Uma das coisas que mais me fascina no mundo da culinária é a descoberta de novos sabores e aromas, novas especiarias e novos ingredientes. Sou uma eterna apaixonada pela culinária da Ásia Oriental e o contato maior que tive com essa espantosa cultura foi durante a minha lua de mel, a qual me marcou não só pela enorme beleza do local, como pela gastronomia exótica e extremamente influenciada pela vizinha Índia.
A ilha onde ficámos, tal como muitas outras, era um resort, toda ela dedicada ao turismo e a alguns kilómetros de distância é que se situava a ilha mãe local. As paisagens, a praia, a água límpida e morna, a vegetação tropical e as próprias edificações são de uma enorme beleza, transmitindo mesmo a paz que por lá se procura.
Uma das coisas que mais me fascinou foram as águas, na margem, cobertas de tubarões e mantas bebés, que inicialmente nos deixaram amedrontados, mas que rapidamente percebemos que não se aproximavam de nós. Já durante a noite, todas as construções sobre a água se iluminavam, para que pudéssemos ver o que se passa dentro de água e era possível avistar espécies maiores dos tubarões a nadar silenciosamente, bem mais assustadores. Não era permitido nadar à noite por esse motivo, por precaução, pensamos nós, mas que obediente e diligentemente cumprimos!!!
A gastronomia foi também algo que muito me fascinou, típica da Ásia Meridional, com sabores fortemente condimentados e aromatizados. Todos os dias havia variadíssimos pratos de caril, masalas, tandooris e também caldos exóticos, com o sabor predominante a gengibre, que fizeram as delícias do meu marido! À sexta-feira foi-nos dito que era o dia da comida tradicional e foi no jantar desse dia que pela primeira vez comi um Dhal, um prato sem o qual uma refeição tipicamente indiana nunca está completa, sendo um dos pratos de base da alimentação de grande número de famílias e, portanto, indispensável a qualquer mesa. E foi precisamente esse prato que decidi partilhar aqui hoje, pois foi o que mais me marcou, não só pelo seu sabor especial, mas também pela forte presença na gastronomia local.
Ingredientes (2 pessoas):
(adaptada do livro "Sabores do Mundo: Índia" do Círculo de Leitores)
250g de lentilhas vermelhas (sem casca)
1,2 litros de água
1/2 colher de café de curcuma (açafrão das índias)
1 colher de chá de gengibre fresco ralado (ou 1 de café de gengibre em pó)
2 colheres de chá de azeite
3 dentes de alho finamente picados
2 colheres de chá de sementes de cominhos
2 colheres de chá de sementes de mostarda amarela
1 colher de sopa de cominhos em pó
1 colher de chá de sementes de coentros
1 malagueta vermelha fresca (ou 1 seca pequenina)
1/2 lata de leite de coco
1 raminho de coentros frescos picados
sal q.b.
Para acompanhar:
uma medida de arroz basmati
2,5 medidas de água a ferver
sal q.b.
Ponha as lentilhas a cozer numa panela com a água, a curcuma e o gengibre e leve à fervura. Baixe a intensidade do lume e cozinhe cerca de 20 minutos, mexendo de vez em quando. Se precisar, junte mais água, pois absorve bastante. Findo este tempo, tempere de sal e reserve.
Entretanto, moa as sementes de coentros num almofariz até as reduzir a pó.
Aqueça o azeite numa pequena frigideira anti-aderente e, quando estiver quente, acrescente o alho picadinho, as sementes de cominhos e as de mostarda, bem como os cominhos em pó e as sementes de coentros moídas e, por fim, a malagueta. Ponha em lume forte durante 2 minutos, sem parar de mexer e em seguida junte este preparado à panela das lentilhas. Mexa bem, acrescente o leite de coco, metade dos coentros frescos picados e aqueça novamente, para apurar, em lume muito brando, mais 5 minutos.
Sirva de imediato polvilhado com os restantes coentros frescos picadinhos e acompanhado de um arroz basmati simplesmente cozido em água temperada de sal.
Bom Apetite!
Deixo também esta música que era uma das que estavam sempre a tocar pelo resort :)
Hum, parece delicioso Alice!:) leva tudo que gosto hnam:p beijinhos
ResponderEliminarO aspecto é apetitoso, deve ser mt bom!
ResponderEliminarBjs
Olá, Alice!!
