresa que vi essa receita, pois adoro os três:atum, ovos e arroz.Sou brasileira e pouco a pouco vou desvendando as delícias culinária desse país que aprendi a amar. Obrigada e parabéns pelo carinho com que falas das tuas memórias e receitas. Eliene Salgado
ResponderEliminarEliene, muito obrigada por este comentário tão querido, nem imaginas como me deixou feliz e com um enorme sorriso rasgado!
EliminarÉ muito bom saber que o que aqui partilho é recebido desse lado com carinho:)
Um grande beijinho para ti e para a tua sobrinha linda!
E Boas Festas:)