Triste, dizem uns.
Poético, dizem outros.
Há algo que me deslumbra no leve tamborilar da chuva no vidro de uma janela, pintando-a com mil e uma gotas que se deixam desmaiar num rasto de infinitas linhas cruzadas...
Apesar de triste, o cenário que se vê lá fora tingido de cinzento possui uma enorme beleza poética, transmitindo calma e sensação de aconchego... Gosto de ficar encostada à janela, por momentos esquecida, a ver a chuva a cair e a envolver tudo numa mancha salpicada de água. De ouvir o som das pesadas lágrimas a baterem com força no chão e do cheiro a molhado que fica no ar...
Afinal, há tantas histórias que terminam romanticamente sob um manto de chuva... Um beijo apaixonado trocado num dia cinzento, como foi o de hoje...
E para contrastar com o cinzento do dia, trago uma receita bem colorida e feliz! Diz quem comeu que estava uma autêntica maravilha... Ai o poder que tem um belo elogio, acompanhado por um enorme sorriso de satisfação, para colorir instantaneamente o mais cinzento dos dias!!
Ingredientes (4 a 6 pessoas):
1 peito de perú com1kg a 1,2kg
1/2 cabeça de alhos
azeite q.b.
sal e pimenta preta acabada de moer q.b.
1 colher de sopa de mostarda de Dijon
1 raminho de tomilho fresco
1 colher de sopa de tomilho seco (ou a gosto)
5 ou 6 fatias de queijo flamengo ou mozzarella
5 ou 6 tomates secos em azeite
1 cebola roxa
1 talo de aipo
tomates cherry a gosto
1/2 copo de vinho branco
Ligue o forno a 200º.
Faça uma pasta com os dentes de alho descascados e esmagados, sal, pimenta preta acabada de moer, a mostarda e o azeite.
Abra o peito de perú em duas metades e comece por barrar uma delas com um pouco da pasta de mostarda. Sobre esta disponha algumas fatias de queijo e seguidamente os tomates secos. Polvilhe com as folhinhas do tomilho fresco, um pouco de tomilho seco e cubra com o restante queijo. Barre a outra metade com a pasta de mostarda e coloque-a sobre o restante preparado. Ate o rolo cuidadosamente com a ajuda de fio de cozinha e reserve.
Num pirex, coloque um fio de azeite, a cebola descascada e cortada em meias luas e disponha o rolo de perú sobre estas. Barre-o com a restante pasta de mostarda, de ambos os lados e polvilhe com mais um pouco de tomilho seco. Pique o aipo, corte os tomates cherry em metades e coloque-os em volta do perú. Junte o vinho branco pelas laterais do tabuleiro (nunca sobre a carne, para que não remova o tempero) e leve ao forno cerca de 1 hora. Se achar que está a ficar demasiado tostado cubra com uma folha de alumínio e remova-a 10 minutos antes de terminar de cozinhar.
Sirva fatiado. (eu, depois de fatiar, levei mais cerca de 5 minutos ao forno).
Bom Apetite!
Acompanhei com um arroz de ervilhas.
Alice o dis realmente esteve cinzento mas esses beijo apaixonado por entre as gotas da chuva vale a pena :) e com um jantar ou almoço destes seria um dia perfeito :)
ResponderEliminarBeijinho
Então pelo q entendi teve um final feliz?!E depois de um banquete delicioso...só risos...beijkas
ResponderEliminarESSAS COMIDAS SÃO IDEAIS PARA ESTES DIAS CINZENTOS,LIGA-SE O FORNO E FICAMOS COM A COZINHA MAS ACONCHEGADA.
ResponderEliminarGOSTEI MUITO DESSE PEITO DE PERU ,ESTA MESMO UMA MARAVILHA.
BJS
caneco, isso é um senhor peito de perú! Enorme. Mas acredito que tenha sido devoradissimo, tem um excelente aspecto :)
ResponderEliminarai esta uma refeiçao prefeita e de sertesa saborosa adorei como a fizestes ficou mesmo a meu gosto parabens amiga ela esta 5* bjs
ResponderEliminarLá está a Alice a por-me a babar...:p ai tao bom! eu adoro assados, hmmmmm sabem sempre bem, quer de carne, peixe...maravilha!
ResponderEliminarAlice que prato lindo,adorei a receita beijos
ResponderEliminarAlice, esta receita esta perfeita!
ResponderEliminarFiquei a salivar com estes tomates! Beijos.
Lindo pratinho mt bem realisado adorei este peitinho de peru!
ResponderEliminarBjs
Tenho um peito de peru no congelador e andava a pensar o que lhe ia fazer. Acho que descobri!
ResponderEliminarOlá Alice,
ResponderEliminarFicou bem saboroso, mesmo ao meu gosto. Adoro mostarda dijon.
Beijinho
Olá Alice!
ResponderEliminarQuerida, uma refeição de aconchego sem dúvida. O frio e o cinza dos dias não precisam de imprimir as suas cores na nossa alma e no nosso espírito. Combatemos com cores coloridas, com sorrisos e beijinhos.