ResponderEliminarTambém gosto muito da variedade de sabores e cores na gastronomia! Que viagem linda! As Maldivas são um paraíso!Feliz você e seu marido por terem escolhidos um canto tão lindo para a lua de mel, este ficará por toda a vida na recordação! Já degustei o Dhal em restaurante especializado em cozinha oriental, tem,deveras, um sabor especial. Aqui, na Bahia, também usamos muito o coco na culinária! Adorei o video, música marcante! Bjs, Dy.
Que participação maravilhosa minha querida Alice :) a Vera vai adorar!
ResponderEliminarBeijinhos
Obrigada querida, pela tua participação! A musica cheira mesmo a estância turistica e esse prato... hum... parece-me delicioso! Ainda por cima adoro lentilhas! E o aroma deve ser maravilhoso com todas essas especiarias!
ResponderEliminarAi como eu adorei este desafio!!
Bjinhos e bom feriado!
♥
que inveja! hehehe confesso que em adolescente só queria viajar pela Europa mas agora tenho um enorme fascínio pela Ásia e índia, muito por causa da comida!
ResponderEliminarBem, acredito que tenha sido uma viagem de sonho. eu só de ler e ver as fotos adorei :) um beijinho
NUNCA COMI COMIDA INDIANA MAS ADOREI O ASPECTO DA TUA E ACHO QUE IA ADORAR.
ResponderEliminarBOM FERIADO.
BJS
Alicia, que arroz más rico me gusta, y las fotos de tu viaje preciosas.Besitos. Lidia
ResponderEliminarO aspecto é fabuloso :)...
ResponderEliminarEu estive em Cancun em lua-de-mel, e realmente aquelas águas e paisagens maravilham qq um...
Obrigado pela tua partilha minha kida
beijinhos
Que giro Alice!
ResponderEliminarAdorei as fotos paradisíacas desse local. Rendi-me às águas e segui viagem ao ler-te :)
Fico aqui com uma pontinha de inveja...menos das horas de voo, hehehe. Uma viagem de sonho. E as viagens são sempre acompanhadas de novos sabores e aromas, como o deste dahl, perfeito. A cor linda, e imagino o sabor! Adoro lentilhas. Gosto de partir à descoberta de um local e de tudo o que o complementa, como a gastronomia.
Obrigado por partilhares isto connosco :)
Um beijinho querida vizinha.
(e espero que as coisas estejam a correr melhor)
Olá Alice que delicia de proposta lhe fizeram com esse desafio. Adorei as fotos, que lugar maravilhoso, um pedacinho do paraíso nessa imensidão que é o nosso planeta. Adoraria estar em um lugar assim, para poder apreciar a Natureza com todo seu esplendor. O Dahal é um prato que aprecio muito. Uma amiga minha morou na India por 10 anos e qdo me escrevia ela dizia que o Dahl fazia parte da culinária vegetariana, já que ela era uma,e era uma enorme fonte de proteína, qdo ela voltou ao Brasil foi o primeiro prato que me ofereceu, porém com panquecas. E em uma próxima vez ela fez Dahl com grão de bico. Delicioso. Bela participação. Gostei muito. Beijinhos
ResponderEliminarQUERIDA ALICE,
ResponderEliminarPOST PERFEITO COM ESTAS FOTOS LINDAS E ESSA MÚSICA MARAVILHOSA!
PRA QUEM TEM A OPORTUNIDADE DE VIAJAR E CONHECER NOVOS SABORES E CULTURAS DIFERENTES É MUITO BOM, DEUS FEZ O MUDO TÃO PERFEITO COM TANTAS MARAVILHAS PARA NÓS APROVEITARMOS, FIQUEI ENCANTADA COMO SEU TEXTO, GOSTO MUITO DE LER O QUE VC ESCREVE.
O TEU PRATO COM ESTES INGREDIENTES SÓ PODE TER FICADO UMA DELÍCIA, O ASPECTO FICOU BOM DEMAIS!
BEIJOS ♥
Alice
ResponderEliminarUma viagem inesquecível! Lindo lugar... e esse prato com todas essas ervas e temperos com certeza ficou delicioso...beijkas
Que comida deliciosa,e que fotos lindas beijos
ResponderEliminarOlá Alice,
ResponderEliminarRecebi o meu primeiro selo e desafio e gostaria muito de o partilhar contigo.
Se aceitares, passa no meu blogue.
Beijinhos
Selene
http://receitasdaselene.blogspot.pt/
as fotos estão muito bonitas, Alice (apesar do jetleg ih ih ih) sabes que um amigo meu teve um de tal ordem que queria subri uma escada rolante do aeoroporto e não entendi que aquela que escolheu só descia...e andava ali com uma mala gigante a tentar sem desistir...
ResponderEliminarBeijinhos
Adorei a história e a receita.
ResponderEliminarBjs
Olá Alice,
ResponderEliminarFicou com um aspecto sensacional.
Um bjinho
Alice, debió de ser un viaje fascinante. Me gusta mucho la entrada, lo bien que lo has relatado todo y el plato que has preparado. Besitos.
ResponderEliminarcosicasdulces.blogspot.com
Que bela lua de mel Alice, sim senhor, fiquei com água na boca só de ver essas fotos!
ResponderEliminarSou fã de lentilhas, especialmente das vermelhinhas, tenho sempre uma boa quantidade lá por casa (compro a granel nas mercearias). E esta receita está a piscar-me o olho pois adoro comida asiática :)
Gostei da apresentação do prato que sujeres, o sabor esse... sáo provando.
ResponderEliminarBeijinhos
:) que maravilha!
ResponderEliminarOlá Alice, é um destino de sonho, as tuas fotos ilustram bem esse paraíso;)
ResponderEliminarAdorei o teu prato, sou uma fã de sabores exóticos.
Beijinhos, obrigada pelo teu comentário.
Que bela refeição!!!
ResponderEliminarGostei :)
Bjokas
Hummm... Adorei Alice.
ResponderEliminarBeijinhos e bom fim-de-semana
http://receitasdaselene.blogspot.pt/
Olá Alice:)
ResponderEliminarQue bela viagem!
O prato que nos apresentas parece ser interessante. Não estou habituada a esses temperos mas era capaz de provar:)
Bom fim-de-semana!
Beijinhos
Olá linda, tudo bem?
ResponderEliminarSabes, eu também sou uma apaixonada por sabores asiáticos, apesar de nunca ter comido dhal, fiquei mesmo cheia de curiosidade...com esse aspecto cremoso e tão atraente...até lhe sinto o aroma!!
A vossa viagem deve ter sido fantástica! Um sítio paradisíaco, num mar azul turquesa...imagino que tudo esteja bem vivo na tua memória para sempre! Bons momentos que devem e merecem ser sempre relembrados! Obrigada por partilhares estas fotos lindíssimas e por me ajudares a ir até às Maldivas sem sair do lugar :)
Excelente participação amiga! Um grande beijinho e tem um fim de semana cheio de coisas boas :)
QUERIDA ALICE,
ResponderEliminarTENHA UM FINAL DE SEMANA ABENÇOADO!
BJS ♥
Alice querida passando pra desejar-lhe um excelente final de semana. Beijinhos
ResponderEliminarAi eu morria só de medo ao imaginar que os tubarões andavam por baixo da minha "casinha". E logo eu que durmo tão mal... acho mesmo que passava as noites a ver estrelas.
ResponderEliminarMas as fotos estão lindas e devem ser paisagens de sonho que nunca mais na vida se vão esquecer.
Gosto de experimentar tudo quanto é comida nos países onde vou. Embora muitas vezes não toque em saladas nos primeiros dias, pois tenho um medo terrível de diarreias e outros problemas intestinais e nem sempre as águas das torneiras são as ideais para as lavarem em condições.
A gastronomia é tão diferente que se a não experimentarmos depois ficamos com muita pena.
Esta receita deve ser super saborosa. Dos ingredientes nela apresentados apenas os cominhos não fazem parte da minha cozinha.
A participação da Alice foi muito boa, pois além de uma história deveras interessante, apresenta uma deliciosa ementa.
A anónima sou eu : Turbolenta: Petiskaky
ResponderEliminarque delicia, estou para experimentar esta receita há que tempos, acho que vai ser em breve ;)
ResponderEliminarParece-me bem interessante esta receita....
ResponderEliminarAs imagens são liiiindas....Sortuda!
Bjocas
Alice, COm muita pena minha não pide participar...
ResponderEliminarJá tentei fazer dhal, mas sem mt sucesso cá em casa, o rapaz n gostou da textura...
Uma questão... curcuma é mesmo a mesma coisa que açafrão?
bjs
Olá Ana:)
EliminarCurcuma é o mesmo que açafrão das índias, ou açafrão da terra.
Pois, eu acho que este é um prato que ou se adora, ou se detesta... Nós por acaso adorámos:)
Beijocas:)
Um destino paradisíaco e um Dhal que está com um aspecto que até dá vontade de lhe meter o garfo.
ResponderEliminarBeijinhos grandes,
Lia.