Gosto muito de estar em casa e ouvir a chuva, sentir o cheiro a terra molhada, divirto-me a ver o gato a correr à chuva e gosto das minhas galochas.
Gosto também deste peito recheado, com o tal tomate seco e queijinho e mostarda, que maravilhosa e sublime combinação. Aqui fica um elogio para colorir o teu dia amiga!
Um beijinho. E boa semana.
O aspecto é mesmo tentador, eu adoro este tipo de refeição aconchegante, que delícia!
ResponderEliminarOlá Alice :)
ResponderEliminarO tempo anda mesmo de pernas para o ar. Aqui que é hábito chover e fazer nevoeiro, tem estado dias primaveris... lindos. Adorei o perú.
Beijinhos
Olá Alice,
ResponderEliminarA ver pelo aspecto, acho que quem comeu, não mentiu, pois devia estar mesmo, uma autêntica maravilha!!!
Acho que sim, a chuva pode ser romântica, aliás, tenho mesmo de achar, pois estou a viver num dos países mais chuvosos da Europa e se não vir algo de positivo nisso, acho que estamos mal... :)))!
Beijocas grandes,
Lia.
OLÁ QUERIDA ALICE!
ResponderEliminarOS DIAS PODEM ESTÁ CINZENTOS MAIS A RECEITA ESTÁ MARAVILHOSA E TEM GOSTINHO DE QUERO MAIS!
POR AQUI ONTEM TBM FOI UM DIA CINZENTO E FRIO, HOJE AMANHECEU UM LINDO DIA DE SOL.
NADA MELHOR QUE UM DIA APÓS O OUTRO NÃO É?
BJS ♥
Olá, Alice!!!
ResponderEliminarO peito de peru é uma carne leve e deliciosa! Esta sua receita com molho de Dijon está muito apresentável e saborosa, deveras! Pode ser servido em um jantar especial!Não deve nada a um peru inteiro, simplesmente assado! Bjs, Dy.
Alice que comidinha irresistível, adoro perú e assim então ui ui=) Delícia=)
ResponderEliminarbeijinhos
com este tempo apetece mesmo comida de forno :) eu adoro peito de frango recheado e apesar de nunca ter experimentado com mostarda, acredito que ia gostar muito muito :) adorei a receita :) e apesar da chuva: astral para cima :D
ResponderEliminarOlá Alice, que belo peitinho de perú, gostei muito do aspecto. É uma carne que apreciamos bastante, também gosto de a fazer no forno, fica deliciosa.
ResponderEliminarUm beijinho.
É o tipo de refeição que sabe mesmo bem em tempo cinzento :)
ResponderEliminarAqui em casa faria sucesso!!
Bjokas
Que refeição deliciosa!!
ResponderEliminarOlá Alice!
ResponderEliminarOs dias cinzentos trazem pingos de chuva e esperanças renovadas...mesmo em dias assim os sentimentos podem ser bem alegres e coloridos, podem ser alegria e felicidade!! Porque a chuva é importante para nos dizer que a vida é uma dádiva maravilhosa...
Também gosto muito de estar em casa, no quentinho a ouvir chover lá fora, do cheiro da terra molhada e de ver os 1ºs raios de sol que espreitam a seguir...são tão intensos e luminosos que fica tudo a brilhar!! É lindo!:)
Este peito de perú ficou fantástico, gostei muito do recheio (os tomates secos devem ter dado um gostinho bem especial!) e do acompanhamento...está com um aspecto tão delicioso que são só 10 da manhã e já me abriu o apetite...tenho de fazer! Imagino o aroma aí em casa...Como sempre saio daqui deliciada!!
Um grande beijinho amiga :D
Olá Alice,
ResponderEliminarUma refeição deliciosa com um aspecto,bastante convidativo.
Um bjinho*
mas que aspeto delicioso amiga, como andas...uma bjoka grande
ResponderEliminarOlá Alice:)
ResponderEliminarComo eu gostaria de ficar encostada á janela a ver a chuva cair lá fora e apreciar a beleza do dia cinzento e frio que hoje se apresenta. Infelizmente no local onde estou nem uma simples janela tenho e o que me resta são os pés frios e o nariz a pingar. Se ao menos houvesse um belo e apaixonante beijo para tornar a minha vista mais colorida:):):)
O que vale são as fantásticas receitas que se pode apreciar tal como o teu lombo de perú que só de olhar para ele senti água a crescer na boca. Foi elogiado e acredito que bem merecido porque de aspecto está uma verdadeira delícia.
Bom fim-de-semana!
Beijinhos
Olá Alice, estou a gostar muito das tuas receitas :) Têm muito a ver comigo e com o tipo de cozinha que faço em casa. Gosto muito de assados, mas em relação ao perú, normalmente fico-me pela perna... nunca experimentei assar peito, com medo que fique muito seco. Não parece nada, pela foto, está fantástico!
ResponderEliminar